Repository logo
 
Publication

O simulacro na criação de ambientes imersivos como estratégia de ensino para Educação Visual e Educação Tecnológica

dc.contributor.advisorPereira, José
dc.contributor.authorHolovko, Kateryna
dc.date.accessioned2024-02-06T13:54:21Z
dc.date.available2024-02-06T13:54:21Z
dc.date.issued2023-12-21
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio é organizado em duas partes. A primeira corresponde à prática de ensino supervisionada e a segunda ao projeto de investigação, sendo que esta última tem como principal objetivo explorar o potencial do simulacro para a criação de um ambiente pedagógico imersivo em contexto de sala de aula e a forma como este favorece o processo de ensino/aprendizagem. Para o efeito, inicialmente, os conceitos de simulação e simulacro de Baudrillard foram problematizados e complementados com exemplos que ilustram a aplicação das suas premissas edificantes em diversos contextos, tais como as áreas da política, media, música, entre outras. Assim sendo, a reflexão privilegiou as implicações perniciosas da utilização do simulacro na manipulação de comportamentos e os seus aspetos positivos inerentes a intervenções de caráter pedagógico. Paralelamente, estabelecese uma correlação entre o discurso da arte digital e criação de ambientes imersivos e a forma como estes poderão migrar para o contexto pedagógico, especificamente para o espaço de aula de EV e ET. Em termos metodológicos optou-se por uma investigação de natureza qualitativa com a implementação de uma unidade de trabalho que foi escrutinada com uma recolha de dados apoiada em grelhas de observação, registo fotográfico e entrevista com focus group. Os resultados foram objeto de uma reflexão aturada e de análise de conteúdo da qual foi possível concluir que o simulacro pode constituir-se como um elemento motivador e potenciar um efeito positivo no processo de ensino/aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThe present final internship report is organized in two parts. The first part corresponds to supervised teaching practice, and the second part to the research project, with the second having as its main objective to explore the potential of the simulacrum in creating an immersive pedagogical environment in a classroom context and how it enhances the teaching/learning process. To this end, initially, the concepts of simulation and Baudrillard's simulacrum were discussed and supplemented with examples illustrating the application of their enlightening premises in various contexts, such as politics, media, music, among others. Therefore, the reflection focused on the detrimental implications of using the simulacrum in manipulating behaviors and its inherent positive aspects in pedagogical interventions. In parallel, a correlation is established between the discourse of digital art and the creation of immersive environments and how these can migrate to the pedagogical context, specifically to the classroom space of EV and ET. Methodologically, a qualitative research approach was chosen, with the implementation of a working unit that was scrutinized through data collection supported by observation grids, photographic records, and interviews with a focus group. The results were subject to careful reflection and content analysis, from which it was possible to conclude that the simulacrum can serve as a motivating element and enhance a positive effect on the teaching/learning processpt_PT
dc.identifier.tid203517997pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8233
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSimulacro/Simulaçãopt_PT
dc.subjectEducação Artísticapt_PT
dc.subjectArte Digital e Ambiente Imersivopt_PT
dc.subjectSimulacrum/Simulationpt_PT
dc.subjectArt Educationpt_PT
dc.subjectDigital Artpt_PT
dc.subjectand Immersive Environmentpt_PT
dc.titleO simulacro na criação de ambientes imersivos como estratégia de ensino para Educação Visual e Educação Tecnológicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
367-Relatório final-3358-1-4-20240118.pdf
Size:
2.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: