Publication
Brincadeiras no espaço exterior e aprendizagens : percursos de prática de ensino supervisionada e de investigação na educação pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Abrantes, Isabel | |
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Maria Pacheco | |
dc.contributor.author | Martins, Maria de Fátima Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2017-03-28T10:54:12Z | |
dc.date.available | 2017-03-28T10:54:12Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio tem como objetivos principais analisar criticamente a prática de ensino supervisionada que foi desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e compreender quais os contributos de brincar no espaço exterior para a aprendizagem de conceitos de Geologia. Para refletirmos e analisarmos o trabalho desenvolvido no decorrer das práticas, recorreu-se aos instrumentos e materiais utilizados ao longo das intervenções, assim como a autores de referência e a legislação em vigor. No que respeita ao estudo empreendido sobre os contributos de brincar no espaço exterior para a aprendizagem de conceitos de Geologia, tratou-se de uma investigação de caráter qualitativo que envolveu a construção de uma cozinha de lama em contexto de educação pré-escolar e subsequente análise através de observação participante, diários de bordo, fotografias e filmagens. Pretendeu-se evidenciar a importância para as crianças de brincar no exterior, em contacto com a natureza e com os seus elementos, como lama, entre outros; mais especificamente, pretendeu-se destacar a aprendizagem e construção de conceitos e conhecimentos ligados à área da Geologia, que é abordada de modo superficial nos documentos orientadores da educação pré-escolar em Portugal. Concluise que as cozinhas de lama contribuem para aprendizagens neste âmbito que são relevantes pois permitem-lhes compreender melhor o que as rodeia, ao mesmo tempo que sustentam futuras aprendizagens. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201666839 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4527 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu | |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | cozinha de lamas | pt_PT |
dc.subject | espaço exterior | pt_PT |
dc.subject | brincar | pt_PT |
dc.subject | Geologia | pt_PT |
dc.subject | natureza | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Early Childhood Education | pt_PT |
dc.subject | Mud Kitchen | pt_PT |
dc.subject | outdoor | pt_PT |
dc.subject | play | pt_PT |
dc.subject | Geology | pt_PT |
dc.subject | nature | pt_PT |
dc.subject | Primary education | pt_PT |
dc.title | Brincadeiras no espaço exterior e aprendizagens : percursos de prática de ensino supervisionada e de investigação na educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |