Publication
O simulacro na criação de ambientes imersivos como estratégia de ensino para Educação Visual e Educação Tecnológica
dc.contributor.advisor | Pereira, José | |
dc.contributor.author | Holovko, Kateryna | |
dc.date.accessioned | 2024-02-06T13:54:21Z | |
dc.date.available | 2024-02-06T13:54:21Z | |
dc.date.issued | 2023-12-21 | |
dc.description.abstract | O presente relatório final de estágio é organizado em duas partes. A primeira corresponde à prática de ensino supervisionada e a segunda ao projeto de investigação, sendo que esta última tem como principal objetivo explorar o potencial do simulacro para a criação de um ambiente pedagógico imersivo em contexto de sala de aula e a forma como este favorece o processo de ensino/aprendizagem. Para o efeito, inicialmente, os conceitos de simulação e simulacro de Baudrillard foram problematizados e complementados com exemplos que ilustram a aplicação das suas premissas edificantes em diversos contextos, tais como as áreas da política, media, música, entre outras. Assim sendo, a reflexão privilegiou as implicações perniciosas da utilização do simulacro na manipulação de comportamentos e os seus aspetos positivos inerentes a intervenções de caráter pedagógico. Paralelamente, estabelecese uma correlação entre o discurso da arte digital e criação de ambientes imersivos e a forma como estes poderão migrar para o contexto pedagógico, especificamente para o espaço de aula de EV e ET. Em termos metodológicos optou-se por uma investigação de natureza qualitativa com a implementação de uma unidade de trabalho que foi escrutinada com uma recolha de dados apoiada em grelhas de observação, registo fotográfico e entrevista com focus group. Os resultados foram objeto de uma reflexão aturada e de análise de conteúdo da qual foi possível concluir que o simulacro pode constituir-se como um elemento motivador e potenciar um efeito positivo no processo de ensino/aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present final internship report is organized in two parts. The first part corresponds to supervised teaching practice, and the second part to the research project, with the second having as its main objective to explore the potential of the simulacrum in creating an immersive pedagogical environment in a classroom context and how it enhances the teaching/learning process. To this end, initially, the concepts of simulation and Baudrillard's simulacrum were discussed and supplemented with examples illustrating the application of their enlightening premises in various contexts, such as politics, media, music, among others. Therefore, the reflection focused on the detrimental implications of using the simulacrum in manipulating behaviors and its inherent positive aspects in pedagogical interventions. In parallel, a correlation is established between the discourse of digital art and the creation of immersive environments and how these can migrate to the pedagogical context, specifically to the classroom space of EV and ET. Methodologically, a qualitative research approach was chosen, with the implementation of a working unit that was scrutinized through data collection supported by observation grids, photographic records, and interviews with a focus group. The results were subject to careful reflection and content analysis, from which it was possible to conclude that the simulacrum can serve as a motivating element and enhance a positive effect on the teaching/learning process | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203517997 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/8233 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Simulacro/Simulação | pt_PT |
dc.subject | Educação Artística | pt_PT |
dc.subject | Arte Digital e Ambiente Imersivo | pt_PT |
dc.subject | Simulacrum/Simulation | pt_PT |
dc.subject | Art Education | pt_PT |
dc.subject | Digital Art | pt_PT |
dc.subject | and Immersive Environment | pt_PT |
dc.title | O simulacro na criação de ambientes imersivos como estratégia de ensino para Educação Visual e Educação Tecnológica | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 367-Relatório final-3358-1-4-20240118.pdf
- Size:
- 2.75 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: