Repository logo
 
Publication

A representação da comunicação e do marketing no sistema bancário português : o caso Caixa Geral de Depósitos

dc.contributor.advisorOliveira, Ana Maria
dc.contributor.advisorAntunes, Joaquim
dc.contributor.authorAguiar, Ana Francisca Barreira
dc.date.accessioned2014-10-27T18:15:25Z
dc.date.available2014-10-27T18:15:25Z
dc.date.issued2014-05
dc.date.submitted2014-10
dc.description.abstractVivemos numa sociedade de comunicação que nos torna dependentes das tecnologias, sendo impensável nos dias que correm vivermos sem telemóvel, sem televisão, sem carro, sem computador e sem internet. As empresas tiveram que se adaptar a novos métodos para conseguirem comunicar os seus produtos e serviços ao seu público-alvo. O marketing evoluiu e as publicidades são pensadas ao pormenor, de forma a influenciarem de alguma forma o comportamento do consumidor. As estratégias são elaboradas de forma criteriosa para atingirem um objetivo e é através dele que são então construídas cada uma das publicidades que entram pela nossa casa todos os dias, várias vezes ao dia. Para esta dissertação foi efetuado um questionário, que foi distribuído por clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), na tentativa de compreender de que forma as publicidades do banco eram recebidas pelos seus clientes, se influenciavam os seus comportamentos e qual a qualidade que estes atribuíam às mesmas. Foram escolhidas três campanhas publicitárias transmitidas em televisão nos dois últimos anos e foi feita uma análise de discurso de cada vídeo, na tentativa de perceber quais os objetivos específicos de cada uma das campanhas e se efetivamente conseguiram atingi-los.por
dc.description.abstractWe live in a communication society which makes us technology-dependents, almost not allowing us to live without cellphone, tv, car, computer or internet. Companies had to adapt to new ways of communication, in order to make their target audience acknowledge its products or services. Marketing evolved and communication campaigns such as publicity are made specifically to influence the consumers’ behavior. Strategies are drawn up in a very careful and accurate way for a certain end and because of it, publicity campaigns enter our homes every day, several times a day. This dissertation contains a survey, delivered to Caixa Geral de Depósitos’ clients, in a way to understand how the bank’s campaigns are received by its clients, if they were influenced by them and how they are rated in terms of quality. Three campaigns were chosen, broadcasted on tv for the last two years. Every one of them was analyzed for the message it contained, in an attempt to understand its golds and if they succeed.por
dc.identifier.tid201212536
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2321
dc.language.isoporpor
dc.subjectCaixa Geral de Depósitospor
dc.subjectRepresentação mentalpor
dc.subjectCampanhas publicitáriaspor
dc.subjectAdvertising campaignspor
dc.subjectMental representationpor
dc.titleA representação da comunicação e do marketing no sistema bancário português : o caso Caixa Geral de Depósitospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineDepartamento de Comunicação e Artepor
thesis.degree.levelMestre em Comunicação e Marketingpor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação e Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 3 of 3
No Thumbnail Available
Name:
PROJETO FINAL Ana Aguiar 10474.pdf
Size:
854.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
Capa Mestrado.pdf
Size:
1.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
No Thumbnail Available
Name:
folha rosto mestrado.pdf
Size:
2.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: