Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
115.3 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Segundo Libâneo (2003) deve-se levar em conta para a formação de
professores um apanhado de estudos considerados no contexto social, econômico,
político e cultural no qual ele está inserido, visto que o exercício profissional docente
está sempre relacionado aos fins e às práticas do sistema escolar mais amplo e ao
contexto social.
Nesse contexto, merece atenção os chamados “velhos problemas” em relação à
formação de professores, que evidenciam desarticulações em diferentes níveis, sendo
considerado como o mais preocupante deles, a desarticulação entre teoria e prática,
entre o discurso e a ação, o que se configura de grande gravidade no tocante às questões
raciais no Brasil.
Sendo assim, vale ressaltar a importância da formação desses profissionais na
construção de um currículo que contemple as novas demandas da sociedade brasileira,
hoje voltadas para a promoção da equidade social e a atenção para a diversidade
cultural. A conseqüência imediata disso é a necessidade de construção teórica de um
currículo crítico (APPLE, 1982; GIROUX, 1986; FREIRE & SHOR, 1997), que
possibilite ao professor o resgate da cultura que o aluno é portador e não se limite
apenas a prescrever o que deve ser ensinado.
Description
Keywords
Formação de professores Cultura africana Eduardo Mondlane