Repository logo
 
Publication

Articulando o português e a matemática através da literatura para a infância

dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2020-12-03T14:57:17Z
dc.date.available2020-12-03T14:57:17Z
dc.date.issued2020-12
dc.description.abstractEste estudo assenta numa experiência de ensino realizada no âmbito da formação inicial de professores, no 1.º ano do mestrado profissionalizante, na unidade curricular (UC) “Linguagens e Representações em Português e Matemática” (LRPM). Esta UC, da área da docência Português e Matemática, funciona em articulação e está fundada em duas ideias fortes: (i) a análise e conceção de episódios de ensino de natureza problemática constitui uma forma poderosa de conduzir os futuros professores a construir o seu conhecimento pedagógico de conteúdo para ensinar; e (ii) a literatura para a infância constitui um contexto favorável à aprendizagem articulada de Português e de Matemática. Estas ideias levaram-nos a desenhar uma experiência de ensino em que se recorreu a três livros-álbum com potencial didático. Em todos os episódios, foi proposto aos formandos o roteiro seguinte:(1) analise o episódio e explique como daria continuidade à discussão; (2) tendo como base o episódio apresentado, identifique e aprofunde os conceitos envolvidos e repense a sua continuidade; e (3) compare as duas propostas. A partir desta experiência de ensino, procuramos compreender: (i) como os futuros professores desenvolvem o seu conhecimento pedagógico de conteúdo de Matemática e de Português; (ii) como integram e valorizam a literatura para a infância na construção do seu conhecimento. Utilizando uma metodologia qualitativa e interpretativa, recolhemos dados dos trabalhos escritos dos formandos, organizados em pequenos grupos, nos episódios desenvolvidos. Os resultados mostram que os futuros professores desenvolvem o seu conhecimento para ensinar Matemática e Português e valorizam a literatura para a infância como suporte dessa aprendizagem, reencontrando, concomitantemente, modos renovados de fruição na leitura.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMenezes, L., & Melão, D. (2020). Articulando o português e a matemática através da literatura para a infância. In R. P. Lopes, C. Mesquita, E. M. Silva, & M. V. Pires (Eds). V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas (pp. 236-248). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.pt_PT
dc.identifier.issn978-972-745-276-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6421
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.subjectformação de professorespt_PT
dc.subjectliteratura para a infânciapt_PT
dc.subjectconhecimento para ensinarpt_PT
dc.titleArticulando o português e a matemática através da literatura para a infânciapt_PT
dc.title.alternative978-972-745-276-7pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragançapt_PT
oaire.citation.endPage248pt_PT
oaire.citation.issue5pt_PT
oaire.citation.startPage236pt_PT
oaire.citation.titleV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)pt_PT
person.familyNameMenezes
person.familyNameMelão
person.givenNameLuís
person.givenNameDulce
person.identifier.orcid0000-0002-8978-8900
person.identifier.orcid0000-0002-1608-1074
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db
relation.isAuthorOfPublication449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f

Files