Repository logo
 
Publication

Concepções e práticas de professores de matemática: contributos para o estudo da pergunta

dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.date.accessioned2012-08-28T14:26:29Z
dc.date.available2012-08-28T14:26:29Z
dc.date.issued1996
dc.description.abstractOs alunos têm uma participação diferenciada nas aulas consoante as perguntas formuladas pelos professores. As perguntas de asserção e as enfatizantes, que funcionam como apoio ao discurso do professor, visam ganhar a atenção dos alunos para aquilo que está a ser dito. As perguntas teste levam a uma participação individualizada dos alunos, que não sentem necessidade de cooperarem uns com os outros. As perguntas convergentes conduzem a reacções diferentes dos alunos se são colocadas a toda a turma ou a grupos particulares. No primeiro caso, tendem a induzir uma resposta imediata e, por vezes, pouco reflectida, enquanto que no segundo, as perguntas convergentes induzem os alunos a dialogarem uns com os outros. As perguntas divergentes originam, nos alunos, reacções diferentes consoante as situações. As mais frequentes são a discussão entre os alunos e os silêncios (quando a pergunta é pouco clara). Estas perguntas surgem, normalmente, associadas aos momentos de discussão dos problemas. A relação entre as concepções dos professores — sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática — e as práticas da aula (em relação ao uso que aqueles fazem da pergunta) é dialéctica, isto é, trata-se de uma relação de mútua influência. No entanto, é de assinalar uma apreciável consistência entre o tipo de perguntas a que o professor recorre e as suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem da disciplina. A elevada frequência das perguntas, no discurso do professor, é consentânea com a importância que lhe atribuem. Na relação entre as concepções e as práticas, é de sublinhar a influência de factores de carácter social e do nível de reflexão dos professores.por
dc.description.sponsorshipJNICTpor
dc.identifier.citationMenezes, L. (1996). Concepções e práticas de professores de Matemática; Contributos para o estudo da pergunta (Colecção TESES - mestrado), Associação de Professores de Matemática: Lisboa.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/1145
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapor
dc.subjectConcepçõespor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectPerguntapor
dc.titleConcepções e práticas de professores de matemática: contributos para o estudo da perguntapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.titleColeção TESESpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Menezes_tese_mestrado_1995.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: