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Advisor(s)
Abstract(s)
A indústria do turismo é extremamente vulnerável a inúmeras crises, como desastres naturais, terrorismo, epidemias e pandemias. Os destinos turísticos e as próprias empresas devem de estar bem preparados para combater uma crise e desenvolver estratégias de recuperação. O presente trabalho identifica, a partir das perceções das agências de viagens e turismo, as dimensões do impacto da crise pandémica Covid-19. É desenvolvido um instrumento de avaliação das várias dimensões relacionadas com o impacto da pandemia.
O método escolhido foi o inquérito por questionário, que foi enviado por email a 318 agências de viagens da região Centro de Portugal, localizadas nos distritos que integram este território: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu.
Os resultados mostram que o impacto da crise Covid-19 pode medir-se através de seis dimensões: psicológica, carreira, contabilística, económica, procura e trabalho em rede. Assim, o impacto da Covid-19 deixa de ser entendido como um conceito geral e passa a ser percebido como um conjunto de seis fatores específicos. O desenvolvimento de um instrumento de avaliação das várias dimensões do impacto da crise pandémica Covid-19 permitirá a estas empresas orientar a sua estratégia e desenvolver as ferramentas necessárias para combater crises e diminuir os seus danos.
Description
Keywords
Crises Covid-19 Agências de viagens Região Centro
Citation
Duque, A. S.; Vicente, M.; Loureiro, C. (2022). Crises in tourism: travel agencies' perceptions of the Covid-19 pandemic crisis. European Journal of Applied Business and Management, Special Issue ICABM 2022, pp. 72-83