Publication
“Só me conheço como sinfonia” – educar para a alteridade na sociedade do conhecimento
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.date.accessioned | 2013-07-05T10:44:43Z | |
dc.date.available | 2013-07-05T10:44:43Z | |
dc.date.issued | 2013-05 | |
dc.description.abstract | Na propalada sociedade do conhecimento, a Escola é hoje confrontada com os desafios da era da informação consumida, sobretudo, através dos múltiplos ecrãs a partir dos quais lemos o mundo globalizado. Neste contexto, o papel dos profissionais de Educação tem vindo a redimensionar-se, ganhando maior relevo a sua mediação e promoção de práticas educativas para a alteridade, de modo a acolher a diversidade linguística e cultural, fomentando percursos solidários de partilha de conhecimento de si para/com o Outro. Assim, este artigo tem como objetivo indagar a importância da educação para a alteridade hoje, numa sociedade em rede, focando: i) a relevância da abertura ao Outro, na construção reflexiva da identidade em alteridade, destacando o papel da(s) língua(s) neste processo; ii) o papel do professor e dos profissionais de Educação em tal missão de (re)descoberta de si e do Outro, para a consolidação de uma “literacia da compreensão”, partilhada com a comunidade educativa em geral, e com os alunos em particular. Conclui-se que, na atual tessitura global, a construção do conhecimento deverá assentar no fomento de itinerários de alteridade, numa rede solidária feita de identidade e cultura, a qual também pode e deve continuar a ter lugar na sociedade do conhecimento. | por |
dc.identifier.citation | Melão, D. H. (2013). “Só me conheço como sinfonia” – educar para a alteridade na sociedade do conhecimento. In R. Cadima; H. Pinto; H. Menino & I. S. Dias (orgs.). Investigação e práticas em contextos de educação. Livro de Atas. Parte I. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, 321-328 | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-97836-4-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/1730 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria | por |
dc.relation.ispartofseries | Parte I; | |
dc.subject | alteridade | por |
dc.subject | cultura | por |
dc.subject | identidade | por |
dc.subject | sociedade do conhecimento | por |
dc.title | “Só me conheço como sinfonia” – educar para a alteridade na sociedade do conhecimento | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Leiria | por |
oaire.citation.endPage | 328 | por |
oaire.citation.startPage | 321 | por |
oaire.citation.title | Investigação e Práticas em Contextos de Educação. Livro de Atas. Parte I. | por |
oaire.citation.volume | I | por |
person.familyName | Melão | |
person.givenName | Dulce | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1608-1074 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f |