Repository logo
 
Publication

Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem através de rimas lengalengas e adivinhas

dc.contributor.advisorMatos, Isabel Aires de
dc.contributor.advisorLopes, Fernando Alexandre
dc.contributor.authorSilva, Marta Isabel Pereira
dc.date.accessioned2013-10-22T09:56:13Z
dc.date.available2013-10-22T09:56:13Z
dc.date.issued2012-10
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de jardim de infância, tendo por finalidade a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. A Prática Pedagógica decorreu durante dois semestres, o que nos permitiu ter um conhecimento mais alargado dos interesses e necessidades de cada criança. Deste modo, surge-nos uma questão - problema: “De que forma as rimas, lengalengas e adivinhas contribuem para o desenvolvimento da linguagem de crianças em idade pré-escolar?”, que decidimos estudar em crianças de quatro e cinco anos. Optámos por uma investigação de caráter qualitativo, baseada num estudo de caso, utilizando, como instrumentos de recolha de dados, a observação participante e atividades relativas a lengalengas, rimas e adivinhas. Com os dados obtidos durante a investigação, concluímos que a realização das atividades se revelou significativa para todas as crianças e que potenciou o desenvolvimento da sua linguagem.por
dc.description.abstractThis report presents the final stage of the work developed under the Supervised Teaching Practice in the context of kindergarten, with the purpose of obtaining a Master's degree in Preschool Education. The Pedagogical Practice was held during two semesters which allowed us to have a broader knowledge of the interests and needs of each child. In this regard, a problem - question arises: "How do repetitive narrative rhymes and riddles contribute to language development of children in preschool?", we decided to study children aged four and five years. We chose a qualitative investigation of character, based on a case study, using as instruments for data collection and participant observation, repetitive narration related activities, rhymes and riddles. With the data obtained during the investigation, we conclude that the performance of activities proved significant for all children and that potentiate the development of their languagepor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1865
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseupor
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectAdivinhaspor
dc.subjectLengalengaspor
dc.subjectRimaspor
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempor
dc.titlePrática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : desenvolvimento da linguagem através de rimas lengalengas e adivinhaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório_final estágio_MartaSilva.pdf
Size:
1.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: