Repository logo
 
Publication

Inovar com a investigação-ação: Desafios para a formação de professores

dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula
dc.date.accessioned2016-10-27T14:46:34Z
dc.date.available2016-10-27T14:46:34Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO título desta obra define bem o programa proposto, no texto, que vai ser lido. Efetivamente, o que nele se preconiza é a promoção da inovação pedagógica, colocando, nas mãos dos formadores de formadores, um instrumento, que associa, indissoluvelmente, a investigação e a acção – pesquisar, em função da mudança da prática pedagógica, e investigar, mais uma vez, para resolver os problemas suscitados pela nova prática. E isto, num processo, que se quer circular, ou seja, teoricamente, ilimitado. Que tal programa é aliciante mostra-o o objetivo, que lhe está subjacente – fundar a prática pedagógica nas bases sólidas da investigação, ultrapassando soluções marcadas, em doses mais ou menos consideráveis, pelo subjetivismo, ou pelo intuicionismo, de horizontes necessariamente limitados. Por outro lado, nada melhor para dar consistência e firmeza à inovação pedagógica do que alicerçá-la, firmemente, na investigação, numa simbiose, que só pode resultar em utilidade para uma e para outra. A autora do presente trabalho mostra que estas expetativas teóricas e apriorísticas se não traduziram em resultados tão positivos como elas pareciam prometer. No entanto, após mais madura reflexão, parece que a prudência e o bom senso aconselhariam a moderar entusiasmos desmedidos. Efetivamente, aquilo que, em abstrato, se revela uma vantagem do processo, apresenta-se, na prática, como uma dificuldade, para não dizer uma desvantagem: como conciliar o rigor, sempre desejado, da investigação, com o seu caráter, eminentemente situacional, neste contexto particular? E, na exata medida, em que o alicerce da investigação não apresenta a firmeza desejada, o resto do edifício, ou seja, a prática, não pode deixar de vacilar. Eis porque as realizações e, nomeadamente, as inovações pedagógicas, se não traduziram, em termos quantitativos e qualitativos, naquilo que muitos esperariam. Falhanço, então, de um projeto que, dados os magros resultados, não justifica que se percam com ele mais tempo precioso e mais esforços? Não necessariamente. Este último é o parecer da autora, que à reflexão sobre a inovação pedagógica e à investiga- ção-ação, e bem assim à prática docente nelas inspirada, tem consagrado uma parte significativa dos seus esforços. Vale bem a pena conhecê-lo. Coimbra, Julho de 2013. Prof. António Simões.pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0666-8pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-26-0665-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3382
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherImprensa Universitária de Coimbrapt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectPapel do professorpt_PT
dc.titleInovar com a investigação-ação: Desafios para a formação de professorespt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
person.familyNamePaula Pereira de Oliveira Cardoso
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id4019-E6D8-1885
person.identifier.orcid0000-0001-5062-4098
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublication746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
PREFÁCIO.pdf
Size:
175.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: