Publication
Método de Resolução de Problemas como incentivo para o desenvolvimento da autonomia do aluno
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Ana Sofia Lopes | |
dc.contributor.author | Silva, Beatriz Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T16:09:04Z | |
dc.date.available | 2025-01-29T16:09:04Z | |
dc.date.issued | 2024-12-18 | |
dc.description.abstract | A presente proposta, insere-se nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica do 5º e 6º ano do ensino básico, e propõe averiguar de que modo a aplicação do método de resolução de problemas, em contexto de sala de aula, contribui para o desenvolvimento da autonomia do aluno. Igualmente, pretende-se analisar a formação do discente como construtor do próprio conhecimento, resultado da aquisição de capacidades ao nível da formação de juízos (pensamento crítico), saber racionar e novas formas de pensar. A problemática surge de uma reflexão pessoal corrente de fomentos ocasionados por práticas experienciadas que revelaram a perceção de dificuldades por parte dos alunos na execução das atividades propostas pelo docente, de forma autónoma. Deste modo, tenciona-se com o desenvolvimento desta ponderação, que os discentes intensifiquem o seu nível de autonomia, participação e construção do conhecimento próprio, estimulando não só o interesse pela arte, assim como a utilização das inúmeras técnicas e materiais, através da aplicação do método de resolução de problemas. | pt_PT |
dc.description.abstract | This proposal is part of the subjects of Visual Education and Technological Education of the 5th and 6th year of basic education, and proposes to investigate how the application of the problem-solving method, in a classroom context, contributes to the development student autonomy. Likewise, it is intended to analyze the training of students as builders of their own knowledge, the result of acquiring skills in terms of forming judgments (critical thinking), knowing how to ration and new ways of thinking. The problem arises from a personal reflection current on encouragement caused by experienced practices that revealed the perception of difficulties on the part of students in carrying out the activities proposed by the teacher, independently. In this way, it is intended that with the development of this consideration, students will intensify their level of autonomy, participation and construction of their own knowledge, stimulating not only the interest in art, as well as the use of numerous techniques and materials, through the application of the problem-solving method. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203852133 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/8757 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Visual | pt_PT |
dc.subject | Educação Tecnológica | pt_PT |
dc.subject | Método de Resolução de Problemas | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem e Aluno | pt_PT |
dc.subject | Visual Education | pt_PT |
dc.subject | Technological Education | pt_PT |
dc.subject | Problem Solving Method | pt_PT |
dc.subject | Autonomy | pt_PT |
dc.subject | Learning and Student | pt_PT |
dc.title | Método de Resolução de Problemas como incentivo para o desenvolvimento da autonomia do aluno | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico | pt_PT |