Publication
O Repto da Aprendizagem ao Longo da Vida: estudo de caso do programa de acesso para novos públicos maiores de 23 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego
dc.contributor.author | Antunes, Sandra Maria Gouveia | |
dc.contributor.author | Menezes, Nídia | |
dc.date.accessioned | 2017-02-14T10:35:14Z | |
dc.date.available | 2017-02-14T10:35:14Z | |
dc.date.issued | 2011-07 | |
dc.description.abstract | Este estudo investigou as estatísticas de acesso dos alunos admitidos no âmbito do Programa Maiores de 23 nos cursos de primeiro ciclo ministrados na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego do Instituto Politécnico de Viseu, no período compreendido entre os anos lectivos de 2006/07 e 2010/11. O objectivo foi, por um lado, o de analisar o percurso destes alunos, a sua segmentação por cursos e os seus níveis de sucesso e, por outro, refletir sobre o impacto e os desafios colocados com a implementação da Reforma de Bolonha sobre este perfil de alunos. A fundamentação teórica assentou numa análise do quadro que regulamenta o Programa de Acesso para Novos Públicos Maiores de 23, das medidas implementadas para adequação à Reforma de Bolonha e dos conceitos de Convergência e Diversificação. A metodologia incluiu a pesquisa bibliográfica para análise e reflexão e a recolha de dados que foram sujeitos a uma análise estatística. Os resultados indicam que: i) o Programa tem uma elevada adesão; ii) que os alunos matriculados registam um assinalável índice de sucesso; iii) que os alunos estão sujeitos a dificuldades e desafios acrescidos, durante o seu percurso académico, devido a medidas implementadas no âmbito do processo de adequação a Bolonha. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4451 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem ao Longo da Vida | pt_PT |
dc.subject | Programa para Novos Públicos Maiores de 23 | pt_PT |
dc.subject | Reforma de Bolonha | pt_PT |
dc.subject | Convergência | pt_PT |
dc.subject | Diversificação | pt_PT |
dc.title | O Repto da Aprendizagem ao Longo da Vida: estudo de caso do programa de acesso para novos públicos maiores de 23 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego | pt_PT |
dc.title.alternative | The challenge of lifelong learning: study case of the program of access for new publics over 23 at School of Technology and Management of Lamego | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 100 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 91 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Actas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | Vol III | pt_PT |
person.familyName | Gouveia Antunes | |
person.givenName | Sandra Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 2014-72DD-3AE7 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4626-1543 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 237fac87-7c09-4b9d-8fe0-aa2651f10b6b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 237fac87-7c09-4b9d-8fe0-aa2651f10b6b |