Repository logo
 
Publication

Trabalho cooperativo e colaborativo no ensino das ciências naturais do 2.º CEB

dc.contributor.authorRocha, João
dc.contributor.authorNovais, Anabela
dc.contributor.authorPacheco, Juliana
dc.date.accessioned2020-12-04T10:21:06Z
dc.date.available2020-12-04T10:21:06Z
dc.date.issued2020-05-08
dc.date.updated2020-12-03T15:09:29Z
dc.description.abstractDado que o trabalho cooperativo e colaborativo tem suscitado curiosidade e grande discordância em diversas investigações e em múltiplos autores, essencialmente no campo da educação, considerámos relevante desenvolver um estudo norteados por estes pressupostos. Com a investigação desenvolvida, pretendemos compreender as perspetivas dos participantes sobre os contributos e as potencialidades do trabalho cooperativo e colaborativo no ensino das ciências naturais do 2.º CEB. Para tal, importou-nos perceber se esta metodologia é do conhecimento dos professores, se os mesmos a sabem distinguir e se a utilizam verdadeiramente nas suas práticas. Neste sentido, promovemos um estudo quantitativo, de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Este foi aplicado a oito professores de ciências naturais do 2.º CEB, a trinta e oito alunos do 5.º ano e a 35 alunos do 6.º ano de escolaridade, em escolas dos concelhos de Viseu e de Paços de Ferreira. Os dados obtidos permitem concluir que os professores consideram ter um bom a muito bom conhecimento acerca dos dois tipos de metodologia de trabalho. Estes, nas suas práticas, utilizam com mais frequência o trabalho cooperativo, embora esta distinção não seja significativa. O trabalho de grupo não é usado pelos professores com a frequência que estes consideram mais adequada devido a fatores como a extensão do currículo, a interferência no cumprimento do programa, a perturbação do normal funcionamento da aula, a insuficiência de recursos e a inexistência de condições físicas. No entanto, os dados evidenciam que esta metodologia contribui para o desenvolvimento de múltiplas competências dos alunos, tais como a interação social, a aquisição de conhecimentos através da troca de ideias, a discussão e a partilha. Sobressai ainda que os alunos constroem conhecimentos com o apoio desta metodologia de trabalho, uma vez que trocam ideias, discutem formas de pensamento, desenvolvem a argumentação crítico-reflexiva, participam de forma ativa nas atividades, pesquisam mais sobre outros temas semelhantes, assim como consolidam múltiplos conhecimentos.pt_PT
dc.description.abstractGiven that the cooperative and collaborative work has triggered curiosity and great disagreement in several investigations and in multiple authors, mainly in the field of education, we considered it relevant to develop a study guided by these assumptions. With the research developed, we intend to understand which group work methodology (cooperative and collaborative) is most used by teachers in the teaching of Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education (CEB), as well as the perspectives and potentialities of its use in students' learning. To this end, it was important to understand if this methodology is known to teachers, if they know how to distinguish it and if they really use it in their practices. In this sense, we promote a quantitative, descriptive study, using a questionnaire survey. This was applied to eight teachers of Natural Sciences from the 2nd CEB, thirtyeight students from the 5th year and 35 students from the 6th year of schooling, in schools in the municipalities of Viseu and Paços de Ferreira. The obtained data allowed to conclude that the teachers consider having a good to very good knowledge about the two types of work methodology. They, in their practices, use cooperative work more frequently, although this distinction is not significant. Group work is not used by teachers as often as they consider most appropriate due to factors such as the length of the curriculum, interference with program compliance, disruption to the normal functioning of the class, insufficient resources and the lack of conditions physical. However, the data show that this methodology contributes to the development of multiple skills of students, such as social interaction, the acquisition of knowledge through the exchange of ideas, discussion and sharing. It also stands out that students build knowledge with the support of this work methodology, since they exchange ideas, discuss ways of thinking, develop criticalreflexive argumentation, actively participate in activities, research more about other similar themes, as well as consolidate multiple knowledge.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-276-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6428
dc.language.isoN/Apt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.subjectEnsino do 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectCiências Naturaispt_PT
dc.subjectTrabalho Colaborativopt_PT
dc.subjectTrabalho Cooperativopt_PT
dc.subjectteaching of the 2nd cycle of basic educationpt_PT
dc.subjectnatural sciencespt_PT
dc.subjectcooperative workpt_PT
dc.subjectcollaborative workpt_PT
dc.titleTrabalho cooperativo e colaborativo no ensino das ciências naturais do 2.º CEBpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage743pt_PT
oaire.citation.startPage731pt_PT
oaire.citation.titleV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)pt_PT
person.familyNameRocha
person.familyNameNovais
person.givenNameJoão
person.givenNameAnabela
person.identifier.ciencia-idF214-E725-4B51
person.identifier.ciencia-id0E15-E8B4-DF2F
person.identifier.orcid0000-0002-0454-5038
person.identifier.orcid0000-0001-8222-0733
rcaap.cv.cienciaidF214-E725-4B51 | João Rocha
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472
relation.isAuthorOfPublicationa7bb2046-e2cc-4508-bae7-a675de5ee146
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo_INCTE_2020_Trabalho_Cooperativo_e_Colaborativo.pdf
Size:
1.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: