Repository logo
 
Publication

Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática

dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.contributor.authorTomás Ferreira, Rosa
dc.contributor.authorMartinho, Maria Helena
dc.contributor.authorGuerreiro, António
dc.date.accessioned2014-12-05T09:12:59Z
dc.date.available2014-12-06T01:30:06Z
dc.date.issued2014
dc.descriptionEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do Projeto Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (contrato PTDC/CPE-CED/098931/2008).por
dc.description.abstractEste capítulo tem como objetivo discutir o papel da comunicação nas práticas letivas dos professores, no contexto do ensino exploratório de Matemática. Começando por situar as principais perspetivas sobre o papel da comunicação na aprendizagem da Matemática, caraterizamos, de um ponto de vista micro, as principais ações comunicativas do professor e, de um ponto de vista macro, as dinâmicas comunicativas da sala de aula. Neste enquadramento, defendemos que a atividade do professor de Matemática tem uma forte natureza discursiva e comunicacional. Numa aula de ensino exploratório de Matemática, o discurso do professor tem uma função de suporte e regulação do discurso dos alunos, promovendo o diálogo e a valorização do pensamento dos alunos. A comunicação surge, assim, como elemento estruturante do ensino e, portanto, das práticas letivas do professor, deixando de ser vista como um mero instrumento ou técnica do professor para ensinar Matemática, mas como algo inerente ao ensino e aos processos de construção e partilha do conhecimento matemático.por
dc.description.sponsorshipFCTpor
dc.identifier.citationMenezes, L., Tomás Ferreira, R., Martinho, M. H. & Guerreiro, A. (2014). Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (pp. 135-161). Instituto de Educação: Lisboa.por
dc.identifier.isbn978-989-8753-06-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2429
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto de Educaçãopor
dc.relationP3Mpor
dc.subjectProfessor de Matemáticapor
dc.subjectPráticas comunicativaspor
dc.subjectEnsino exploratório de Matemáticapor
dc.titleComunicação nas práticas letivas dos professores de Matemáticapor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage161por
oaire.citation.startPage135por
oaire.citation.titlePráticas Profissionais dos Professores de Matemáticapor
person.familyNameMenezes
person.givenNameLuís
person.identifier.orcid0000-0002-8978-8900
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebookPartpor
relation.isAuthorOfPublication3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2014_LM_out_liv.pdf
Size:
448.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: