Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Valorização da comunicação entre enfermeiros e a equipa multidisciplinar no intraoperatório : melhoria da segurança do doente

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DinaTeresaAndradeBaião_RM.pdf1.94 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Introdução: Neste relatório, na primeira parte, descreve-se o percurso dos estágios, numa análise crítica e reflexiva do processo de aquisição e desenvolvimento de competências inerentes à prática especializada em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Um dos estágios foi desenvolvido num Serviço de Urgência de um Centro Hospitalar da Região Centro e o outro numa Unidade de Cuidados Intensivos Coronários do mesmo Centro Hospitalar. A componente de investigação, que consta da segunda parte, consistiu numa Scoping review na área da comunicação entre enfermeiros e a equipa multidisciplinar no intraoperatório, para melhores resultados na segurança do doente. Objetivo: Este relatório teve como objetivos certificar a aquisição de competências do enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e mapear as evidências científicas sobre como é valorizada a comunicação entre enfermeiros e a equipa multidisciplinar no intraoperatório, para melhores resultados na segurança do doente, através da realização de uma Scoping review. Métodos: O presente relatório espelha as experiências vivenciadas, as intervenções realizadas, através de um método descritivo e reflexivo sobre as mesmas. A Scoping review foi realizada de acordo com as orientações do Joanna Briggs Institute, Prefered Reporting Items for Systematic Reviews Statement (PRISMA) e o método PCC: P (população – enfermeiro/equipa multidisciplinar); C (contexto – Bloco operatório, intraoperatório); C (conceito – valorização da comunicação entre os enfermeiros e a equipa multidisciplinar, para melhores resultados na segurança do doente). Com pesquisa nas bases de dados PubMed/Medline e CINAHL complete. Após a aplicação dos critérios de inclusão, o corpus de análise ficou constituído por cinco artigo. Resultados: Verificou-se que as relações entre os enfermeiros e os restantes membros da equipa multidisciplinar em contexto de Bloco Operatório baseadas em papéis são consistentes com a teoria de coordenação relacional, que descreve a comunicação apropriada e a dinâmica das relações. Nas equipas caracterizadas por um padrão de comunicação proativo e intuitivo, houve um esforço explícito para saber o que se passava à sua volta no Bloco Operatório. Esta consciência foi considerada um conhecimento muito importante para a realização de procedimentos cirúrgicos de elevada complexidade, uma estratégia para a garantia da segurança do doente. Conclusão: A realização dos estágios mostra claramente que o enfermeiro em Enfermagem Médico-Cirúrgica, pelas competências que detém e, com base nos seus conhecimentos especializados, desempenha um papel de relevo ao nível das boas práticas nas suas áreas de intervenção. Palavras-Chave: Enfermagem Médico-Cirúrgica; Enfermeiro; Comunicação; Bloco operatório; Intraoperatório; Segurança do doente.
Abstract Introduction: The first part of this report describes the internships in a critical and reflective analysis of the process of acquisition and development of competencies inherent to specialized practice in Medical-Surgical Nursing. One of the internships was developed in an Emergency Department of a Central Region Hospital Center and the other in a Coronary Intensive Care Unit of the same Hospital Center. The research component, which is in the second part, consisted of a Scoping review in the area of communication between nurses and the multidisciplinary team in intra-operative care, for better results in patient safety. Objective: This report aimed to certify the acquisition of competencies of the Nurse Specialist in Medical-Surgical Nursing and map the scientific evidence on how communication between nurses and the intra-operative multidisciplinary team is valued for better patient safety outcomes, through a Scoping review. Methods: This report reflects the experiences lived, the interventions made, through a descriptive and reflective method. The Scoping review was conducted according to the guidelines of the Joanna Briggs Institute, Preferred Reporting Items for Systematic Reviews Statement (PRISMA) and the PCC method: P (population - nurse/multidisciplinary team); C (context - operating room, intra-operative); C (concept - enhancement of communication between nurses and the multidisciplinary team for better patient safety outcomes). With a search in PubMed/Medline and CINAHL complete databases. After applying the inclusion criteria, the corpus of analysis was composed of five articles. Results: We found that the role-based relationships between nurses and other members of the multidisciplinary team in an operating room setting are consistent with the theory of relational coordination, which describes appropriate communication and relationship dynamics. In teams characterized by a proactive and intuitive communication pattern, there was an explicit effort to know what was going on around them in the OR. This awareness was considered a very important knowledge for the performance of highly complex surgical procedures, a strategy for ensuring patient safety. Conclusion: The completion of the internships clearly shows that the Medical- Surgical Nurse, due to the skills he/she possesses and based on his/her specialized knowledge, plays an important role in terms of good practices in his/her areas of intervention. Keywords: Medical-Surgical Nursing; Nurse; Communication; Operating Room; intraoperative; Patient Safety.

Description

Keywords

Bloco operatório Competência clínica Competência profissional Comunicação Enfermagem médico cirúrgica Equipa de cuidados ao doente Relações interprofissionais Revisão Segurança do doente Serviço de urgência hospitalar Unidades de cuidados intensivos Clinical competence Communication Emergency service, hospital Interprofessional relations Intensive care units Medical surgical nursing Operating rooms Patient care team Patient safety Professional competence Review

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue