Repository logo
 
Publication

Ativismo de marcas: a consolidação de marcas como agentes sociais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Bruno Emanuel Morgado
dc.contributor.authorSouza, Rinaldo Wilson Oliveira de
dc.date.accessioned2021-10-04T14:47:38Z
dc.date.available2021-10-04T14:47:38Z
dc.date.issued2021-07-22
dc.date.submitted2021-06-09
dc.description.abstractNesta dissertação, estudou-se o uso de ativismos sociais pelas marcas e empresas como instrumentos de melhoria e de consolidação da sua comunicação e respetivo posicionamento. Para este estudo definiram-se três principais objetivos: 1) Perceber como é que o consumidor se sente em relação às marcas que utilizam as suas campanhas e as suas redes sociais como plataformas de ativismo; 2) Identificar quais são as pautas sociais que os consumidores tendem a aceitar que as marcas sinalizem nas suas campanhas e publicações, assim como quais os temas que apresentam um uso mais arriscado; 3) Analisar o impacto sobre o brand equity e o que isso pode ocasionar sobre o nível de consumo e buzz de uma marca, com o aparecimento, inclusive, de novos consumidores. Numa primeira parte, a revisão da literatura expõe a evolução do marketing até ao surgimento do conceito de brand activism. Percebe-se, assim, como é que esta nova forma de posicionamento tem consolidado a relação das marcas perante os diversos públicos-alvo e como é que é geradora, em si, de mudanças. Para o desenvolvimento deste projeto, foram levadas a cabo várias investigações com o recurso tanto a questionários como a entrevistas online. O propósito da metodologia foi principalmente exploratório e aconteceu entre outubro de 2019 e agosto de 2020. A análise dos resultados permitiu então obter uma maior visão sobre os diversos tipos de ativismo e quais são aqueles em que as marcas podem, ou não, envolver-se em determinados assuntos do ponto de vista do consumidor, além do reconhecimento da importância do ativismo das marcas pelo público no seu geral.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: In this dissertation, was studied the use of social activism by brands and companies as instruments for improving and consolidating their communication and respective positioning. For this study, three main objectives were defined: 1) Understand how the consumer feels about the brands that use their campaigns and their social networks as platforms for activism; 2) Identify which are the social guidelines that consumers tend to accept that brands flag in their campaigns and publications, as well as which themes present a more risk to use; 3) Analyze the impact on brand equity and what it can cause on the level of consumption and buzz of a brand, with the arrival, even, of new consumers. In the first part, the literature review exposes the evolution of marketing until the appearance of the concept of brand activism. It is clear, therefore, how this new way of positioning has consolidated the relationship of trademarks towards the various audiences and how it generates changes. For the development of this project, several investigations were carried out using questionnaires and online interviews. The purpose of the methodology was mainly exploratory and took place between October 2019 and August 2020. The analysis of the results allowed us to get a greater view of the different types of activism and which are those that brands may or may not be involved, in addition to the recognition of the importance of brand activism by the public in general.pt_PT
dc.identifier.tid202763099pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6851
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAtivismo de marcaspt_PT
dc.subjectPosicionamentopt_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectAtivismo socialpt_PT
dc.titleAtivismo de marcas: a consolidação de marcas como agentes sociaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMarketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
rinaldo_souza_dissertação.pdf
Size:
3.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format