Repository logo
 
Publication

Interculturalidade e inclusão: o contributo das práticas de leitura na Educação Pré-Escolar

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2017-12-19T11:27:57Z
dc.date.available2017-12-19T11:27:57Z
dc.date.issued2017-12
dc.description.abstractNeste estudo procuramos compreender o contributo das práticas de leitura no jardim de infância para a edificação de trajetórias literácitas propiciadoras da promoção da interculturalidade e da inclusão, face aos objetivos traçados no âmbito do domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita (conciliando-o transversalmente com a área de Formação Pessoal e Social). A nossa análise incide em dois livros: Dançar nas nuvens, de Vanina Starkoff e Como Tu, de Ana Luísa Amaral, contemplando: i) os elementos paratextuais; ii) os temas; iii) o papel do/a educador/a na sua mediação. Destaca-se a importância de práticas de leitura precoce.pt_PT
dc.description.abstractIn this study, we sought to understand the contribution of reading practices in kindergarten to the construction of literacy paths, encouraging the promotion of interculturality and inclusion, in view of the objectives set in the field of Oral Language and Approach to Writing (reconciling it transversally with the area of Personal and Social Training). Our analysis focuses on two books: Dançar nas nuvens, by Vanina Starkoff and Como Tu, by Ana Luísa Amaral, contemplating: i) the paratextual elements; ii) the themes; iii) the role of the educator in their mediation. The analysis performed highlights the importance of early reading practices.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMelão, D. (2017). Interculturalidade e inclusão: o contributo das práticas de leitura na Educação Pré-Escolar. Revista de estudios e investigación en psicología y educación. Vol. Extr. 8, 68-72. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2719pt_PT
dc.identifier.doiDOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.08.2719pt_PT
dc.identifier.issneISSN: 2386-7418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4756
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade da Coruña/Universidade do Minhopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2719/pdfpt_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectLiteracia emergentept_PT
dc.subjectLivropt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.titleInterculturalidade e inclusão: o contributo das práticas de leitura na Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade do Minhopt_PT
oaire.citation.endPage72pt_PT
oaire.citation.startPage68pt_PT
oaire.citation.titleRevista de estudios e investigación en psicología y educaciónpt_PT
oaire.citation.volumeVol. Extrpt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2719-10284-1-PB.pdf
Size:
729.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: