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Authors
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Abstract(s)
A formação surge como uma ajuda ao desenvolvimento humano, adoptando
uma posição abrangente que inclui o aluno e o próprio professor (Kohlberg e Mayer,
1972), em que o resultado obtido é menos importante do que a disponibilidade gerada
durante o percurso, para que o aluno possa continuar a evoluir ao longo da vida. Esta
perspectiva desenvolvimentalista, antecipava já, a tendência actual que defende que a
educação deve constituir para cada indivíduo uma forma de promover o máximo
desenvolvimento das suas potencialidades, através de experiências de aprendizagem de
complexidade crescente. A formação não é apenas uma instância de mediação das
relações formador/formando ou equipa de formadores/grupo de formandos, mas uma
instância de auto-mediação do formando com o seu mundo subjectivo, mediador do
grupo de formação com as suas subjectividades, mediador do grupo com um projecto de
acção através do qual ele se exterioriza (Correia, 1997: 25).
Description
Keywords
Formação Educação Formação de professores
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Viseu