dc.contributor.author | Rocha, João | |
dc.contributor.editor | Ramalho, Henrique | en_US |
dc.contributor.editor | Cardoso, Ana Paula | en_US |
dc.contributor.editor | Lacerda, Carla | en_US |
dc.contributor.editor | Rocha, João | en_US |
dc.contributor.editor | Figueiredo, Maria Pacheco | en_US |
dc.date.accessioned | 2021-04-15T10:10:49Z | |
dc.date.available | 2021-04-15T10:10:49Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.date.updated | 2021-04-14T11:21:35Z | |
dc.description.abstract | O Conselho Nacional de Educação, com a promulgação do Parecer n.o 4/2016, de 29 de fevereiro, preconizou um conjunto de recomendações para a formação inicial de educadores e professores de acesso à profissão. O ponto 7 do referido Parecer aponta para a conceção de um programa de indução com caráter probatório, claro e exequível, onde sobressai a definição de quadros de referência quanto ao perfil desejável do candidato em período probatório na conclusão da indução profissional. Destaca-se ainda a figura do orientador/supervisor com perfil adequado às funções de colaboração com a instituição de formação, tal como, a formação adequada dos mesmos. Este Parecer vem dar destaque ao papel da supervisão no acesso à profissão de educadores e professores, nomeadamente no programa de indução com caráter probatório. Nesse intuito, sentimos a necessidade de apresentar uma reflexão sobre a análise e discussão de situações de docência, apontando para as características dos supervisores eficazes, para as competências de comunicação, observação de aulas e supervisão e definição de metas, muito norteados pelo pensamento de Reis (2010). A reflexão apresentada incide, de forma particular, no ciclo de supervisão (pré- observação, pós-observação e observação); nas competências e papel do bom orientador (boa supervisão) e reflexão; na eficácia da comunicação que deve ser promovida pelo orientador, na necessidade de recolha de evidências potenciadas pela observação, promotoras do estabelecimento de metas de desenvolvimento e aprendizagem; assim como, mais incidentemente, na supervisão, com destaque para a reflexão, para o feedback (co)construtivo e para o desenvolvimento profissional. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34633/978-989-54743-0-1 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-54743-0-1 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-2522231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6724 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Viseu - Instituto Politécnico de Viseu | pt_PT |
dc.subject | supervisão | pt_PT |
dc.subject | período probatório | pt_PT |
dc.subject | observação de aulas | pt_PT |
dc.subject | reflexão | pt_PT |
dc.title | Processos de supervisão: acompanhamento e avaliação de professores | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 25 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 15 | pt_PT |
oaire.citation.title | Aprender é Coisa Séria: Contributos para a construção do saber escolar I | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Rocha | |
person.givenName | João | |
person.identifier.ciencia-id | F214-E725-4B51 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0454-5038 | |
rcaap.cv.cienciaid | F214-E725-4B51 | João Rocha | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472 | |
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