Repository logo
 
Publication

O ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonha

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2018-07-30T10:50:54Z
dc.date.available2018-07-30T10:50:54Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNesta comunicação temos como objetivo refletir sobre o desempenho didático de estudantes de Educação Básica, relativamente à mobilização de estratégias de desenvolvimento da compreensão na leitura, apresentando um estudo de caso realizado no âmbito do 1.º Ciclo de Bolonha. Os participantes foram estudantes inscritos na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita (Educação Básica, 3.º ano) de uma instituição de ensino superior Portuguesa. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o relatório escrito de um trabalho prático de fundamentação e planificação de atividades de motivação para a leitura e de desenvolvimento da compreensão na leitura. A análise de conteúdo do relatório permitiu-nos inferir que: i) no âmbito das estratégias de ensino da leitura centradas na motivação, os estudantes destacaram rodear os alunos de um universo de leitura, desvalorizando a diversificação de práticas de leitura; ii) relativamente às estratégias de ensino da leitura centradas no desenvolvimento da compreensão na leitura, os estudantes favoreceram trabalhar a identificação das ideias principais dos textos lidos, depreciando, sobretudo, a ativação de conhecimentos prévios. Concluímos que a planificação, implementação e desenvolvimento de programas em didática do Português que concedam relevo à motivação para a leitura e ao desenvolvimento da compreensão na leitura se revestem de particular importância, pelas suas repercussões no ensino da leitura do futuro público dos estudantes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMelão, D. (2018). O ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonha. In D. Alves, H. G. Pinto, I. S. Dias, M. O. Abreu & R. G. Muñoz (Orgs.). VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 25-30). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. (ISBN: 978-989-8797-20-9)pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8797-20-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5034
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociaispt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectEnsino da leiturapt_PT
dc.subjectCompreensão na leiturapt_PT
dc.titleO ensino da compreensão na leitura: um estudo de caso no 1.º ciclo de Bolonhapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociaispt_PT
oaire.citation.endPage30pt_PT
oaire.citation.startPage25pt_PT
oaire.citation.titleVII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Melão_IPCE_2018.pdf
Size:
12.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: