ESSV - UEMOG - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
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- Literacia em comportamentos aditivos nos estudantes do ensino superiorPublication . Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Magalhães, Cátia; Gonçalves, Amadeu; Nelas, Paula; Cardoso, Ana Paula; Guiné, Raquel P. F.Introdução: O consumo de substâncias nos estudantes está associado ao fato de pretenderem ter mais rendimento escolar, resistir ao cansaço, diminuir o impacto do stresse e do insucesso estando implícitas novas experiências pessoais e sociais, assumindo um papel central em rituais de integração. Objetivos: Determinar se as variáveis sociodemográficas, académicas e contextuais interferem na literacia em Comportamentos Aditivos. Métodos: Estudo descritivo e correlacional, amostra de 924 estudantes, idade média de 22,35 anos, maioritariamente feminina. Dados obtidos por um protocolo constituído por um questionário de dados sociodemográficos, e uma Escala de Literacia em Comportamentos Aditivos. Resultados: Estudantes com moderada literacia em comportamentos aditivos (42,2%), baixa literacia (29,8%), e 28,0% a manifestarem elevada literacia. É o sexo masculino que manifesta níveis de literacia ligeiramente superiores (M=75,50±19,24), comparativamente ao feminino (M=75,49±19,36). As variáveis sociodemográficas e académicas que interferem na literacia em comportamentos aditivos, são o desempenho académico (p=0,028)e o ano curricular (p=0,000). Conclusão: Aponta-se para a necessidade de programas de intervenção formativa e metodologias ativas, capazes de empoderar os estudantes neste âmbito. O recurso a tecnologias, ambientes de aprendizagem virtuais fazem com que o envolvimento dos estudantes no processo formativo seja maior e a aprendizagem facilitada.
- The impact of food choices on human and animal rights protection and environmental sustainabilityPublication . Guiné, Raquel; Correia, Paula; Ferreira, Manuela; Tarcea, Monica; Bartkiene, Elena; Vittadini, ElenaIntroduction: People’s food choices are of the utmost importance to regulate markets and the food chain towards the global goal of sustainability. Objectives: The objective of this work was to evaluate to what extent some aspects linked to sustainability in the food chain influence people’s food choices, specifically in the domains of packaging, food surplus, transportation and human or animal welfare. Methods: This is a cross-sectional study involving 3183 people from Portugal, Italy, Lithuania and Romania, who participated in this questionnaire survey between January and June 2018. Results: People tend to condition their food choices in view of contributing for a more sustainable food chain with respect for environment, humans and animals. The areas in which this behaviour is stronger include avoiding food waste at home (80% of participants), preference for local foods (60%), sustainable food growing, preparation or packaging (66%). The respect for animal rights is very important for 62% of the participants, but the respect for Human rights is a concern for just 32%. The results of statistical tests indicated that age, education, country, professional area and type of diet all significantly influenced people’s choices regarding the sustainability of the food chain. Conclusions: Although the results are indicative that people start to condition their eating behaviours also according to sustainability issues, it is a fact that there is still work to be done, since the adoption of these sustainable choices is still in a limited extent.
- Learning Performance and School Dropout in Higher EducationPublication . Ferreira, Manuela; Cabral, L.; Campos, Sofia; Duarte, João; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Guiné, Raquel
- Empoderamento dos enfermeiros : estudo de alguns fatores intervenientesPublication . Ferreira, Manuela; Paulo, Filomena; Duarte, JoãoEnquadramento O empoderamento é um processo que resulta no fortalecimento pessoal e profissional, na forma de aquisição de competências, motivação, satisfação e tomada de decisão. Está vinculado á autonomia profissional e concretiza-se na tomada de decisão autónoma do enfermeiro. Objetivos:; Identificar as variáveis sociodemográficas, socioprofissionais e de contexto formativo que influenciam o Empoderamento dos enfermeiros. Método:Realizamos um estudo de natureza quantitativa, descritiva-analítico e correlacional com amostra não probabilística de 240 enfermeiros que responderam ao questionário sociodemográfico, á escala “ Perceptions of Empowerment in Midwifery Scale” (Mathews, Scott e Gallagher (2009)1 e á escala da motivação para o exercício profissional. Os enfermeiros possuíam idades entre os 26 e os 66 anos, maioritariamente com vinculo por tempo indeterminado á instituição onde trabalham. Revelaram uma boa perceção sobre o Empoderamento com percentuais a oscilar entre os 50,0% no reconhecimento organizacional e os 100% no reconhecimento por pares. Os mais jovens possuem melhor perceção sobre o Empoderamento no reconhecimento por pares, organizacional e empoderamento global, e os mais velhos maior empoderamento na dimensão pessoal. São os Enfermeiros com mestrado e doutoramento que possuem uma menor perceção na dimensão multidimensional, reconhecimento por pares e reconhecimento organizacional. Quanto à motivação 40,0%dos participantes do estudo encontram-se muito motivados, Conclusão. Pelos resultados obtidos podemos concluir que são os enfermeiros com maior motivação e com mais formação que revelam melhor perceção sobre o Empoderamento. e consequentemente maior capacidade de decisão.
- A segurança e qualidade dos cuidados : revisão da literaturaPublication . Brás, Cláudia; Ferreira, ManuelaA segurança é um princípio fundamental nos cuidados prestados e exige um complexo sistema de sinergias e um amplo leque de ações para a melhoria da qualidade. É indiscutível que a ocorrência de erros cria uma preocupação constante para os profissionais, sendo primordial fomentar uma cultura de segurança. Este artigo tem por objetivo identificar os fatores determinantes na segurança e qualidade dos cuidados de Enfermagem. Realizou-se uma revisão da literatura, utilizando descritores “Segurança do doente”, “Cultura de Segurança”, “Enfermagem”, “Qualidade dos Cuidados”, emergindo 309 artigos. Efetou-se uma pesquisa na PubMed, SciELO, Web of Science, com artigos publicados entre janeiro de 2010 e março de 2016. Foram selecionados 11 artigos que respondiam à questão de investigação “Quais os fatores determinantes da segurança e qualidade dos cuidados de Enfermagem?“. Dos 11 artigos seleccionados emergiram duas temáticas: a consciencialização do erro e a criação de uma cultura de segurança nas organizações. Este estudo evidencia que a ocorrência de erros constitui uma ameaça à qualidade dos cuidados e segurança dos utentes, contudo, a consciencialização dos riscos e a aplicação de medidas para o desenvolvimento de uma cultura de segurança contribui para a diminuição da frequência e severidade dos erros nas instituições de saúde.
- Quality of life in women with urinary incontinencePublication . Fernandes, Susana; Coutinho, Emília; Duarte, João; Nelas, Paula; Chaves, Cláudia; Amaral, OdeteEnquadramento: A Incontinência Urinária (IU) provoca alterações na Qualidade de Vida (QV) da mulher, com limitações fisiológicas, psicológicas e socioeconómicas. Objetivos: Avaliar a perceção da QV das mulheres com IU; analisar a influência do tipo de IU na QV; analisar a influência das variáveis sociodemográficas, obstétricas e ginecológicas na QV. Metodologia: Estudo transversal e analítico. Os dados foram recolhidos por questionário constituído por variáveis sociodemográficas, obstétricas e ginecológicas e o King’s Health Questionnaire. Amostra com 305 mulheres, da região centro de Portugal, com média de 50,01±10,37 anos. Resultados: As mulheres revelaram moderada qualidade de vida global, sendo que na generalidade das dimensões, esta é influenciada pela idade, nacionalidade, situação profissional atual, área de residência, índice de massa corporal, número de filhos, lesões pélvicas no trabalho de parto, peso da criança à nascença, anos de perda de urina, incontinência urinária de esforço, incontinência urinária de urgência. As mulheres com IU de esforço apresentam pior qualidade de vida. Conclusão: A incontinência urinária influencia moderadamente a QV da mulher.
- Cooperação orientada à produção de conhecimento científicoPublication . Ferreira, Carlos M. S.; Coutinho, Emília; Nelas, Paula BatistaO termo e conceito cooperação tem vindo a ocupar cada vez mais e com maior ênfase os espaços noticiosos e de debate, sustentando a rede de projectos que se sucedem um pouco por todo o planeta, com fim à construção de uma “casa comum” onde, como nas grandes famílias, as aprendizagens matriciais passam pelo “aprender a viver juntos”, “aprender a aprender juntos” e “aprender a crescer juntos”, princípios de globalização planetária.
- Formar melhor para um melhor cuidarPublication . Ferreira, ManuelaA formação surge como uma ajuda ao desenvolvimento humano, adoptando uma posição abrangente que inclui o aluno e o próprio professor (Kohlberg e Mayer, 1972), em que o resultado obtido é menos importante do que a disponibilidade gerada durante o percurso, para que o aluno possa continuar a evoluir ao longo da vida. Esta perspectiva desenvolvimentalista, antecipava já, a tendência actual que defende que a educação deve constituir para cada indivíduo uma forma de promover o máximo desenvolvimento das suas potencialidades, através de experiências de aprendizagem de complexidade crescente. A formação não é apenas uma instância de mediação das relações formador/formando ou equipa de formadores/grupo de formandos, mas uma instância de auto-mediação do formando com o seu mundo subjectivo, mediador do grupo de formação com as suas subjectividades, mediador do grupo com um projecto de acção através do qual ele se exterioriza (Correia, 1997: 25).
- Cuidar em parceria: subsídio para a vinculação pais/bebé pré-termoPublication . Ferreira, Manuela; Costa, Maria da GraçaCasey em 1988 criou o seu modelo de parceria nos cuidados, para utilização no âmbito da prestação de cuidados pediátricos. Defende que "para preservar o crescimento e desenvolvimento da criança, os cuidados a esta devem ser em forma de protecção, estímulo e amor" assim sendo ninguém melhor que os pais para os prestar. Na presença de um bebé pré-termo, torna-se obrigatório permitir que se desenvolvam mecanismos capazes de estabelecerem a interacção mãe/filho precocemente, dado o risco que as situações de crise habitualmente acarretam. A análise do modelo de Casey leva-nos a acreditar que, ao ser aplicado numa unidade de cuidados neonatais, ele irá dar o seu contributo para que a vinculação mãe/filho seja estabelecida e/ou mantida, permitindo de forma flexível, manter ou desenvolver a força dos papéis e laços familiares, promovendo a normalidade da sua unidade. Este modelo permite um crescimento físico, emocional e social da família. Nele os pais não são visitantes nem técnicos, são parceiros no cuidar.
- A experiência de ser cuidada na sala de partosPublication . Coutinho, EmíliaQuando a consequência dominante é a mudança rápida, torna-se imperativo a clarificação do cuidar, actividade tão central e sensível a todo o ser humano, despertando no homem um saber que lhe permita dirigir o processo de mudança, para não ser destruído por ele (Mayeroff, 1971).“Hoje caminha-se para novo paradigma a que Boaventura Sousa Santos chama o paradigma emergente e acredita-se que todo o conhecimento científico é natural e social, é auto-conhecimento íntimo e compreensivo, total e local, que visa construir-se em senso comum” (Freitas, 1995:4). Benner e Wrubel (1989) defendem que o cuidar é fundamental como factor de crescimento humano. Por um lado, para a pessoa que se sente frágil, os gestos de reconhecimento do seu valor humano, o respeito, a delicadeza, a ajuda, o interesse comunicam-lhe energia para continuar a viver e a ultrapassar os obstáculos da vida; por outro lado a pessoa que cuida tem acesso e interpreta os significados e preocupações do outro sem ter tido a sua experiência, sendo necessário que quem cuida se envolva e esteja em sintonia com quem é cuidado, assumindo, a comunicação, um papel importante na interacção.