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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de estágio tem como objetivos principais analisar
criticamente a prática de ensino supervisionada que foi desenvolvida em contexto de
Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e compreender quais os
contributos de brincar no espaço exterior para a aprendizagem de conceitos de
Geologia. Para refletirmos e analisarmos o trabalho desenvolvido no decorrer das
práticas, recorreu-se aos instrumentos e materiais utilizados ao longo das intervenções,
assim como a autores de referência e a legislação em vigor. No que respeita ao estudo
empreendido sobre os contributos de brincar no espaço exterior para a aprendizagem
de conceitos de Geologia, tratou-se de uma investigação de caráter qualitativo que
envolveu a construção de uma cozinha de lama em contexto de educação pré-escolar
e subsequente análise através de observação participante, diários de bordo, fotografias
e filmagens. Pretendeu-se evidenciar a importância para as crianças de brincar no
exterior, em contacto com a natureza e com os seus elementos, como lama, entre
outros; mais especificamente, pretendeu-se destacar a aprendizagem e construção de
conceitos e conhecimentos ligados à área da Geologia, que é abordada de modo
superficial nos documentos orientadores da educação pré-escolar em Portugal. Concluise
que as cozinhas de lama contribuem para aprendizagens neste âmbito que são
relevantes pois permitem-lhes compreender melhor o que as rodeia, ao mesmo tempo
que sustentam futuras aprendizagens.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar cozinha de lamas espaço exterior brincar Geologia natureza 1.º Ciclo do Ensino Básico Early Childhood Education Mud Kitchen outdoor play Geology nature Primary education
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu