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ESEV - DCA - Capítulo em obra nacional, como autor

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  • Comic pornotopia: the theatricalized fiction of sexuality in Magda, Deus aos domingos and garota Silat
    Publication . F. Miranda Jr, Edmilson; Maria Manuel Baptista; Rui Alexandre Grácio; Renata Castelo Branco Araújo; Thaís Azevedo; Francisco Welligton Barbosa Jr
    This paper employs Paul B. Preciado’s concept of pornotopia, along with Theresa Tensuan’s critical approach to comics, to analyze the representation of the characters Magda, Deus and Garota Silat, created by the comics artist Rafael Campos Rocha. The investigation also employs the perspective of Marlucy Paraíso, in which the three characters are protagonists in cultural texts oriented to leisure and entertainment. Based on the content analysis methodology outlined by Bardin, pornotopias are posited as models of masculinity invented for the production and consumption of pleasure by way of their presence in comics simultaneously reproductive and critical of that very masculinity. In this view, the representation of the female body reproduces Preciado’s theatricalized fiction of sexuality and, at the same time, challenges this fiction through presenting discourses that interface with discourses of decoloniality, questioning hegemonic patriarchal symbolic structures. In this sense, the characters confirm Tensuan’s reading of the comics, offering a vision of performative practices, family rituals and cultural conventions that articulate individual and collective differences in the context in which they are inserted, the context of a Brazil permeated by complex disputes over the culturally constructed concept of gender.
  • Pornotopia em quadrinhos: a ficção teatralizada da sexualidade em Magda, Deus aos domingos e garota Silat
    Publication . F. Miranda Jr, Edmilson; Maria Manuel Baptista; Rui Alexandre Grácio; Renata Castelo Branco Araújo; Thaís Azevedo; Francisco Welligton Barbosa Jr
    Este trabalho emprega o conceito de pornotopia de Paul B. Preciado e a abordagem crítica de Theresa Tensuan sobre as histórias em quadrinhos para analisar a representação das personagens Magda, Deus aos domingos e Garota Silat, criadas pelo quadrinista Rafael Campos Rocha. A investigação também emprega a perspectiva de Marlucy Paraíso, para assumir os quadrinhos nos quais as três personagens são protagonistas como textos culturais voltados para o lazer e entretenimento. Com base na metodologia de análise de conteúdo descrita por Bardin, pretende-se demonstrar pornotopias como modelos de masculinidade inventados para produção e consumo de prazer afirmando-se em histórias em quadrinhos simultaneamente reprodutoras e críticas dessa mesma masculinidade. Isto é, o modo como as personagens têm seu corpo feminino representado reproduzem a ficção teatralizada da sexualidade sobre a qual fala Preciado e, ao mesmo tempo, desafiam essa mesma ficção ao apresentar discursos que flertam com a proposta decolonial, questionadora de estruturas simbólicas hegemônicas patriarcais. Nesse sentido, as personagens confirmam a leitura de Tensuan sobre os quadrinhos, oferecendo uma visão das práticas performáticas, rituais familiares e convenções culturais que delineiam diferenças individuais e coletivas no contexto nas quais se inserem, o contexto de um Brasil permeado por complexas disputas sobre o conceito de gênero culturalmente construído.
  • Turismo Inteligente (Smart Tourism e Smart Cities): desafios à Interioridade
    Publication . Osório Antas De Barros, Maria
    O setor do turismo desempenha um papel importante na economia global, bem como em muitas economias nacionais e regionais. É um sector dinâmico com um elevado potencial para criar novos empregos e empresas e para contribuir significativamente para o desenvolvimento do território. As novas dimensões da comunicação e os novos media são geradores de novas experiências de representação do mundo, de uma nova tipologia de relacionamentos, de novos padrões de organização e produção de conteúdos. A consciencialização para esta temática, configurada em diferentes estudos, identifica a necessidade de repensar as estratégias, de partilhar conhecimentos, exemplos e boas práticas como forma de potenciar a construção de vantagens competitivas inteligentes no turismo, baseadas sobretudo, na capacidade de gerar e absorver inovação. No contexto global de crescimento da população, onde se prevê que os fluxos populacionais estejam, cada vez mais concentrados nas cidades, é premente equacionar estratégias que visem um crescimento sustentado e integrado, contribuindo para o desenvolvimento de cidades inteligentes, inclusivas, participadas, inovadoras e sustentáveis, equacionando o fenómeno dos territórios menos urbanizados do interior de Portugal.
  • Desafio às rádios comunitárias portuguesas: o jornalismo de proximidade e o registo oficial na Entidade Reguladora para a Comunicação Social
    Publication . Midões, Miguel
    Em Portugal, o estudo sobre rádios comunitárias era, até há relativamente pouco tempo, inexistente. A rádio continua a ser dos meios de comunicação menos explorados pela academia e, dentro desta área, a rádio como medium alternativo e ligado às comunidades locais não era sequer objeto de estudo. Entre 2015 e 2020 foram identificadas e caracterizadas 21 rádios comunitárias em Portugal, ao longo de um mapeamento que comprovou a existência de um terceiro setor de radiodifusão, ainda que sem qualquer enquadramento legal. A tendência, à semelhança da Europa, é crescente e os projetos continuam a surgir, sobretudo concentrados nas principais zonas metropolitanas, Lisboa e Porto, e no litoral. A caracterização destas emissoras mostra que são rádios sem fins lucrativos, que nascem no seio das comunidades, são geridas por estas e a grelha de programas é construída como alternativa aos media mainstream. Embora algumas destas emissoras de rádio surjam com o objetivo de intervenção social, política e cultural, este nível de intervenção com vista ao desenvolvimento local é ainda muito ténue, o mesmo que se passa quando se analisa o exercício do jornalismo, com vista à representação das comunidades e dos interesses locais. As rádios comunitárias portuguesas têm ainda poucos espaços dedicados à informação e notícias, assumindo-se um caráter sobretudo musical e de entretenimento. No entanto, há exceções, como o caso da Rádio Escuta, um projeto efémero, que decorreu em Lisboa, no bairro Almirante Reis, em 2018. Esta rádio focava-se na informação e no exercício do jornalismo, dando voz ao bairro em que surgiu, inclusive em vários idiomas, que correspondiam às comunidades imigrantes com maior representatividade nesta zona da capital portuguesa. A participação das comunidades na construção da grelha de programas e a participação nos media é uma realidade, contudo o acesso da população à participação em alguns destes projetos é controlado. Este artigo pretende também perceber como funcionam estas rádios, em Portugal, não existindo um enquadramento para este setor na lei da rádio (nº54/2010). Constata-se que vários projetos de rádios comunitárias estão oficialmente registados na ERC – a Entidade Reguladora da Comunicação - como “difusão de serviços de programas exclusivamente através da Internet”, não carecendo este registo de qualquer “habilitação prévia”, podendo ser efetuado por “pessoas singulares” como “entidades proprietárias dos serviços” (ERC, 2022). Confirmando-se que as rádios comunitárias portuguesas são um processo em expansão, importa rever a atual lei da radiodifusão portuguesa, para que seja permitido um registo oficial correto ou um melhor enquadramento legal para estes projetos, assim como importa analisar as rádios locais portuguesas, que reúnem várias características comunitárias, nomeadamente o facto de muitas emissoras serem organizações sem fins lucrativos e dinamizadas, maioritariamente, por voluntários.
  • Desenho no Digital
    Publication . Sousa, Catarina Carneiro de
    Há no desenho contemporâneo uma dimensão digital que não pode ser ignorada. O propósito deste capítulo é pensar, de forma muito breve, alguns dos diferentes processos pelos quais esta dimensão digital se tem manifestado no desenho autónomo. Para isso iremos comparar as diferenças entre a remediação digital de processos tradicionais e processos nativamente digitais. Parece- nos particularmente signi"cativo distingui-los, por um lado, mas também compreender como podem, atualmente, tender para a hibridização.
  • Perspetivas sobre o ensino politécnico: contextos sociais, motivações de acesso e competências emocionais
    Publication . Sousa, Luis Nuno Figueiredo e; Cardoso, Ana Paula; Santos, Maria João; Campos, Sofia; Paiva, Teresa
  • A muralha enquanto marco físico e simbólico na gestão da peste em contexto urbano o exemplo da cidade de Viseu nos séculos XVI e XVII.
    Publication . Castilho, Liliana
    A presença da muralha consagrava o estatuto urbano de uma povoação, e delimitava, física e simbolicamente, a cidade da não cidade. A muralha de Viseu, viu a sua funcionalidade alterar-se ao longo da Época Moderna, perdendo progressivamente o seu carácter militar, mas mantendo inalteradas as suas funções políticas e morfológicas. A utilização da muralha enquanto cerca pandémica, promovida pelo Concelho, mas obedecendo, num dos casos, a instruções da administração central, ficou particularmente clara aquando dos surtos de peste de 1577 e 1637. A cidade fechou-se sobre si mesma, encerrando, em 1637, três das sete portas da muralha e nomeando guardas-mores para as restantes. Os habitantes da cidade foram escalonados para fazerem guarda a uma das portas e elegeram-se dois provedores da saúde e quatro meirinhos. Os “estrangeiros” foram proibidos de entrar no burgo sem licença, e foi aprovado um corpo legislativo definindo as penas para os prevaricadores, como se infere da análise dos livros de atas da Câmara. A muralha surge assim como recurso eficaz na defesa da cidade face a uma ameaça externa, epidémica e invisível neste caso, mas concretizada em todos os
  • CROWDSOURCING: criando plataformas digitais como estratégia de preservação e conservação da memória de manifestações/intervenções não perenes de Arte Contemporânea em Espaço Público.
    Publication . Castilho, Liliana
    Inicialmente, tomando aqui as reflexões de Armajani (1993), cabe lembrar que Arte Pública não significa um trabalho de grandes dimensões inserido num espaço público, pois a simples inserção de um objeto em um espaço coletivo não o configura como tal. O campo da Arte Pública é, por natureza, híbrido e polivalente e tem um apelo social, cuja intensidade é variável de acordo com o projeto poético da obra–caminha desde uma remodelação no modo de se perceber ou de dar visibilidade ao espaço onde a obra está inserida, até propostas artivistas que visam de modo muito claro uma crítica institucional e a transformação das práticas sociais por meio da arte, bem como com possíveis impactos nas ordens políticas e/ou econômicas.
  • A Habitação Urbana na Época Moderna: modos de habitar. A cidade de Viseu como estudo de caso.
    Publication . Castilho, Liliana
    A Casa Nobre em Portugal, na Época Moderna, não se reveste da magnificência característica de outros países europeus, não sendo comuns entre nós verdadeiros palácios, se excetuarmos os da família real, mas tão só habitações de maiores dimensões, e com uma dinâmica interna mais complexa que, pelo seu volume e riqueza decorativa, se destacam das demais. A sua especificidade funcional tende a aumentar ao longo da Época Moderna, verificando-se uma maior especialização dos espaços no século XVIII em comparação com o século XVI, e o gosto estético corresponde naturalmente ao da época de construção, mas as principais características são comuns a todo o período.