Repository logo
 
Publication

Brincadeiras no espaço exterior e aprendizagens : percursos de prática de ensino supervisionada e de investigação na educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorAbrantes, Isabel
dc.contributor.advisorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.contributor.authorMartins, Maria de Fátima Teixeira
dc.date.accessioned2017-03-28T10:54:12Z
dc.date.available2017-03-28T10:54:12Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente relatório de estágio tem como objetivos principais analisar criticamente a prática de ensino supervisionada que foi desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e compreender quais os contributos de brincar no espaço exterior para a aprendizagem de conceitos de Geologia. Para refletirmos e analisarmos o trabalho desenvolvido no decorrer das práticas, recorreu-se aos instrumentos e materiais utilizados ao longo das intervenções, assim como a autores de referência e a legislação em vigor. No que respeita ao estudo empreendido sobre os contributos de brincar no espaço exterior para a aprendizagem de conceitos de Geologia, tratou-se de uma investigação de caráter qualitativo que envolveu a construção de uma cozinha de lama em contexto de educação pré-escolar e subsequente análise através de observação participante, diários de bordo, fotografias e filmagens. Pretendeu-se evidenciar a importância para as crianças de brincar no exterior, em contacto com a natureza e com os seus elementos, como lama, entre outros; mais especificamente, pretendeu-se destacar a aprendizagem e construção de conceitos e conhecimentos ligados à área da Geologia, que é abordada de modo superficial nos documentos orientadores da educação pré-escolar em Portugal. Concluise que as cozinhas de lama contribuem para aprendizagens neste âmbito que são relevantes pois permitem-lhes compreender melhor o que as rodeia, ao mesmo tempo que sustentam futuras aprendizagens.pt_PT
dc.identifier.tid201666839pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4527
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectcozinha de lamaspt_PT
dc.subjectespaço exteriorpt_PT
dc.subjectbrincarpt_PT
dc.subjectGeologiapt_PT
dc.subjectnaturezapt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_PT
dc.subjectMud Kitchenpt_PT
dc.subjectoutdoorpt_PT
dc.subjectplaypt_PT
dc.subjectGeologypt_PT
dc.subjectnaturept_PT
dc.subjectPrimary educationpt_PT
dc.titleBrincadeiras no espaço exterior e aprendizagens : percursos de prática de ensino supervisionada e de investigação na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório.pdf
Size:
5.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: