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Abstract(s)
Na propalada sociedade do conhecimento, a Escola é hoje confrontada com os desafios da era da informação consumida, sobretudo, através dos múltiplos ecrãs a partir dos quais lemos o mundo globalizado. Neste contexto, o papel dos profissionais de Educação tem vindo a redimensionar-se, ganhando maior relevo a sua mediação e promoção de práticas educativas para a alteridade, de modo a acolher a diversidade linguística e cultural, fomentando percursos solidários de partilha de conhecimento de si para/com o Outro. Assim, este artigo tem como objetivo indagar a importância da educação para a alteridade hoje, numa sociedade em rede, focando: i) a relevância da abertura ao Outro, na construção reflexiva da identidade em alteridade, destacando o papel da(s) língua(s) neste processo; ii) o papel do professor e dos profissionais de Educação em tal missão de (re)descoberta de si e do Outro, para a consolidação de uma “literacia da compreensão”, partilhada com a comunidade educativa em geral, e com os alunos em particular. Conclui-se que, na atual tessitura global, a construção do conhecimento deverá assentar no fomento de itinerários de alteridade, numa rede solidária feita de identidade e cultura, a qual também pode e deve continuar a ter lugar na sociedade do conhecimento.
Description
Keywords
alteridade cultura identidade sociedade do conhecimento
Citation
Melão, D. H. (2013). “Só me conheço como sinfonia” – educar para a alteridade na sociedade do conhecimento. In R. Cadima; H. Pinto; H. Menino & I. S. Dias (orgs.). Investigação e práticas em contextos de educação. Livro de Atas. Parte I. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, 321-328
Publisher
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria