Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
209.11 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A ideia de que o professor é uma peça fundamental dos sistemas educativos modernos é largamente consensual. Em última análise, dele depende grande parte daquilo que os alunos aprendem na escola, seja pelo ambiente de aprendizagem que proporciona ou pela forma como organiza o processo instrutivo. Por isso, o estudo do modo como o professor progride ao longo da carreira e desenvolve as suas competências profissionais assume grande relevância. Uma parte substancial dos estudos realizados neste âmbito até há pouco mais de duas décadas enfatizava a ideia do impacto da formação no desempenho profissional de professores. O foco era, pois, a formação, principalmente através de cursos, que era ministrada aos professores por especialistas. No estudo que agora se apresenta, o foco é o desenvolvimento profissional do professor – que ensina Matemática nos primeiros anos de escolaridade, em Portugal – no contexto de um projecto de investigação, que se desenrola ao longo de um período de tempo assinalável, com uma natureza colaborativa.
Description
Keywords
comunicação matemática professores colaboração
Citation
Menezes, L. (2005). Desenvolvimento profissional de professores pela investigação das suas práticas: Uma experiência colaborativa no campo da comunicação matemática. V Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, Porto: APM.