Publication
Reflexões em torno dos limites e das potencialidades da utilização da Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF) no contexto educativo
dc.contributor.author | Felizardo, Sara | |
dc.contributor.author | Ferreira, Joaquim | |
dc.contributor.author | Pereira, Marcelino | |
dc.contributor.author | Campos, Sofia | |
dc.date.accessioned | 2017-02-02T14:39:09Z | |
dc.date.available | 2017-02-02T14:39:09Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Na atualidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS, possui dois sistemas de referência, a décima revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10, e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF, que assumem um papel nuclear na conceptualização da deficiência e incapacidade. Mais recentemente, a OMS promoveu a elaboração de uma versão da CIF para crianças e jovens (CIF-C1) de utilização universal nas áreas da saúde, educação e reabilitação. No contexto nacional, no ámbito da reorganização da Educação Especial, com a criação do Decreto-Lei n. 3/2008, de 7 de janeiro, o Ministério da Educação adotou o referencial teórico da CIF. O diploma prevê que a avaliação seja realizada por referência à CIF-0, cujos resultados devem também servir de base à elaboração do programa educativo individual. O presente estudo, de caráter exploratório, tem como objetivo analisar as perceções dos professores de educação especial sobre questões respeito à utilização da CIF-CI no contexto educativo. A amostra, por conveniência, é constituída por 62 professores de educação especial de agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. Em síntese, os professores acentuam que o normativo não contribui para melhorar a inclusão; fomenta o envolvimento dos pais, nomeadamente no processo de avaliação; promove a articulação dos serviços e das parcerias. No que diz respeito à utilização da CIF-Cl, os docentes referem que introduziu um maior rigor e clarificação na avaliação, no entanto, não veio facilitar os procedimentos, tendo aumentado a burocratização dos processos; assumem ainda, dificuldades na avaliação por referência à CIF.. Estes dados remetem para a necessidade de um maior investimento na formação dos profissionais, bem como na construção de instrumentos de avaliação adequados ao referencial CIF-CI. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0874-2391 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4358 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições Instituto Politécnico de Gaya | pt_PT |
dc.subject | Classificação Internacional de Funcionalidade | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.title | Reflexões em torno dos limites e das potencialidades da utilização da Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF) no contexto educativo | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | V.N. Gaia | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 16 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 6 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Psicologia, Educação e Cultura | pt_PT |
oaire.citation.volume | XVII, n.º 2 | pt_PT |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 20-2013-Revista Psicologia Educação Cultura.pdf
- Size:
- 1.16 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: