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Reflexões em torno dos limites e das potencialidades da utilização da Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF) no contexto educativo

dc.contributor.authorFelizardo, Sara
dc.contributor.authorFerreira, Joaquim
dc.contributor.authorPereira, Marcelino
dc.contributor.authorCampos, Sofia
dc.date.accessioned2017-02-02T14:39:09Z
dc.date.available2017-02-02T14:39:09Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractNa atualidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS, possui dois sistemas de referência, a décima revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10, e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF, que assumem um papel nuclear na conceptualização da deficiência e incapacidade. Mais recentemente, a OMS promoveu a elaboração de uma versão da CIF para crianças e jovens (CIF-C1) de utilização universal nas áreas da saúde, educação e reabilitação. No contexto nacional, no ámbito da reorganização da Educação Especial, com a criação do Decreto-Lei n. 3/2008, de 7 de janeiro, o Ministério da Educação adotou o referencial teórico da CIF. O diploma prevê que a avaliação seja realizada por referência à CIF-0, cujos resultados devem também servir de base à elaboração do programa educativo individual. O presente estudo, de caráter exploratório, tem como objetivo analisar as perceções dos professores de educação especial sobre questões respeito à utilização da CIF-CI no contexto educativo. A amostra, por conveniência, é constituída por 62 professores de educação especial de agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. Em síntese, os professores acentuam que o normativo não contribui para melhorar a inclusão; fomenta o envolvimento dos pais, nomeadamente no processo de avaliação; promove a articulação dos serviços e das parcerias. No que diz respeito à utilização da CIF-Cl, os docentes referem que introduziu um maior rigor e clarificação na avaliação, no entanto, não veio facilitar os procedimentos, tendo aumentado a burocratização dos processos; assumem ainda, dificuldades na avaliação por referência à CIF.. Estes dados remetem para a necessidade de um maior investimento na formação dos profissionais, bem como na construção de instrumentos de avaliação adequados ao referencial CIF-CI.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn0874-2391
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4358
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições Instituto Politécnico de Gayapt_PT
dc.subjectClassificação Internacional de Funcionalidadept_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.titleReflexões em torno dos limites e das potencialidades da utilização da Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF) no contexto educativopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceV.N. Gaiapt_PT
oaire.citation.endPage16pt_PT
oaire.citation.startPage6pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Psicologia, Educação e Culturapt_PT
oaire.citation.volumeXVII, n.º 2pt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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