Repository logo
 
Publication

Perspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física.

dc.contributor.authorCelestino, Tadeu
dc.contributor.authorPereira, Antonino
dc.contributor.authorRibeiro, Esperança Jales
dc.date.accessioned2023-04-12T11:20:11Z
dc.date.available2023-04-12T11:20:11Z
dc.date.issued2022-12
dc.date.updated2023-03-19T17:34:53Z
dc.description.abstractO atual paradigma da escola inclusiva exige dos profissionais de ensino, e particularmente dos professores de educação física, para além do domínio de um quadro concetual teórico, um conjunto de competências específicas de intervenção. Concomitantemente requer igualmente a adoção de uma intencionalidade reflexiva fundamentada em valores éticos. Face ao exposto, o objetivo deste estudo é identificar e compreender quais os princípios éticos que orientam os professores de educação física portugueses aquando do desenvolvimento de processos inclusivos. Participaram neste estudo, 151 docentes de educação física de diferentes regiões de Portugal. Os participantes responderam a um questionário online, na plataforma Google Forms, com perguntas abertas e fechadas, sobre a importância dos valores e ética no desenvolvimento de processos inclusivos. Dada a natureza mista do estudo, o tratamento dos dados foi efetuado através da análise estatística descritiva e análise de conteúdo. A análise dos resultados permitiu identificar que os princípios que determinam a orientação ética dos professores de educação física face à inclusão caracterizam-se pelas seguintes premissas: i) o cuidado pelo outro; ii) o respeito pelo outro; iii) a procura de um bem comum, e iv) a virtude pessoal e profissional como axioma da práxis. Em suma, a vinculação a um referencial ético axiológico face à inclusão, por parte dos docentes de educação física, parece constituir-se um pilar central na efetivação e sucesso da inclusão em educação física.pt_PT
dc.description.abstractThe current paradigm of the inclusive school demands from teaching professionals, particularly physical education teachers, in addition to mastering a theoretical and conceptual framework and specific intervention skills. At the same time, it also requires the adoption of a reflective intentionality based on ethical values. Given the above, this study aims to identify and understand the ethical principles that guide Portuguese physical education teachers when developing inclusive processes. 151 physical education teachers from different regions of Portugal participated in this study. The participants answered an online questionnaire, on the Google Forms platform, with open and closed questions, about the importance of values and ethics in the development of inclusive processes. Given the mixed nature of the study, data processing was carried out through descriptive statistical analysis and content analysis. The analysis of the results allowed us to identify that the principles, that describe the ethical orientation of physical education teachers regarding inclusion, are characterized by the following premises: i) care for the other; ii) respect for the other; iii) the search for a common good, and iv) personal and professional virtue as an axiom of praxis. In short, the link to an axiological ethical reference regarding inclusion from the physical education teachers seems to constitute a central pillar in the effectiveness and success of inclusion in physical educationpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-3175727
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7717
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectÉtica inclusivapt_PT
dc.subjecteducação física inclusivapt_PT
dc.subjecteducação inclusivapt_PT
dc.subjectética desportivapt_PT
dc.titlePerspetivas éticas de professores portugueses do ensino básico e secundário perante a inclusão em Educação Física.pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage31pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage24pt_PT
oaire.citation.titleJournal of Sport Pedagogy and Researchpt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
person.familyNameCelestino
person.familyNamePereira
person.familyNameJales Ribeiro
person.givenNameTadeu Ferreira de Sousa Celestino
person.givenNameAntonino
person.givenNameEsperança
person.identifier.ciencia-id761B-31E7-E243
person.identifier.ciencia-id3F1A-82A9-79DA
person.identifier.ciencia-id9F1F-DA46-340F
person.identifier.orcid0000-0001-6308-7981
person.identifier.orcid0000-0002-3088-8413
person.identifier.orcid0000-0003-2936-9891
person.identifier.scopus-author-id55147751100
rcaap.cv.cienciaid3F1A-82A9-79DA | Antonino Pereira
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication75342115-b47f-4451-828f-989cc6953b50
relation.isAuthorOfPublication8ff5839c-208a-457b-9b23-99d29fb252f3
relation.isAuthorOfPublicationdd3f7ff6-4064-4fee-a9fb-1fb4b044e6ed
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydd3f7ff6-4064-4fee-a9fb-1fb4b044e6ed

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
JSPR_SE_8_2_2022-Perspetivas_A_ticas_de_professores_portugueses_do.pdf
Size:
2.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: