Repository logo
 
Publication

O Repto da Aprendizagem ao Longo da Vida: estudo de caso do programa de acesso para novos públicos maiores de 23 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego

dc.contributor.authorAntunes, Sandra Maria Gouveia
dc.contributor.authorMenezes, Nídia
dc.date.accessioned2017-02-14T10:35:14Z
dc.date.available2017-02-14T10:35:14Z
dc.date.issued2011-07
dc.description.abstractEste estudo investigou as estatísticas de acesso dos alunos admitidos no âmbito do Programa Maiores de 23 nos cursos de primeiro ciclo ministrados na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego do Instituto Politécnico de Viseu, no período compreendido entre os anos lectivos de 2006/07 e 2010/11. O objectivo foi, por um lado, o de analisar o percurso destes alunos, a sua segmentação por cursos e os seus níveis de sucesso e, por outro, refletir sobre o impacto e os desafios colocados com a implementação da Reforma de Bolonha sobre este perfil de alunos. A fundamentação teórica assentou numa análise do quadro que regulamenta o Programa de Acesso para Novos Públicos Maiores de 23, das medidas implementadas para adequação à Reforma de Bolonha e dos conceitos de Convergência e Diversificação. A metodologia incluiu a pesquisa bibliográfica para análise e reflexão e a recolha de dados que foram sujeitos a uma análise estatística. Os resultados indicam que: i) o Programa tem uma elevada adesão; ii) que os alunos matriculados registam um assinalável índice de sucesso; iii) que os alunos estão sujeitos a dificuldades e desafios acrescidos, durante o seu percurso académico, devido a medidas implementadas no âmbito do processo de adequação a Bolonha.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4451
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagem ao Longo da Vidapt_PT
dc.subjectPrograma para Novos Públicos Maiores de 23pt_PT
dc.subjectReforma de Bolonhapt_PT
dc.subjectConvergênciapt_PT
dc.subjectDiversificaçãopt_PT
dc.titleO Repto da Aprendizagem ao Longo da Vida: estudo de caso do programa de acesso para novos públicos maiores de 23 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamegopt_PT
dc.title.alternativeThe challenge of lifelong learning: study case of the program of access for new publics over 23 at School of Technology and Management of Lamegopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage100pt_PT
oaire.citation.startPage91pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Actas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopt_PT
oaire.citation.volumeVol IIIpt_PT
person.familyNameGouveia Antunes
person.givenNameSandra Maria
person.identifier.ciencia-id2014-72DD-3AE7
person.identifier.orcid0000-0002-4626-1543
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication237fac87-7c09-4b9d-8fe0-aa2651f10b6b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery237fac87-7c09-4b9d-8fe0-aa2651f10b6b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Aprendizagem ao Longo da Vida.pdf
Size:
551.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: