Repository logo
 
Publication

Towards an Inclusive Ethics in Physical Education.

dc.contributor.authorCelestino, Tadeu
dc.contributor.authorPereira, Antonino
dc.contributor.authorRibeiro, Esperança Jales
dc.date.accessioned2023-04-12T11:23:40Z
dc.date.available2023-04-12T11:23:40Z
dc.date.issued2022-12
dc.date.updated2023-03-19T17:48:39Z
dc.description.abstractNa consecução do desiderato da inclusão educativa, enquanto direito universal, a sua efetiva concretização e sucesso depende de múltiplos e complexos fatores, entre os quais a ação coordenada entre vários atores e práticas educativas de qualidade, com respeito pela diversidade (Direção-Geral da Educação, 2018), a que não é alheia a intencionalidade do ser, estar e agir do professor. Deste modo, para além de um quadro concetual teórico e de competências específicas de intervenção, o processo de inclusão exige aos docentes, também, a necessidade da adoção de uma intencionalidade reflexiva e crítica alicerçada nos valores da ética inclusiva. Assim, o objetivo desta proposta de ensaio é o de trazer à discussão a relevância da intencionalidade ética do professor para a efetivação de processos de inclusão na educação física e desporto escolar. Neste sentido, elencamos duas dimensões modeladoras como propostas operativas e facilitadoras da inclusão em educação física e do desporto escolar como sejam: i) a formação ética/desportiva; e ii) a ética como referencial da práxis do professor de educação física. Em suma, realça-se a necessidade do desenvolvimento de uma intencionalidade ética inclusiva do professor de educação física materializada na busca do cuidado e responsabilidade para com o outro objetivando o pleno desenvolvimento multidimensional e inclusão de todos os alunos sem exceção.pt_PT
dc.description.abstractIn achieving the aim of educational inclusion, as a universal right, its effective implementation and success depend on multiple and complex factors, including the coordinated action between various actors and quality educational practices, with respect for diversity (DireçãoGeral da Educação, 2018), which is not alien to the teacher's intentionality of being, being and acting. Thus, in addition to a theoretical, conceptual framework and specific intervention skills, the inclusion process also requires teachers to adopt a reflexive and critical intention based on the values of inclusive ethics. Therefore, the objective of this essay proposal is to bring to the discussion the relevance of the teacher's ethical intentionality for the effectiveness of inclusion processes in physical education and school sports. In this sense, we list two modeling dimensions as operative and facilitating proposals for inclusion in physical education and school sports, such as: i) ethical/sports training; and ii) ethics as a reference for physical education teacher praxis. In short, it emphasizes the need to develop an inclusive ethical intention of the physical education teacher materialized in the search for care and responsibility for the other, aiming at the full multidimensional development and the inclusion of all students without exception.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-3175760
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7718
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectética inclusivapt_PT
dc.subjectinclusãopt_PT
dc.subjecteducação inclusivapt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjectética desportivapt_PT
dc.titleTowards an Inclusive Ethics in Physical Education.pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage12pt_PT
oaire.citation.issue8pt_PT
oaire.citation.startPage6pt_PT
oaire.citation.titleThe Scientific Journal of the FPDD Sport and Physical Activity for Allpt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
person.familyNameCelestino
person.familyNamePereira
person.familyNameJales Ribeiro
person.givenNameTadeu Ferreira de Sousa Celestino
person.givenNameAntonino
person.givenNameEsperança
person.identifier.ciencia-id761B-31E7-E243
person.identifier.ciencia-id3F1A-82A9-79DA
person.identifier.ciencia-id9F1F-DA46-340F
person.identifier.orcid0000-0001-6308-7981
person.identifier.orcid0000-0002-3088-8413
person.identifier.orcid0000-0003-2936-9891
person.identifier.scopus-author-id55147751100
rcaap.cv.cienciaid3F1A-82A9-79DA | Antonino Pereira
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication75342115-b47f-4451-828f-989cc6953b50
relation.isAuthorOfPublication8ff5839c-208a-457b-9b23-99d29fb252f3
relation.isAuthorOfPublicationdd3f7ff6-4064-4fee-a9fb-1fb4b044e6ed
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydd3f7ff6-4064-4fee-a9fb-1fb4b044e6ed

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Celestino-et-al_Towards_an_Inclusive_Ethics_in_Physical_Education.pdf
Size:
237.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: