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O Tratado de Tordesilhas na educação/formação: faz sentido?

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A opinião pública tem vindo a acompanhar, com crescente preocupação, tudo quanto se relaciona com a Educação em Portugal, sobretudo na última década, por constituir um segmento temporal em que as consequências da aplicação da Lei 46/86 - Lei de Bases do Sistema Educativo - se encontram ainda numa fase de avaliação. Atente-se no facto de os alunos que iniciaram a sua escolaridade em 1986 se encontrarem no limiar da formação ao nível do ensino secundário e prestes a entrarem - os que o conseguirem - no ensino superior. Bastaria esta situação para provocar alguma preocupação na opinião pública, onde incluiremos obviamente pais, alunos e professores. Mas há mais razões que podem justificar esse estado de espírito. Com alguma prudência que a situação aconselha, diremos existirem razões estruturais como a alteração de normativos legais, de entre os quais se evidência a Lei de Bases (Lei nº 46/86), para uma nova organização escolar (sistema educativo?), e razões conjunturais, onde colocamos as corporativas e as políticas. Debrucemo-nos muito levemente sobre as razões corporativas e as políticas. Em relação às primeiras, elas são compreensíveis pelo que revelam de preocupação dos estudantes com o seu futuro (c.f. Roberto Carneiro in Jornal das Letras 1997.02.26). Em relação às segundas, também se encontra motivação plausível se tivermos em atenção que há eleições todos os anos até ao fim deste século.

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Tratado de Tordesinhas Educação Formação

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Instituto Politécnico de Viseu

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