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A utilização do Twitter pelos partidos políticos portugueses em contexto pré-eleitoral: as eleições legislativas de 2019

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Abstract(s)

O mundo em que vivemos está permanentemente conectado sendo a comunicação e a informação fatores decisivos na tomada de decisão e na perceção que temos de tudo o que nos rodeia. As redes sociais tornaram-se assim meios de comunicação globais, interativos e muito populares. A maioria da população mundial utilizadora de redes sociais fá-lo diariamente, sendo que o Twitter é a rede social que é mais usada pelos políticos dadas as suas características de participação, conectividade, interação e partilha. O objetivo fundamental deste estudo prendeu-se com a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a utilização da rede social Twitter pelos partidos políticos portugueses em contexto eleitoral. Depois da contextualização da Política na era digital fizemos um estudo de caso analisando o funcionamento das páginas de Twitter dos partidos políticos portugueses durante as eleições legislativas de 6 de outubro de 2019. Confirmámos que o Twitter é a rede social utilizada pela maioria dos partidos e que os partidos mais votados são aqueles que têm mais seguidores e mais publicações e interação com os eleitores. Concluímos que a utilização do Twitter em contexto eleitoral poderá influenciar e captar um maior número de votantes para esses partidos.
Today's world is permanently connected, communication and information are determining factors in our decision-making and our perception of everything around us. Social networks have become global, interactive and very popular. The majority of the world's population that use social media do it in a daily basis and Twitter is the social network most used by politicians given its characteristics of participation, connectivity, interaction and sharing. The present research aims to explore whether Twitter is a key tool for Portuguese political parties in an electoral context. The theoretical framework makes a contextualization of Politics in the digital age, and the case study focuses on Twitter pages contents of Portuguese political parties during the legislative elections of October 6, 2019. We have confirmed that Twitter is the social media used by the majority of parties and the large part of voted parties are those with the largest number of followers and more posts and voter interaction, we also confirmed that the use of Twitter, in the electoral context , can attract and influence a larger number of voters for existing parties.

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Comunicação Política Comunicação Digital Twitter Partidos Políticos Portugueses Political Communication Digital Communication Twitter Portuguese Political Parties.

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