Repository logo
 
Publication

Práticas de discussão matemática no ensino da Álgebra: o caso do professor Jorge

dc.contributor.authorRodrigues, Cátia
dc.contributor.authorPonte, João Pedro da
dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.date.accessioned2018-03-28T12:29:57Z
dc.date.available2018-03-28T12:29:57Z
dc.date.issued2017-07
dc.description.abstractAs discussões matemáticas constituem uma ferramenta poderosa na promoção da aprendizagem dos alunos, ao favorecer a partilha e justificação de diversas estratégias de resolução resultantes do seu trabalho com tarefas. O professor desempenha um papel preponderante na preparação e condução dessas discussões matemáticas. Nesta comunicação procuramos compreender como Jorge, um professor do 8.º ano, prepara e conduz a discussão na sala de aula na aprendizagem da Álgebra e como articula essa prática com o seu conhecimento didático. Os resultados mostram que o professor, apoiado no seu conhecimento da Matemática, do currículo, da prática letiva e dos alunos e da aprendizagem, escolhe criteriosamente as tarefas que pretende explorar, define o propósito da discussão, antecipa e identifica (em sala de aula) estratégias de resolução usadas pelos alunos e prepara as suas intervenções perante essas estratégias, com vista a envolvê-los na discussão. Organiza a discussão coletiva em três momentos principais e através de um conjunto de ações instrucionais convida os alunos a apresentar e explicar as suas estratégias de resolução, a comparar e relacionar essas estratégias, estabelecendo também as principais conclusões decorrentes da partilha de ideias. Além disso, conduz o discurso com vista à generalização de ideias algébricas, promovendo a transição da linguagem matemática informal para a formal.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, C., Ponte, J. P., & Menezes, L. (2017). Práticas de discussão matemática no ensino da Álgebra: o caso do professor Jorge. in Libro de Atas do VIII Congresso Ibero Americano de Educação Matemática, Madrid, 168-180.pt_PT
dc.identifier.issn978-84-945722-3-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4872
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIBEMpt_PT
dc.subjectDiscussões matemáticaspt_PT
dc.subjectPráticas letivaspt_PT
dc.subjectConhecimento didáticopt_PT
dc.subjectÁlgebrapt_PT
dc.titlePráticas de discussão matemática no ensino da Álgebra: o caso do professor Jorgept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMadridpt_PT
oaire.citation.endPage180pt_PT
oaire.citation.startPage168pt_PT
oaire.citation.titleLibro de Atas do VIII Congresso Ibero Americano de Educação Matemáticapt_PT
person.familyNameMenezes
person.givenNameLuís
person.identifier.orcid0000-0002-8978-8900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
rodrigues_ponte_menezes_cibem_2017.pdf
Size:
2.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: