Repository logo
 
Publication

Perceção dos enfermeiros sobre as competências de supervisão clínica

datacite.subject.fosCiências Médicaspt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Ernestina Maria Veríssimo Batoca
dc.contributor.advisorSoares, Sérgio Custódio
dc.contributor.authorFigueira, Ana Cristina Marques da Silva
dc.date.accessioned2016-10-24T14:26:15Z
dc.date.available2016-10-24T14:26:15Z
dc.date.issued2016-07-27
dc.date.submitted2015-12-02
dc.description.abstractIntrodução: A evolução da ciência e tecnologia, as mudanças no seio das organizações de saúde, as novas e emergentes filosofias de cuidados, exigem dos profissionais de saúde uma participação ativa na formação dos seus pares, tendo o processo de supervisão clínica uma importância relevante. Objetivos: Identificar a perceção dos enfermeiros tutores especialistas sobre as competências do supervisor clínico na área de saúde infantil e pediatria. Métodos: Estudo qualitativo exploratório descritivo, fenomenológico, numa amostra de dez enfermeiros tutores dos serviços da área de pediatria do Hospital Dr. Nélio Mendonça, SESARAM. Recorremos à entrevista semiestruturada e áudio gravada. Efetuámos análise de conteúdo ao “corpus” de todas as entrevistas, com definição de subcategorias e indicadores. Resultados:. Emergiu a categoria competências do supervisor clínico e as subcategorias mais referenciadas foram as caraterísticas pessoais com 38% de unidade de registo e as competências profissionais (25,7%). Nos aspetos relevantes em saúde infantil e pediatria destacaram-se também as competências pessoais e profissionais com 40,4% cada. O principal fator facilitador da supervisão foi o ser um processo estruturado (21,6%), e o dificultador foi o deficit no relacionamento interpessoal (21,7%). No global houve mais unidades de registo relacionadas com os aspetos dificultadores. Conclusão: Conscientes das perceções dos supervisores numa área tão específica como é a área de saúde infantil e pediatria, pensamos que este estudo poderá contribuir para melhorar a qualidade do processo supervisivo na enfermagem. É necessário o esforço conjunto entre o supervisor e supervisionado, melhorando os processos mediados entre as instituições e os atores, onde proliferam a partilha de saberes, experiências e objetivos profissionais. Palavras-chave: Supervisor, Mentor, Supervisor clínico, Enfermagem, Supervisão.pt_PT
dc.description.abstractAbstract Introduction: The evolution of science and technology, changes within the health organizations, new and emerging philosophies of care require health professionals actively involved in the formation of their pairs, giving a great importance to clinical supervision process. Objective main goal: Identify the perception of expert tutor’s nurses about the clinical supervisor in child health and pediatrics skills. Methods: A qualitative, exploratory and phenomenological study, and a sample with ten mentor nurses, from pediatric services at Hospital Dr. Nélio Mendonça SESARAM. We used the semi-structured interview and recorded audio. We made content analysis to " corpus " of all interviews, defining sub-categories and indicators. Results: Emerged the category skills of the clinical supervisor and it most referenced subcategories were the personal characteristics with 38% references unit and professional skills (25.7%). In child health and pediatrics relevant aspects stood out like the personal and professional skills with 40.4 % each. The main facilitator factor of supervision was the structured process (21.6%), and difficult factor of supervision was the deficit of interpersonal relationships (21.7%). In overall there were more registration units related to the hindering aspects Conclusion: Aware of the perceptions of supervisors in such a specific area as the area of child health and pediatrics, we believe that this study may contribute to improve the quality of the supervision process in nursing. The joint effort is required between the supervisor and supervised by improving processes mediated between institutions and actors, where proliferate the sharing of knowledge, experience and professional goals. Keywords: Supervisor, Mentor, Clinical Supervisor, Nursing, Supervision.pt_PT
dc.identifier.tid201248280pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3379
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAtitude do pessoal de saúdept_PT
dc.subjectCompetênciapt_PT
dc.subjectEnfermagem pediátricapt_PT
dc.subjectEnfermeirospt_PT
dc.subjectEnsino clínicopt_PT
dc.subjectEnsino em enfermagempt_PT
dc.subjectAttitude of health personnelpt_PT
dc.subjectCompetencept_PT
dc.subjectEducation, nursingpt_PT
dc.subjectNursespt_PT
dc.subjectNursing, supervisorypt_PT
dc.subjectPediatric nursingpt_PT
dc.titlePerceção dos enfermeiros sobre as competências de supervisão clínicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatriapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
AnaCristinaMarquesSilvaFigueira DM.pdf
Size:
4.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: