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Perceções dos Professores do Ensino Básico sobre práticas de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Específicas

dc.contributor.advisorRamalho, Henrique
dc.contributor.advisorLacerda, Carla
dc.contributor.authorRodrigues, Rui Alberto Mendes
dc.date.accessioned2025-09-29T13:02:52Z
dc.date.available2025-09-29T13:02:52Z
dc.date.issued2025-06-18
dc.description.abstractEste trabalho de investigação aborda a temática da educação inclusiva, analisando a sua evolução histórica, conceitos, legislação e políticas públicas, bem como desafios e potencialidades. O estudo faz uma abordagem histórica da educação como um direito, destacando a transição de uma abordagem integrativa para uma abordagem inclusiva. A origem e a evolução do conceito de educação inclusiva são também exploradas, assim como a legislação e as políticas públicas que sustentam essa transição. Nesse encalço, enfatiza a importância da formação de professores para enfrentarem os desafios da inclusão e as suas perceções em relação a essa prática educativa. Do ponto de vista metodológico e empírico, o estudo enquadra-se no paradigma quantitativo, adotando procedimentos de natureza não experimental e exploratória. Em termos de descrição e análise, os dados recolhidos levaram-nos a perceber que uma percentagem bastante elevada, (88,2%) de professores, considera haver dificuldades na implementação do Decreto-Lei n.º 54/2018. Apontam como constrangimentos a falta de estratégias de intervenção adequadas, a falta de recursos materiais e as falhas na formação contínua de professores. Concluímos que a maioria dos participantes se consideram professores inclusivos, porém uma grande percentagem (66,7%) afirma sentir dificuldades na promoção de atividades específicas. Numa nota conclusiva geral, o estudo sublinha a educação inclusiva como um compromisso contínuo e necessário para a promoção de uma sociedade mais justa e equitativa. O trabalho enfatiza que, apesar dos avanços legislativos e das políticas públicas, a prática da inclusão ainda enfrenta desafios significativos, especialmente no que diz respeito à formação e perceções dos professores. No entanto, também destaca as potencialidades da inclusão escolar para transformar o ambiente educativo e promover a aceitação da diversidade. Assim, o estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada dos processos e práticas da educação inclusiva, oferecendo informações valiosas para pesquisadores, decisores políticos e profissionais da educação empenhados em melhorar a qualidade e a equidade no sistema educativo.por
dc.description.abstractThis study addresses the theme of inclusive education, examining its historical evolution, conceptual foundations, legislation, and public policies, as well as the challenges and potentialities associated with its implementation. The study offers a historical overview of education as a fundamental right, highlighting the transition from an integrative to an inclusive approach. It explores the origins and development of the concept of inclusive education, alongside the legal frameworks and public policies that underpin this paradigm shift. In this context, the study underscores the importance of teacher training in addressing the challenges posed by inclusion, as well as educators’ perceptions of this pedagogical practice. From a methodological and empirical standpoint, the research is situated within a quantitative paradigm, adopting non-experimental and exploratory procedures. In terms of data analysis and interpretation, the findings reveal that a significant proportion of teachers (88.2%) perceive difficulties in the implementation of Decree-Law . 54/2018. The main constraints identified include the lack of appropriate intervention strategies, insufficient material resources, and shortcomings in continuous teacher training. The study concludes that although the majority of participants consider themselves to be inclusive educators, a considerable percentage (66.7%) report experiencing difficulties in promoting specific inclusive activities. In a general concluding note, the study underscores inclusive education as a necessary and ongoing commitment toward the advancement of a more just and equitable society. It emphaizes that, despite legislative advances and public policy initiatives, the practical realization of inclusion continues to face significant challenges—particularly in relation to teacher training and perceptions. Nonetheless, it also highlights the transformative potential of inclusive schooling in reshaping educational environments and fostering the acceptance of diversity. Thus, this contributes to a deeper understanding of the processes and practices inherent to inclusive education, offering valuable insights for researchers, policymakers, and educational professionals committed to enhancing both quality and equity within the educational system.eng
dc.identifier.tid204006554
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/9460
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjecteducação inclusiva
dc.subjectformação de professores
dc.subjectnecessidades específicas
dc.subjectlegislação
dc.subjectperceções dos professores
dc.subjectinclusive education
dc.subjectteacher training
dc.subjectspecific needs
dc.subjectlegislation
dc.subjectteacher perceptions
dc.titlePerceções dos Professores do Ensino Básico sobre práticas de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Específicas
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial, Área de Especialização Domínio Cognitivo e Motor

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