Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.64 MB | Adobe PDF | |||
763.79 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os últimos anos, em especial os anos de 2009 e 2010, foram claramente marcados pela
exponencial divulgação e utilização das redes sociais na Internet como forma primária de
comunicação. O Twitter, uma rede de micro blogging, foi dos que mais notoriedade ganhou
desde a sua criação, em 2006, devido à simplicidade e rapidez com que se seguem e publicam as
actualizações dos utilizadores, quase em tempo real. O Facebook, é o fenómeno do momento e
teve desde a sua criação, em 2004, o crescimento mais abrupto da história de qualquer
ferramenta de comunicação utilizada até à data, conta com cerca de 500 milhões de utilizadores
activos de todo o mundo e é um caso de referência da sociedade moderna, independentemente
da geração.
Várias outras redes sociais, vocacionadas para vertentes específicas de utilizadores, continuam a
nascer ou a sobreviver, contando com comunidades de utilizadores enormes que, com a
massificação da Internet, vêem nestas comunidades, a forma mais eficaz e preferencial de obter
informações sobre os mais variados assuntos, como exemplos, o MySpace, uma rede social que
permite a criação de páginas pessoais, vulgarizada por músicos e bandas em ascensão para
divulgar o seu trabalho, O LinkedIn, uma rede vocacionada para relações profissionais e de
apresentação no mercado laboral, o Foursquare, que surgiu recentemente, e permite a
divulgação da localização geográfica, pontos de interesse e comentários entre utilizadores.
Cada uma no seu ramo, ou tentando competir entre elas quando têm conceitos semelhantes, o
importante é que há dezenas de redes sociais, e que continuam a surgir cada vez mais, cada uma
com o seu vasto leque de utilizadores e cada utilizador, com presença em várias delas.
A única forma de não se promover apenas algumas das redes sociais em detrimento das demais,
é a agregação! Tornar fácil a presença de um utilizador em várias redes, de uma só vez,
comunicando com todos os seus contactos, independentemente da sua rede.
Todas as redes sociais actuais disponibilizam acesso às suas plataformas de variadas formas,
sendo a maioritária a utilização de browsers em computadores. Por vezes fornecem as suas
próprias aplicações, mas o mais importante é a disponibilização de APIs que permitam a
programadores desenvolver as suas próprias aplicações de interacção com essa rede social
abrindo portas a que criativos, externos à organização, criem aplicações que popularizem a sua
rede social.
Este trabalho visa à concepção e desenvolvimento de uma plataforma de agregação de várias
redes sociais, disponibilizando uma API própria, que permite a implementação de aplicações cliente unificadas, levando o utilizador a abstrair-se da proveniência das actualizações dos seus
contactos e publicando as suas próprias para todos eles.
Neste trabalho, para completar a solução informática, foram ainda implementadas algumas
aplicações cliente, perfeitamente escaláveis e que tentam, utilizando a plataforma, colmatar os
problemas das aplicações agregadoras que têm vindo, recentemente, a ser criadas, mas que
acedem directamente às APIs das redes sociais, e são, assim, constantemente penalizadas pelas
alterações, por vezes sem aviso prévio, dos métodos e interfaces de acesso às suas
funcionalidades, provocando que estas deixem de funcionar e necessitem de constantes revisões
e desenvolvimentos.
Trata-se de um sistema em modelo cliente-servidor, que implementa o conceito de agregação
feito no servidor, como que criando uma rede social paralela que agrega as demais, criando uma
credencial de acesso única que permite ao utilizador aceder à plataforma em várias aplicações,
sem que tenha que configurar consecutivamente as suas contas. No caso de estudo actual, a
chave de agregação foi o MSISDN (número de telemóvel) de um operador de comunicações
móveis e aplicações vocacionadas para dispositivos móveis.
Description
Keywords
Rede social Internet Agregação Programação Desenvolvimento de software Arquitectura cliente-servidor Comunicação online
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu