Repository logo
 
Publication

“Só me conheço como sinfonia” – educar para a alteridade na sociedade do conhecimento

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2013-07-05T10:44:43Z
dc.date.available2013-07-05T10:44:43Z
dc.date.issued2013-05
dc.description.abstractNa propalada sociedade do conhecimento, a Escola é hoje confrontada com os desafios da era da informação consumida, sobretudo, através dos múltiplos ecrãs a partir dos quais lemos o mundo globalizado. Neste contexto, o papel dos profissionais de Educação tem vindo a redimensionar-se, ganhando maior relevo a sua mediação e promoção de práticas educativas para a alteridade, de modo a acolher a diversidade linguística e cultural, fomentando percursos solidários de partilha de conhecimento de si para/com o Outro. Assim, este artigo tem como objetivo indagar a importância da educação para a alteridade hoje, numa sociedade em rede, focando: i) a relevância da abertura ao Outro, na construção reflexiva da identidade em alteridade, destacando o papel da(s) língua(s) neste processo; ii) o papel do professor e dos profissionais de Educação em tal missão de (re)descoberta de si e do Outro, para a consolidação de uma “literacia da compreensão”, partilhada com a comunidade educativa em geral, e com os alunos em particular. Conclui-se que, na atual tessitura global, a construção do conhecimento deverá assentar no fomento de itinerários de alteridade, numa rede solidária feita de identidade e cultura, a qual também pode e deve continuar a ter lugar na sociedade do conhecimento.por
dc.identifier.citationMelão, D. H. (2013). “Só me conheço como sinfonia” – educar para a alteridade na sociedade do conhecimento. In R. Cadima; H. Pinto; H. Menino & I. S. Dias (orgs.). Investigação e práticas em contextos de educação. Livro de Atas. Parte I. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, 321-328por
dc.identifier.isbn978-989-97836-4-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1730
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiriapor
dc.relation.ispartofseriesParte I;
dc.subjectalteridadepor
dc.subjectculturapor
dc.subjectidentidadepor
dc.subjectsociedade do conhecimentopor
dc.title“Só me conheço como sinfonia” – educar para a alteridade na sociedade do conhecimentopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Educação e Ciências Sociais - Leiriapor
oaire.citation.endPage328por
oaire.citation.startPage321por
oaire.citation.titleInvestigação e Práticas em Contextos de Educação. Livro de Atas. Parte I.por
oaire.citation.volumeIpor
person.familyNameMelão
person.givenNameDulce
person.identifier.orcid0000-0002-1608-1074
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
IPCE_2013.pdf
Size:
92.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: