Publication
A Língua Portuguesa em cenários inclusivos: relato de experiências no âmbito do programa investir na capacidade
dc.contributor.author | Silva, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Amante, Susana | |
dc.contributor.author | Matos, Isabel Aires | |
dc.contributor.author | Balula, João Paulo | |
dc.date.accessioned | 2018-01-12T16:00:14Z | |
dc.date.available | 2018-01-12T16:00:14Z | |
dc.date.issued | 2017-07 | |
dc.description | Comunicação apresentada no V Congresso Internacional: Educação, inclusão e inovação. Lisboa: ESEL. | pt_PT |
dc.description.abstract | O desiderato da escola inclusiva, equitativa e democrática, bem como o eixo de ação dedicado à educação inclusiva do Quadro Estratégico para a Educação e a Formação para 2020 trazem desafios que se colocam às políticas e práticas educativas corroboradas, também, no Relatório Conjunto da Comissão Europeia e dos Países Membros da União Europeia (2014). A sociedade de conhecimento dificilmente se poderá desligar deste modelo de educação inclusiva, com ela partilhando espaços e tensões que implicam a adaptação de conteúdos curriculares e a (re)criação de instrumentos didáticos. Ainda que o acesso à informação seja mais democrático, rápido e instantâneo, tal inibe o domínio de um assunto com profundidade, bem como a construção de redes de intertextualidades ou de representações mentais. A profundidade, a velocidade, a consistência e a densidade com que se tece o conhecimento e como este se mobiliza são algumas das características apontadas às crianças sobredotadas e talentosas, cujo desempenho e performance poderão ser descritos como extraordinários. Não obstante a prematuridade da investigação no espaço educativo, cabe à escola para todos abrir espaço a crianças precoces e com capacidades acima da média, bem como abrir caminho à reflexão sobre as suas capacidades e talentos. Neste contexto, capitalizar as capacidades das crianças sobredotadas ou talentosas é, também, um objetivo da educação inclusiva. Propomos, nesta comunicação, fazer o relato de experiências levadas a cabo, entre os anos de 2013 e 2015, na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) a partir de uma parceria desenvolvida com um agrupamento de escolas (AEN) do mesmo distrito. Convidada para a operacionalização do Programa Investir na Capacidade (PIC), a participação e envolvimento da ESEV implicaram a conceção e a implementação de um programa de atividades que redimensionam a Língua Portuguesa como espaço de reflexão e como ferramenta para o desenvolvimento da criatividade. A abordagem deste programa de atividades privilegiou o envolvimento dos alunos em tarefas de enriquecimento de conteúdos, pelo acesso a tópicos não abordados no currículo, e pelo facto de se implicarem de forma mais profunda do que a que ocorreria no quotidiano, meta almejada pelo PIC. Tendo como objetivo desenvolver as capacidades de um grupo de alunos do ensino básico, propomo-nos a: a. apresentar as atividades inseridas nos domínios de Criatividade e Comunicação, realizadas com alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos; b. refletir sobre a forma como os alunos desenvolveram as suas capacidades, a partir das diversas dimensões da Língua Portuguesa na resolução de problemas. Como principais resultados evidenciados, salientamos a ampliação do capital lexical nas suas múltiplas dimensões e mobilização para diferentes contextos semântico-pragmáticos; a otimização de estratégias de seleção e organização de informação oral e escrita em diferentes suportes; a exploração e desenvolvimento de estratégias de planificação e o redimensionamento das redes de intertextualidades autorizadas pela exploração estética e semântica de textos de literatura para a infância. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4778 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Programa Investir na Capacidade (PIC) | pt_PT |
dc.subject | Crianças sobredotadas e talentosas | pt_PT |
dc.title | A Língua Portuguesa em cenários inclusivos: relato de experiências no âmbito do programa investir na capacidade | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | V Congresso Internacional: Educação, inclusão e inovação | pt_PT |
person.familyName | Silva | |
person.familyName | MOTA ROBOREDO AMANTE | |
person.familyName | Paulo Rodrigues Balula | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.givenName | FÁTIMA SUSANA | |
person.givenName | João | |
person.identifier.ciencia-id | 7619-AD86-DEE0 | |
person.identifier.ciencia-id | 3315-1423-5042 | |
person.identifier.ciencia-id | 0B1F-4943-E17A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5751-3902 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1300-0785 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1598-1406 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55 | |
relation.isAuthorOfPublication | 737a6b3b-0bd7-4ba8-bbb0-570b2e38c3dc | |
relation.isAuthorOfPublication | 9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Silva_Amante_Matos & Balula_VF_enviado a 11 de junho.pdf
- Size:
- 107.26 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: