Repository logo
 
Publication

Crises in tourism: travel agencies' perceptions of the Covid-19 pandemic crisis

dc.contributor.authorDuque, Ana Sofia
dc.contributor.authorVicente, Margarida
dc.contributor.authorLoureiro, Cristina
dc.date.accessioned2023-03-06T10:01:59Z
dc.date.available2023-03-06T10:01:59Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA indústria do turismo é extremamente vulnerável a inúmeras crises, como desastres naturais, terrorismo, epidemias e pandemias. Os destinos turísticos e as próprias empresas devem de estar bem preparados para combater uma crise e desenvolver estratégias de recuperação. O presente trabalho identifica, a partir das perceções das agências de viagens e turismo, as dimensões do impacto da crise pandémica Covid-19. É desenvolvido um instrumento de avaliação das várias dimensões relacionadas com o impacto da pandemia. O método escolhido foi o inquérito por questionário, que foi enviado por email a 318 agências de viagens da região Centro de Portugal, localizadas nos distritos que integram este território: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu. Os resultados mostram que o impacto da crise Covid-19 pode medir-se através de seis dimensões: psicológica, carreira, contabilística, económica, procura e trabalho em rede. Assim, o impacto da Covid-19 deixa de ser entendido como um conceito geral e passa a ser percebido como um conjunto de seis fatores específicos. O desenvolvimento de um instrumento de avaliação das várias dimensões do impacto da crise pandémica Covid-19 permitirá a estas empresas orientar a sua estratégia e desenvolver as ferramentas necessárias para combater crises e diminuir os seus danos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDuque, A. S.; Vicente, M.; Loureiro, C. (2022). Crises in tourism: travel agencies' perceptions of the Covid-19 pandemic crisis. European Journal of Applied Business and Management, Special Issue ICABM 2022, pp. 72-83pt_PT
dc.identifier.issn2183-5594
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7625
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectCrisespt_PT
dc.subjectCovid-19pt_PT
dc.subjectAgências de viagenspt_PT
dc.subjectRegião Centropt_PT
dc.titleCrises in tourism: travel agencies' perceptions of the Covid-19 pandemic crisispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage83pt_PT
oaire.citation.startPage72pt_PT
oaire.citation.titleEuropean Journal of Applied Business and Managementpt_PT
oaire.citation.volumeSpecial Issue ICABM 2022pt_PT
person.familyNameCarreira Duque
person.familyNameVicente
person.givenNameAna Sofia
person.givenNameMargarida
person.identifier.ciencia-idEC14-82F1-59D2
person.identifier.ciencia-id9417-DA34-606A
person.identifier.orcid0000-0002-8405-0640
person.identifier.orcid0000-0001-8536-9488
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0a703316-75bf-4e8b-ad96-8f2bdd915a09
relation.isAuthorOfPublicationf9593c44-83ca-4b86-a2ba-04ce230a654d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0a703316-75bf-4e8b-ad96-8f2bdd915a09

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
638-2349-1-PB.pdf
Size:
359.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: