dc.contributor.author | Balula, Ana | |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Sandra | |
dc.contributor.author | Oliveira, Isabel | |
dc.contributor.author | Marques Dos Santos, Paula | |
dc.contributor.author | Pinto, Ana | |
dc.contributor.author | Brunheta, Virgínia | |
dc.date.accessioned | 2020-12-29T10:36:19Z | |
dc.date.available | 2020-12-29T10:36:19Z | |
dc.date.issued | 2020-12 | |
dc.description.abstract | Decorrente da crescente valorização de profissionais qualificados, a formação superior em Secretariado tem vindo a adquirir um carácter mais transversal, procurando adaptar-se às exigências de um mercado em expansão. Assente nesta premissa, as Instituições de Ensino Superior têm vindo a ser desafiadas a promover processos de ensino e de aprendizagem focados na prática, designadamente através da inclusão de estágios nos planos curriculares. Com o presente trabalho pretende-se caracterizar a evolução das competências exigidas ao profissional da área de Secretariado em contexto de trabalho real, tendo em conta as áreas de formação base e objetivos individuais descritos nos planos de trabalho individuais, definidos pelos estudantes, orientadores internos e orientadores da entidade de acolhimento. Para tal, sua designação e uma unidade curricular de Estágio no seu plano de estudos, procedeu-se à recolha documental dos planos desenvolvidos entre 2012 e 2018, tendo os dados recolhidos sido tratados com recurso a técnicas de análise de conteúdo e de análise estatística descritiva. Para além de mudanças ao nível do género e setor de atividade, os resultados reforçam a transversalidade e a transdisciplinaridade da área, sendo que as áreas de formação base com maior relevância estão ligadas à produção/gestão documental e da informação, às competências de comunicação e à utilização de aplicações de escritório. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Balula, A.; Vasconcelos, S.; Oliveira, I.; Santos, P. M.; Santos, E.; Pinto, A. & Brunheta, V. “O estágio curricular na formação superior em Secretariado em Portugal". In S. Ribeiro; M. C. Guardado; A. R. Galvão (2020). Secretariado: transições e conexões. UA Editora, pp. 93-104. ISBN: 978-972-789-661-5. DOI: https://doi.org/10.34624/pxey-b077 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34624/pxey-b077 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-972-789-661-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6479 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | UA Editora | pt_PT |
dc.subject | Secretariado | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.subject | Estágio | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.title | O estágio curricular na formação superior em Secretariado em Portugal | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 104 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 93 | pt_PT |
oaire.citation.title | Secretariado: transições e conexões | pt_PT |
person.familyName | Marques dos Santos | |
person.givenName | Paula Alexandra | |
person.identifier | https://scholar.google.com/citations?user=v7PuZ7cAAAAJ&hl=pt-PT | |
person.identifier.ciencia-id | B613-42B0-7507 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1350-4203 | |
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rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2d439b62-a7bc-4d86-85fb-a06e4d3e5912 | |
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