Repository logo
 
Publication

Processos de supervisão: acompanhamento e avaliação de professores

dc.contributor.authorRocha, João
dc.contributor.editorRamalho, Henriqueen_US
dc.contributor.editorCardoso, Ana Paulaen_US
dc.contributor.editorLacerda, Carlaen_US
dc.contributor.editorRocha, Joãoen_US
dc.contributor.editorFigueiredo, Maria Pachecoen_US
dc.date.accessioned2021-04-15T10:10:49Z
dc.date.available2021-04-15T10:10:49Z
dc.date.issued2020
dc.date.updated2021-04-14T11:21:35Z
dc.description.abstractO Conselho Nacional de Educação, com a promulgação do Parecer n.o 4/2016, de 29 de fevereiro, preconizou um conjunto de recomendações para a formação inicial de educadores e professores de acesso à profissão. O ponto 7 do referido Parecer aponta para a conceção de um programa de indução com caráter probatório, claro e exequível, onde sobressai a definição de quadros de referência quanto ao perfil desejável do candidato em período probatório na conclusão da indução profissional. Destaca-se ainda a figura do orientador/supervisor com perfil adequado às funções de colaboração com a instituição de formação, tal como, a formação adequada dos mesmos. Este Parecer vem dar destaque ao papel da supervisão no acesso à profissão de educadores e professores, nomeadamente no programa de indução com caráter probatório. Nesse intuito, sentimos a necessidade de apresentar uma reflexão sobre a análise e discussão de situações de docência, apontando para as características dos supervisores eficazes, para as competências de comunicação, observação de aulas e supervisão e definição de metas, muito norteados pelo pensamento de Reis (2010). A reflexão apresentada incide, de forma particular, no ciclo de supervisão (pré- observação, pós-observação e observação); nas competências e papel do bom orientador (boa supervisão) e reflexão; na eficácia da comunicação que deve ser promovida pelo orientador, na necessidade de recolha de evidências potenciadas pela observação, promotoras do estabelecimento de metas de desenvolvimento e aprendizagem; assim como, mais incidentemente, na supervisão, com destaque para a reflexão, para o feedback (co)construtivo e para o desenvolvimento profissional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34633/978-989-54743-0-1pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54743-0-1
dc.identifier.slugcv-prod-2522231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6724
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viseu - Instituto Politécnico de Viseupt_PT
dc.subjectsupervisãopt_PT
dc.subjectperíodo probatóriopt_PT
dc.subjectobservação de aulaspt_PT
dc.subjectreflexãopt_PT
dc.titleProcessos de supervisão: acompanhamento e avaliação de professorespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage25pt_PT
oaire.citation.startPage15pt_PT
oaire.citation.titleAprender é Coisa Séria: Contributos para a construção do saber escolar Ipt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameRocha
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-idF214-E725-4B51
person.identifier.orcid0000-0002-0454-5038
rcaap.cv.cienciaidF214-E725-4B51 | João Rocha
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ebook_Aprender_é_Coisa_Séria-contributos_para_a_construção_do_saber_escolar.pdf
Size:
4.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: