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Abstract(s)
Na atualidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS, possui dois sistemas de referência, a décima revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10, e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF, que assumem um papel nuclear na conceptualização da deficiência e incapacidade. Mais recentemente, a OMS promoveu a elaboração de uma versão da CIF para crianças e jovens (CIF-C1) de utilização universal nas áreas da saúde, educação e reabilitação. No contexto nacional, no ámbito da reorganização da Educação Especial, com a criação do Decreto-Lei n. 3/2008, de 7 de janeiro, o Ministério da Educação adotou o referencial teórico da CIF. O diploma prevê que a avaliação seja realizada por referência à CIF-0, cujos resultados devem também servir de base à elaboração do programa educativo individual. O presente estudo, de caráter exploratório, tem como objetivo analisar as perceções dos professores de educação especial sobre questões respeito à utilização da CIF-CI no contexto educativo. A amostra, por conveniência, é constituída por 62 professores de educação especial de agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. Em síntese, os professores acentuam que o normativo não contribui para melhorar a inclusão; fomenta o envolvimento dos pais, nomeadamente no processo de avaliação; promove a articulação dos serviços e das parcerias. No que diz respeito à utilização da CIF-Cl, os docentes referem que introduziu um maior rigor e clarificação na avaliação, no entanto, não veio facilitar os procedimentos, tendo aumentado a burocratização dos processos; assumem ainda, dificuldades na avaliação por referência à CIF.. Estes dados remetem para a necessidade de um maior investimento na formação dos profissionais, bem como na construção de instrumentos de avaliação adequados ao referencial CIF-CI.
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Keywords
Classificação Internacional de Funcionalidade Necessidades Educativas Especiais Educação Especial Inclusão
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Publisher
Edições Instituto Politécnico de Gaya