Publication
Articulando o português e a matemática através da literatura para a infância
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.date.accessioned | 2020-12-03T14:57:17Z | |
dc.date.available | 2020-12-03T14:57:17Z | |
dc.date.issued | 2020-12 | |
dc.description.abstract | Este estudo assenta numa experiência de ensino realizada no âmbito da formação inicial de professores, no 1.º ano do mestrado profissionalizante, na unidade curricular (UC) “Linguagens e Representações em Português e Matemática” (LRPM). Esta UC, da área da docência Português e Matemática, funciona em articulação e está fundada em duas ideias fortes: (i) a análise e conceção de episódios de ensino de natureza problemática constitui uma forma poderosa de conduzir os futuros professores a construir o seu conhecimento pedagógico de conteúdo para ensinar; e (ii) a literatura para a infância constitui um contexto favorável à aprendizagem articulada de Português e de Matemática. Estas ideias levaram-nos a desenhar uma experiência de ensino em que se recorreu a três livros-álbum com potencial didático. Em todos os episódios, foi proposto aos formandos o roteiro seguinte:(1) analise o episódio e explique como daria continuidade à discussão; (2) tendo como base o episódio apresentado, identifique e aprofunde os conceitos envolvidos e repense a sua continuidade; e (3) compare as duas propostas. A partir desta experiência de ensino, procuramos compreender: (i) como os futuros professores desenvolvem o seu conhecimento pedagógico de conteúdo de Matemática e de Português; (ii) como integram e valorizam a literatura para a infância na construção do seu conhecimento. Utilizando uma metodologia qualitativa e interpretativa, recolhemos dados dos trabalhos escritos dos formandos, organizados em pequenos grupos, nos episódios desenvolvidos. Os resultados mostram que os futuros professores desenvolvem o seu conhecimento para ensinar Matemática e Português e valorizam a literatura para a infância como suporte dessa aprendizagem, reencontrando, concomitantemente, modos renovados de fruição na leitura. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Menezes, L., & Melão, D. (2020). Articulando o português e a matemática através da literatura para a infância. In R. P. Lopes, C. Mesquita, E. M. Silva, & M. V. Pires (Eds). V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): Livro de atas (pp. 236-248). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-972-745-276-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6421 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança | pt_PT |
dc.subject | formação de professores | pt_PT |
dc.subject | literatura para a infância | pt_PT |
dc.subject | conhecimento para ensinar | pt_PT |
dc.title | Articulando o português e a matemática através da literatura para a infância | pt_PT |
dc.title.alternative | 978-972-745-276-7 | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Bragança | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 248 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 5 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 236 | pt_PT |
oaire.citation.title | V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) | pt_PT |
person.familyName | Menezes | |
person.familyName | Melão | |
person.givenName | Luís | |
person.givenName | Dulce | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8978-8900 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1608-1074 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db | |
relation.isAuthorOfPublication | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f |