Repository logo
 
Publication

Prática de Ensino Supervisionada e desenvolvimento de competências emocionais no 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.advisorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.advisorLacerda, Carla
dc.contributor.authorAlmeida, Diana Patrícia Pereira de
dc.date.accessioned2020-02-04T14:26:55Z
dc.date.available2021-12-12T01:30:11Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio integra uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto de prática supervisionada e uma investigação empírica aborda a problemática do desenvolvimento das competências emocionais em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na primeira parte, procedemos à reflexão crítica sobre a experiência de estágio realizado, recorrendo aos materiais, por nós elaborados ao longo das sessões, bem como a vários autores de referência em educação e à legislação em vigor. Todo este processo, devidamente fundamentado, teve como finalidade a reflexão sobre as próprias práticas e sobre o trabalho de grupo nas diversas áreas disciplinares e na prática realizada. Na segunda parte, apresentamos o estudo empírico, que teve como objetivo perceber de que forma as competências emocionais se encontram desenvolvidas nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e se a abordagem às mesmas em sala de aula é, ou não, positiva para o desenvolvimento harmonioso dos alunos enquanto seres sociais. A investigação-ação foi realizada numa turma do 4.º ano de escolaridade de uma escola pertencente ao concelho de Viseu, tendo sido aplicados dois instrumentos de recolha de dados diferentes e com finalidades distintas, antes e depois da intervenção levada a efeito. Assim, tendo em consideração as várias conclusões que alcançamos, urge a necessidade de implementar momentos de literacia emocional nas salas de aulas, tendo em consideração a formação dos professores relativamente às competências emocionais.pt_PT
dc.description.abstractThis Final Stage Report integrates a critical reflection on the practices developed in the context of supervised practice and an empirical investigation whose subject reports to the development of emotional competences in students of the 1st Cycle of Basic Education. In the first part, we proceeded to reflect on the experience of the internship, using the materials we developed during the sessions, as well as several reference authors in education and the legislation in force. All this process, duly grounded, had as purpose the reflection on the own practices and on the work of group in the diverse disciplinary areas and in the realized practice. In the second part, we present the empirical study, which aimed to understand how the emotional competences are developed in the students of the 1st Cycle of Basic Education and whether the approach to them in the classroom is positive for the harmonious development of students and all social beings. The action research was carried out in a class of the 4th year of a school belonging to the county of Viseu, and two instruments of different data collection were applied with different purposes before and after the intervention carried out. Thus, taking into account the various conclusions we have reached there is a need to implement moments of emotional literacy in the classroom taking into account teachers training regarding emotional skills.pt_PT
dc.identifier.tid202412342pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6183
dc.language.isoporpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)pt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectSentimentospt_PT
dc.subjectEmpatiapt_PT
dc.subjectAutoconsciência emocionalpt_PT
dc.subjectLiteracia emocionalpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectSupervised Teachingpt_PT
dc.titlePrática de Ensino Supervisionada e desenvolvimento de competências emocionais no 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final de Estágio - Diana Almeida.pdf
Size:
1.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: