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- A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino de educação visual e tecnológica : consequências no desenvolvimento do processo criativoPublication . Monteiro, Ana Paula Sousa; Calheiros, Luis orient.; Gomes, António Ferreira orient.A utilização das tecnologias de informação e comunicação como suporte a novas práticas de ensino/aprendizagem na disciplina de EVT permite, entre outros aspectos, proporcionar aos alunos ferramentas e ambientes de aprendizagem estimulantes, motivadoras e potenciadoras de novas formas de expressão artística. A questão de saber se a utilização dessas tecnologias pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade dos alunos, foi o ponto de partida do presente projecto. O levantamento teórico efectuado com base na revisão da literatura considerada relevante sobre o tema, permitiu identificar uma forma de responder à referida questão. A parte empírica do projecto consistiu, pois, na aplicação dos Testes de Pensamento Criativo de Torrance. A amostra foi constituída por alunos de uma turma do 5º ano, da Escola Básica 2º e 3º Ciclos, do Viso, em Viseu, no ano lectivo de 2010/2011. Os resultados obtidos apontam, estatisticamente, para um efeito positivo da utilização do computador e a consequente exploração de diversificado software educativo, no desenvolvimento da criatividade dos alunos. Consequentemente, poderá inferir-se que a utilização das tecnologias de informação e comunicação valorizam o processo de ensino/aprendizagem na disciplina de EVT. Mas não obstante a possibilidade que estas tecnologias dão de estender o ambiente lectivo muito para além da sala de aula e potenciarem a abertura e maior dimensão da comunicação, não poderão constituir um fim em si, mas um meio de acesso à informação e a novas formas de desenvolvimento do conhecimento.
- Agregação de redes sociaisPublication . Fonseca, Vítor Manuel Seixas da; Tomé, Paulo Rogério PerfeitoOs últimos anos, em especial os anos de 2009 e 2010, foram claramente marcados pela exponencial divulgação e utilização das redes sociais na Internet como forma primária de comunicação. O Twitter, uma rede de micro blogging, foi dos que mais notoriedade ganhou desde a sua criação, em 2006, devido à simplicidade e rapidez com que se seguem e publicam as actualizações dos utilizadores, quase em tempo real. O Facebook, é o fenómeno do momento e teve desde a sua criação, em 2004, o crescimento mais abrupto da história de qualquer ferramenta de comunicação utilizada até à data, conta com cerca de 500 milhões de utilizadores activos de todo o mundo e é um caso de referência da sociedade moderna, independentemente da geração. Várias outras redes sociais, vocacionadas para vertentes específicas de utilizadores, continuam a nascer ou a sobreviver, contando com comunidades de utilizadores enormes que, com a massificação da Internet, vêem nestas comunidades, a forma mais eficaz e preferencial de obter informações sobre os mais variados assuntos, como exemplos, o MySpace, uma rede social que permite a criação de páginas pessoais, vulgarizada por músicos e bandas em ascensão para divulgar o seu trabalho, O LinkedIn, uma rede vocacionada para relações profissionais e de apresentação no mercado laboral, o Foursquare, que surgiu recentemente, e permite a divulgação da localização geográfica, pontos de interesse e comentários entre utilizadores. Cada uma no seu ramo, ou tentando competir entre elas quando têm conceitos semelhantes, o importante é que há dezenas de redes sociais, e que continuam a surgir cada vez mais, cada uma com o seu vasto leque de utilizadores e cada utilizador, com presença em várias delas. A única forma de não se promover apenas algumas das redes sociais em detrimento das demais, é a agregação! Tornar fácil a presença de um utilizador em várias redes, de uma só vez, comunicando com todos os seus contactos, independentemente da sua rede. Todas as redes sociais actuais disponibilizam acesso às suas plataformas de variadas formas, sendo a maioritária a utilização de browsers em computadores. Por vezes fornecem as suas próprias aplicações, mas o mais importante é a disponibilização de APIs que permitam a programadores desenvolver as suas próprias aplicações de interacção com essa rede social abrindo portas a que criativos, externos à organização, criem aplicações que popularizem a sua rede social. Este trabalho visa à concepção e desenvolvimento de uma plataforma de agregação de várias redes sociais, disponibilizando uma API própria, que permite a implementação de aplicações cliente unificadas, levando o utilizador a abstrair-se da proveniência das actualizações dos seus contactos e publicando as suas próprias para todos eles. Neste trabalho, para completar a solução informática, foram ainda implementadas algumas aplicações cliente, perfeitamente escaláveis e que tentam, utilizando a plataforma, colmatar os problemas das aplicações agregadoras que têm vindo, recentemente, a ser criadas, mas que acedem directamente às APIs das redes sociais, e são, assim, constantemente penalizadas pelas alterações, por vezes sem aviso prévio, dos métodos e interfaces de acesso às suas funcionalidades, provocando que estas deixem de funcionar e necessitem de constantes revisões e desenvolvimentos. Trata-se de um sistema em modelo cliente-servidor, que implementa o conceito de agregação feito no servidor, como que criando uma rede social paralela que agrega as demais, criando uma credencial de acesso única que permite ao utilizador aceder à plataforma em várias aplicações, sem que tenha que configurar consecutivamente as suas contas. No caso de estudo actual, a chave de agregação foi o MSISDN (número de telemóvel) de um operador de comunicações móveis e aplicações vocacionadas para dispositivos móveis.
- A autonomia em jovens institucionalizados e em contexto familiar : estudo comparativoPublication . Rodrigues, Merciana da Costa Coelho; Ribeiro, Esperança Jales; Martins, CatarinaRESUMO: Com o objectivo de avaliarmos a autonomia dos jovens institucionalizados e em contexto familiar, procedemos à revisão de literatura e pesquisa bibliográfica sobre esta área temática, nesta população específica. Com este projecto, pretende-se fazer a análise comparativa da autonomia de adolescentes institucionalizados e em contexto familiar, (de ambos os sexos), com idades compreendidas entre os 15 e 18 anos, e verificar se existem diferenças significativas entre eles. Este projecto vai ser desenvolvido em duas instituições de Viseu, (Lar de Infância e Juventude) e uma Escola Secundária da mesma cidade. Serão avaliadas 32 adolescentes portugueses, divididos em dois grupos, 16 adolescentes institucionalizados e 16 adolescentes, que vivem com a sua família de origem. Também serão aplicados questionários aos 16 profissionais responsáveis pelos jovens institucionalizados, e ainda aos 16 pais dos jovens que vivem com a sua família de origem. A selecção da amostra seguirá o critério de escolha por conveniência. A participação no estudo será voluntária e confidencial.
- Educação pela arte : o clube de artes promotor de expressão plásticaPublication . Marcelino, Ana Luísa do Rosário Batista Marques; Cardoso, Ana Paula; Pereira, JoséO presente estudo tem como principal propósito perspectivar a Educação Pela Arte, de modo a analisar a pertinência do Clube de Artes, como desenvolvimento integral, promotor das competências da Educação Artística ao nível do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico como uma mais-valia para o enriquecimento artístico na formação do aluno e no desenvolvimento da Expressão e Educação Plástico – Artística. Com esta finalidade, desenhou-se uma investigação qualitativa, tipo estudo de caso, com uma amostra constituída por 24 sujeitos, do 5º ao 9ºano de escolaridade do Ensino Básico. Dos instrumentos utilizados para a recolha de dados, destacam-se uma grelha de observação e uma entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos permitem conhecer as opiniões e as motivações que levam os alunos a frequentar este clube, entre outras, o reconhecimento do clube de artes como um espaço de aprendizagem pela via da liberdade de acção e expressão, assim como, um território de prazer, capaz de proporcionar uma ambiência afectiva, espontânea e auto-expressiva. Permitem igualmente tecer algumas analogias com o Ensino Artístico e com o desenvolvimento de competências específicas dos três eixos estruturantes do domínio da Educação Plástica e Educação Visual, a saber: fruiçãocontemplação, produção-criação e reflexão-interpretação, contribuindo para a formação global e integral do aluno.
- Natação infantil dos três aos cinco anos e satisfação profissional dos professores do concelho de ViseuPublication . Queiroga, Célia Filomena Pinto Burity da Silva; Oliveira, Teresa, orienta.Durante a primeira metade deste século, verificou-se uma preocupação com a Satisfação dos trabalhadores. Desde então, temos visto aumentar o número de estudos que evidenciam a vida e o trabalho de professores. Desta forma, emerge a pertinência em aprofundar o nosso conhecimento na área da Satisfação dos professores de natação infantil, e determinar de que forma esta se relaciona com as aprendizagens dos alunos neste contexto. É também importante ter em conta que, o professor está inserido no contexto de uma organização desportiva, que implica a prestação de serviços. Nestas estruturas organizativas, as relações interpessoais estão sempre presentes, quer seja ao nível pessoal, sócio-profissional, no convívio estabelecido entre os colegas de trabalho ou na relação com os alunos. A escolha desta temática, no contexto da leccionação de aulas de natação infantil, deveu-se ao facto de, no nosso entender, ser uma questão actual e relevante na nossa área de intervenção profissional. Através da convivência, da observação e do diálogo, sentimos que existem nas nossas piscinas, professores (técnicos) satisfeitos, e, outros insatisfeitos com a sua profissão. Neste sentido, esta investigação pretende averiguar e compreender as origens e as razões da Satisfação ou Insatisfação dos professores de natação do concelho de Viseu, que leccionam a crianças entre os três e os cinco anos de idade, de uma forma científica e pedagógica. Consideramos que a determinação do nível de Satisfação no trabalho é um meio para obter uma melhoria da organização e funcionamento da entidade empregadora e um contributo para uma auto-reflexão da prática profissional, bem como, para o bem-estar pessoal do professor de natação. O presente relatório é ainda visto, como uma reflexão acerca dos aspectos mais relevantes, decorridos da dimensão relativa à intervenção profissional, narrando em especial sobre a possibilidade que tivemos, de trabalhar na área da Natação Infantil.
- Determinantes da relação bancaria e restrições de crédito nas PME PortuguesasPublication . Pinto, António; Augusto, Mário; Gama, PauloEste trabalho tem dois objectivos fundamentais. Por um lado, determinar as características empresariais que condicionam o número de relações bancários e, por outro, analisar os factores que determinam o racionamento de crédito das pequenas e médias empresas. Os resultados sugerem que a dimensão empresarial, a selecção adversa e o sector de actividade, influenciam o número de relações bancárias. Por sua vez, o número de relações bancárias, a dimensão empresarial e a idade estabelecem relações significativas com as restrições de crédito; não sendo relevante a natureza familiar da propriedade e a participação dos accionistas na gestão empresarial.
- Diplomas e (Des)Emprego: um estudo de casoPublication . Sousa, Luis; Gonçalves, CarlosA crescente falta de linearidade entre o sistema de ensino superior e as necessidades do mercado de trabalho têm-se vindo a aprofundar em Portugal, revelando novos desfasamentos à medida que se assiste ao multiplicar de novas “ofertas” formativas a nível superior e se verifica uma crescente instabilidade ao nível da oferta de emprego, transformando o processo de transição ao trabalho por parte dos diplomados do ensino superior, num processo cada vez mais complexo e instável. A desadequação “aparente” das qualificações obtidas pelo crescente número de diplomados, ainda assim longe da média europeia, e as exigências do mercado de trabalho têm vindo a alterar o sentido e a proeminência do fenómeno do desemprego, originando igualmente reestruturações no próprio conceito de emprego desqualificado que afecta a população mais jovem. Este movimento tem ganho nos últimos anos uma vitalidade crescente, constituindo actualmente uma preocupação para as mais variadas instituições implicadas directa e indirectamente neste processo. Pretende-se assim com este trabalho, primeiramente, caracterizar o processo de acesso ao ensino superior por parte dos finalistas (2005/06), proceder à avaliação da formação académica e exteriorizar estratégias e posturas de preparação para o trabalho por parte dos mesmos. De seguida procura-se analisar e caracterizar os processos de transição para o trabalho destes diplomados, respectivos percursos profissionais, os movimentos de fixação regional, tendo presente as relações estabelecidas entre o ISPV, nas diversas áreas de formação, e o mercado de trabalho local. Procurar-se-á, por fim, evidenciar as representações e perspectivas dos jovens diplomados face ao curso superior obtido e ao emprego, antes e após a sua transição para o trabalho, bem como os seus respectivos projectos profissionais.
- Sobre problemas inversos na teoria dos polinómios ortogonaisPublication . Jesus, Márcio; Petronilho, JoséA presente dissertação insere-se no âmbito da Teoria dos Polinómios Ortogonais e das Funções Especiais, nos domínios da Análise e da Teoria da Aproximação, bem como das suas aplicações, incluindo o estudo de certos operadores de Jacobi, na descrição dos correspondentes espectros e espectros essenciais.
- Escolha e ordenação com informação ordinal: extensão à decisão em grupo e à negociaçãoPublication . Paula, Sarabando; Dias, LuísOs modelos matemáticos utilizados no apoio à decisão são, regra geral, caracterizados por múltiplos parâmetros. De entre as muitas aproximações concebidas com o objectivo de ordenar um conjunto de alternativas ou com o objectivo de escolher a(s) melhor(es), tendo em conta múltiplos critérios, focamo-nos na Teoria de Valor Multicritério. Uma situação de informação completa ocorre quando os decisores conseguem indicar um valor preciso para cada um dos parâmetros do modelo utilizado. Contudo, por diversas razões, surgem frequentemente dificuldades em obter valores precisos para todos os parâmetros. Em alternativa os decisores podem fornecer aquilo a que chamamos de informação incompleta, que se caracteriza por não conduzir a uma combinação de valores precisos para todos os parâmetros do modelo. No contexto da agregação multicritério aditiva, estudamos problemas com informação ordinal, nomeadamente considerando uma ordenação dos pesos dos critérios, uma ordenação do valor de cada alternativa em cada critério e uma ordenação da diferença de valor entre alternativas consecutivas em cada critério. O principal objectivo deste trabalho é apresentar e comparar métodos para ajudar os decisores, mesmo que estes optem por fornecer informação ordinal sobre as suas preferências. Propomos duas novas regras para lidar com informação incompleta relativamente ao valor de cada alternativa em cada critério e estudamos até que ponto estas regras conduzem a bons resultados. Estas regras são testadas tanto no caso da decisão individual como no caso da negociação e da decisão em grupo. Sugerimos ainda três novas aproximações, para o caso da negociação, e uma nova aproximação, para o caso da decisão em grupo, para que um mediador, ou um facilitador, possa sugerir uma ou mais alternativas. Este trabalho pode ser dividido em duas partes. Em ambas as partes utilizamos simulação Monte Carlo. Numa primeira parte, estudamos quão boas são as regras propostas quando existe informação ordinal, em comparação com uma situação ideal na qual todos os parâmetros do modelo são conhecidos. Esta parte do trabalho visa conhecer melhor a forma como as diferentes regras e fórmulas se comparam, bem como fornecer algumas pistas sobre a melhor forma de as utilizar. O propósito deste tipo de estratégias é simplificar o problema em termos do número de alternativas, com o objectivo de as estudar em mais detalhe, ou com o objectivo de eliciar mais informação. As simulações realizadas mostram que as regras propostas conduzem a bons resultados, pelo que será de recomendar o uso de informação ordinal para identificar as alternativas mais promissoras, sempre que se anteveja ser difícil ou moroso usar os processos tradicionais para eliciar valores precisos para todos os parâmetros. Numa segunda parte o objectivo não é comparar regras, mas sim ver como diferentes aproximações podem ser utilizadas para sugerir alternativas. No caso da negociação sugerimos três aproximações. Defendemos que não existe nenhuma aproximação que seja claramente melhor do que as restantes e todas as aproximações têm forças particulares que as tornam adequadas para algumas situações. Sugerimos uma integração das aproximações, que deve ser preferencialmente implementada através de um processo interactivo. Na aproximação apresentada para o caso da decisão em grupo, o objectivo é aproximar o volume do subconjunto do espaço dos parâmetros no qual cada alternativa é a melhor, ou não perde por uma diferença significativa, bem como determinar aproximadamente as alternativas que cada alternativa domina. A aproximação apresentada pode ser facilmente utilizada, e apesar de não fornecer resultados precisos, pode ser bastante útil para recomendar um subconjunto de alternativas aos decisores.