Publication
Práticas de discussão matemática no ensino da Álgebra: o caso do professor Jorge
dc.contributor.author | Rodrigues, Cátia | |
dc.contributor.author | Ponte, João Pedro da | |
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.date.accessioned | 2018-03-28T12:29:57Z | |
dc.date.available | 2018-03-28T12:29:57Z | |
dc.date.issued | 2017-07 | |
dc.description.abstract | As discussões matemáticas constituem uma ferramenta poderosa na promoção da aprendizagem dos alunos, ao favorecer a partilha e justificação de diversas estratégias de resolução resultantes do seu trabalho com tarefas. O professor desempenha um papel preponderante na preparação e condução dessas discussões matemáticas. Nesta comunicação procuramos compreender como Jorge, um professor do 8.º ano, prepara e conduz a discussão na sala de aula na aprendizagem da Álgebra e como articula essa prática com o seu conhecimento didático. Os resultados mostram que o professor, apoiado no seu conhecimento da Matemática, do currículo, da prática letiva e dos alunos e da aprendizagem, escolhe criteriosamente as tarefas que pretende explorar, define o propósito da discussão, antecipa e identifica (em sala de aula) estratégias de resolução usadas pelos alunos e prepara as suas intervenções perante essas estratégias, com vista a envolvê-los na discussão. Organiza a discussão coletiva em três momentos principais e através de um conjunto de ações instrucionais convida os alunos a apresentar e explicar as suas estratégias de resolução, a comparar e relacionar essas estratégias, estabelecendo também as principais conclusões decorrentes da partilha de ideias. Além disso, conduz o discurso com vista à generalização de ideias algébricas, promovendo a transição da linguagem matemática informal para a formal. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rodrigues, C., Ponte, J. P., & Menezes, L. (2017). Práticas de discussão matemática no ensino da Álgebra: o caso do professor Jorge. in Libro de Atas do VIII Congresso Ibero Americano de Educação Matemática, Madrid, 168-180. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-84-945722-3-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4872 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIBEM | pt_PT |
dc.subject | Discussões matemáticas | pt_PT |
dc.subject | Práticas letivas | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento didático | pt_PT |
dc.subject | Álgebra | pt_PT |
dc.title | Práticas de discussão matemática no ensino da Álgebra: o caso do professor Jorge | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Madrid | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 180 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 168 | pt_PT |
oaire.citation.title | Libro de Atas do VIII Congresso Ibero Americano de Educação Matemática | pt_PT |
person.familyName | Menezes | |
person.givenName | Luís | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8978-8900 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- rodrigues_ponte_menezes_cibem_2017.pdf
- Size:
- 2.1 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: