Repository logo
 
Publication

Stresse na Profissão Docente: Um Estudo Exploratório numa Escola Secundária

dc.contributor.authorMartins, Cláudia Rafaela Costa
dc.contributor.authorViolante, Emanuel Marques
dc.contributor.authorGato, Filomena de Jesus Oleiro Torres
dc.date.accessioned2017-01-17T14:28:32Z
dc.date.available2017-01-17T14:28:32Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractNeste estudo procurou verificar-se a existência de fontes de stresse nos docentes de uma escola secundária e proporcionar uma reflexão acerca das estratégias utilizadas para prevenir ou combater situações de stresse ocupacional. Após a aplicação do Questionário Sociodemográfico, elaborado pelos autores deste estudo, e da Escala Portuguesa de Stresse Ocupacional – versão para Docência – EPSO-D, de Mota Cardoso et al., 2002, a 80 docentes, a análise dos resultados permite concluir a existência de stresse ocupacional, aproximando-se os valores obtidos aos da média da população portuguesa encontrados por Mota-Cardoso e colaboradores (2002). Consideram-se inovadores e pertinentes os resultados encontrados relativamente às variáveis „gosto pela cidade em que trabalha‟, „mudanças de local de trabalho‟ e „docência em cursos profissionais ou, simultaneamente, em cursos profissionais e científico-humanísticos‟, visto que influenciam os níveis de stresse.pt_PT
dc.description.abstractThis study sought to verify the existence of stress sources among the teachers of a secondary school and provide a reflection about the strategies used to prevent and deal with situations of occupational stress. After the appliance of the Sociodemographic Questionnaire, performed by the authors of this study, and the Portuguese Occupational Stress Scale - Teachers Version – EPSO-D (Mota Cardoso et al., 2002) to 80 teachers, the analysis of the results showed the existence of occupational Stress. The values obtained were similar to the Portuguese population average found by Mota Cardoso et al. (2002). The results found to the variables „city where you would like to work‟, „change of the workplace‟, and „teaching professional courses or simultaneously professional and scientific courses‟ are considered innovative and relevant, due to their influence in stress levels.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, Cláudia Rafaela Costa; Violante, Emanuel Marques & Gato, Filomena de Jesus Oleiro Torres (2015). Stresse na Profissão Docente: Um Estudo Exploratório numa Escola Secundária. Millenium, 48 (jan/jun). Pp. 135-155pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4002
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPVpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectdocentespt_PT
dc.subjectstresse ocupacionalpt_PT
dc.subjectestratégias de copingpt_PT
dc.subjectoccupational stresspt_PT
dc.subjectteacherspt_PT
dc.subjectcoping strategiespt_PT
dc.titleStresse na Profissão Docente: Um Estudo Exploratório numa Escola Secundáriapt_PT
dc.title.alternativeStress in teaching profession: an exploratory study in a secondary schoolpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage155pt_PT
oaire.citation.issue48pt_PT
oaire.citation.startPage135pt_PT
oaire.citation.titleMilleniumpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
8098-23027-1-SM.pdf
Size:
702.11 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: