Publication
Concepções e práticas de professores de matemática: contributos para o estudo da pergunta
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.date.accessioned | 2012-08-28T14:26:29Z | |
dc.date.available | 2012-08-28T14:26:29Z | |
dc.date.issued | 1996 | |
dc.description.abstract | Os alunos têm uma participação diferenciada nas aulas consoante as perguntas formuladas pelos professores. As perguntas de asserção e as enfatizantes, que funcionam como apoio ao discurso do professor, visam ganhar a atenção dos alunos para aquilo que está a ser dito. As perguntas teste levam a uma participação individualizada dos alunos, que não sentem necessidade de cooperarem uns com os outros. As perguntas convergentes conduzem a reacções diferentes dos alunos se são colocadas a toda a turma ou a grupos particulares. No primeiro caso, tendem a induzir uma resposta imediata e, por vezes, pouco reflectida, enquanto que no segundo, as perguntas convergentes induzem os alunos a dialogarem uns com os outros. As perguntas divergentes originam, nos alunos, reacções diferentes consoante as situações. As mais frequentes são a discussão entre os alunos e os silêncios (quando a pergunta é pouco clara). Estas perguntas surgem, normalmente, associadas aos momentos de discussão dos problemas. A relação entre as concepções dos professores — sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática — e as práticas da aula (em relação ao uso que aqueles fazem da pergunta) é dialéctica, isto é, trata-se de uma relação de mútua influência. No entanto, é de assinalar uma apreciável consistência entre o tipo de perguntas a que o professor recorre e as suas concepções sobre o ensino e a aprendizagem da disciplina. A elevada frequência das perguntas, no discurso do professor, é consentânea com a importância que lhe atribuem. Na relação entre as concepções e as práticas, é de sublinhar a influência de factores de carácter social e do nível de reflexão dos professores. | por |
dc.description.sponsorship | JNICT | por |
dc.identifier.citation | Menezes, L. (1996). Concepções e práticas de professores de Matemática; Contributos para o estudo da pergunta (Colecção TESES - mestrado), Associação de Professores de Matemática: Lisboa. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/1145 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Associação de Professores de Matemática | por |
dc.subject | Concepções | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Discurso | por |
dc.subject | Pergunta | por |
dc.title | Concepções e práticas de professores de matemática: contributos para o estudo da pergunta | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.title | Coleção TESES | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |