Browsing by Issue Date, starting with "2011-07"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Violência interparental : um olhar sobre a transgeracionalidadePublication . Coelho, Anabela Tavares; Amante, Maria João; Cunha, DianaA violência interparental tornou-se um fenómeno social de grande complexidade, que não pode ser tratado de forma superficial, seja por parte daqueles que intervêm tecnicamente, seja por parte das vítimas e agressores, pois trata-se da vida real de muitas crianças/adolescentes e adultos. Deste modo, tornou-se necessário analisar a violência interparental, procurando identificar factores de protecção e de risco das crianças ou adolescentes expostos, de forma a minimizar ou prevenir a transgeracionalidade da violência. Para a realização deste projecto, efectuou-se uma abordagem dos diferentes conceitos de violência conjugal e interparental, às consequências e efeitos medidores do impacto da exposição de crianças ou adolescentes à violência interparental. Naturalmente que, se o tema exposição à violência interparental e a questão da transgeracionalidade da violência, atravessa todo o trabalho, era indispensável ouvir as vítimas desta problemática através de entrevistas. Para a realização das entrevistas constitui-se uma amostra de conveniência composta por dois grupos, no total de vinte entrevistados. De seguida avançou-se com a análise dos dados, através da abordagem qualitativa.
- Estratégias de leitura funcional: uma proposta de abordagem didáticaPublication . Balula, João PauloO acesso às fontes da informação e do conhecimento está cada vez mais facilitado devido aos meios colocados à disposição dos cidadãos. A língua escrita é cada vez mais uma fonte privilegiada, assumindo a leitura um papel único no acesso a essa fonte da informação e do conhecimento. Tendo por base um estudo levado a cabo com alunos do ensino básico, no âmbito de um projeto de doutoramento em Didática (Universidade de Aveiro), concluído em 2007, apresenta-se uma proposta de abordagem didática da leitura funcional na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita do Curso de Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Parte-se da definição das linhas diretrizes de um processo de ensino da Língua Materna, orientado para o desenvolvimento de competências em leitura funcional, associadas à recolha e tratamento de informação numa perspectiva multidisciplinar, para a concepção de atividades a implementar em aulas do Ensino Básico.
- Tecnologias de processamento de REEEPublication . Almeida, Dina Bela Rodrigues; Lopes, Luísa PaulaA produção de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos têm vindo a aumentar ao longo dos anos, com tendência para sofrer um crescimento exponencial nas próximas décadas. Estes apresentam na sua constituição, elementos valiosos e substâncias perigosas, pelo que, é fundamental seguirem formas correctas de tratamento e eliminação de modo a diminuir os impactes ambientais e recuperar todos os materiais relevantes. O principal objectivo deste estudo consistiu em caracterizar os processos utilizados na reciclagem e tratamento dos diferentes Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE). Para tal, realizou-se um estágio numa Unidade de Tratamento e Valorização (UTV) de REEE, na qual, se estudou o processamento de 4 fluxos: fluxo B - Equipamentos de Arrefecimento e Refrigeração, Fluxo C - Pequenos Equipamentos; fluxo D -Lâmpadas Fluorescentes e fluxo E - Monitores e Televisores. O estudo efectuado mostrou que o processamento de equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida se baseia em dois objectivos principais, na remoção de componentes perigosos e na recuperação de materiais valiosos ou reutilizáveis, sendo realizado, essencialmente, através de duas operações, o desmantelamento manual e o uso de tecnologias mecanizadas. O desmantelamento manual é aplicado em todos os fluxos com excepção do fluxo D e permite a recuperação total dos elementos presentes nos REEE sem perigo de contaminação, por sua vez, as tecnologias mecanizadas são usadas nos fluxos E, D e B e o seu uso permite optimização da produtividade. Da análise do processamento efectuado aos 4 fluxos de REEE estudados resultou uma elevada diversidade e complexidade de materiais, nomeadamente, motores, cabos eléctricos, plásticos, alumínio, cobre e ferro. Os resultados obtidos neste trabalho permitiram concluir que os componentes mais abundantes nos diferentes fluxos são: o plástico (26,74% e 22% no fluxo B e E, respectivamente), o ferro (36,45% no fluxo C) e o vidro (92,4% e 62,2% para o fluxo D1 e D2, respectivamente).
- Implementação do plano de controlo, inspecção e ensaio na produção de pelletsPublication . Carvalho, Natércia Patrícia Rebelo de; Lemos, Luís Eugénio Pinto Teixeira deNo âmbito do Mestrado em Tecnologias Ambientais, 1ª Edição 2009/2011, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, foi realizado um estágio curricular, no período entre 18 de Novembro de 2010 e 31 de Maio de 2011, na empresa Pinewells, S.A., que se dedica à produção de pellets de madeira, com sede na Zona Industrial da Relvinha, Arganil.O objectivo principal deste trabalho foi estabelecer um Plano de Controlo, Inspecção e Ensaio, ao longo do ciclo produtivo da Pinewells de modo a que o seu produto cumpra os requisitos da normativa europeia EN 14961-2 – Certificação de Pellets de Madeira para fins de Aquecimento, tendo em vista a obtenção da certificação segundo esta norma. Assim, durante o período de estágio realizou-se a elaboração e implementação de procedimentos na recepção de matérias-primas, no controlo de produção, no controlo de produto acabado e na expedição de pellets, ensacado e a granel, para uso doméstico.
- O Repto da Aprendizagem ao Longo da Vida: estudo de caso do programa de acesso para novos públicos maiores de 23 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de LamegoPublication . Antunes, Sandra Maria Gouveia; Menezes, NídiaEste estudo investigou as estatísticas de acesso dos alunos admitidos no âmbito do Programa Maiores de 23 nos cursos de primeiro ciclo ministrados na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego do Instituto Politécnico de Viseu, no período compreendido entre os anos lectivos de 2006/07 e 2010/11. O objectivo foi, por um lado, o de analisar o percurso destes alunos, a sua segmentação por cursos e os seus níveis de sucesso e, por outro, refletir sobre o impacto e os desafios colocados com a implementação da Reforma de Bolonha sobre este perfil de alunos. A fundamentação teórica assentou numa análise do quadro que regulamenta o Programa de Acesso para Novos Públicos Maiores de 23, das medidas implementadas para adequação à Reforma de Bolonha e dos conceitos de Convergência e Diversificação. A metodologia incluiu a pesquisa bibliográfica para análise e reflexão e a recolha de dados que foram sujeitos a uma análise estatística. Os resultados indicam que: i) o Programa tem uma elevada adesão; ii) que os alunos matriculados registam um assinalável índice de sucesso; iii) que os alunos estão sujeitos a dificuldades e desafios acrescidos, durante o seu percurso académico, devido a medidas implementadas no âmbito do processo de adequação a Bolonha.
- A adaptação de Os Maias na televisão brasileira e portuguesa - abordagem comparativaPublication . Sobral, Filomena AntunesEça de Queirós, para além de ser uma personalidade notável do mundo literário, também um escritor cujas obras induziram, por diversas vezes, a criação em outros universos mediáticos. Nas televisões internacionais predomina o interesse brasileiro, sobretudo nos anos mais recentes, justificado pelos factores de proximidade cultural e pela visão crítica que Eça dirige à sociedade portuguesa. No que concerne aos títulos adaptados, a obra-prima queirosiana Os Maias (1888) é um património comum de adaptação televisiva entre Portugal e o Brasil. Pretendemos ao longo do texto estabelecer uma abordagem comparativa da adaptação brasileira de Os Maias (TV Globo, 2001) e a adaptação televisiva portuguesa do mesmo romance (RTP1, 2003), com vista a observar as estratégias de transmutação utilizadas e os resultados de duas leituras alternativas diferentes, mas que tiveram o mesmo ponto de partida. Paralelamente pretendemos explanar as razões do interesse luso-brasileiro por Eça de Queirós e pela sua obra.
- O treino de andebol nos juvenis masculinos federadosPublication . Amaral, Luis Miguel Fernandes Neves de Azevedo; Figueiredo, Abel, orient.Com este relatório procuramos realizar uma reflexão sobre o processo e os diversos factores que influenciam o treino de jovens no andebol. Este relatório está inserido no Estágio II do Mestrado em Desporto e Actividade Física da Escola Superior de Educação de Viseu. Este relatório é o resultado do trabalho efectuado durante a época desportiva 2010/2011 numa equipa de Juvenis Masculinos na modalidade de andebol. Encontra-se dividido em duas partes: Parte A) Dimensão Investigação – Acção, que procura determinar qual o efeito do período de férias (Verão) nas capacidades físicas de jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos de idade que praticam andebol num clube do Concelho de Mangualde. Na Parte B) Dimensão profissional, procuramos a reflexão sobre o processo de treino e os factores que o influenciam, tal como o papel dos diferentes intervenientes no processo de treino.
- Pontos críticos na caracterização físico-química das escorrências de estradaPublication . Figueiredo, Elsa Maria Matos de; Antunes, Pedro Baila; Figueirinha, Artur Manuel MachadoResumo As Águas de Escorrência de Estrada (AEE) são fonte comprovada de poluição difusa. O processo de produção deste efluente apresenta, face a outros tipos de efluentes mais comummente caracterizados, algumas especificidades que dificultam a caracterização e consequente monitorização destas águas. Essas dificuldades decorrem, principalmente, da elevada variabilidade da qualidade das AEE ao longo de cada e entre eventos de precipitação, bem como, da elevada diluição dos poluentes em grandes volumes de água. Para uma adequada caracterização físico-química das AEE importa desenvolver e adaptar metodologias de amostragem, conservação, transporte, armazenamento, análise laboratorial e tratamento de resultados que garantam, no final dos referidos processos, resultados representativos das cargas poluentes e das concentrações dos vários poluentes presentes nestes efluentes. Neste trabalho são apresentadas as metodologias disponíveis e normalmente utilizadas para a caracterização físico-química de AAE, sempre na perspetiva de expor as vantagens e desvantagens das mesmas, face à representatividade dos resultados. É feita uma descrição teórica, baseada na bibliografia da matéria, sobre a adequação das várias metodologias de caracterização das AEE. Com base nessa descrição são identificadas, num caso real de caracterização físico-química de AAE, as situações suscetíveis de introduzir erro ou de alguma forma afetar a representatividade nos resultados finais da caracterização efetuada. A metodologia de amostragem utilizada, no caso em estudo, trata de amostragem por equipamento automático de amostras discretas em tempo e volume constantes. Identificadas as várias situações críticas na caracterização de AEE realizada no caso em estudo e atendendo à viabilidade e pertinência do estudo das mesmas, optou-se por avaliar a influência da posição do filtro de sucção do amostrador automático, no meio a amostrar, sobre o parâmetro Sólidos Suspensos Totais (SST). A pertinência do estudo desta situação prende-se com a importância deste parâmetro na caracterização das AEE bem como da sua inter-relação com outros parâmetros. A principal conclusão do estudo mostra que a posição do filtro de sucção na amostragem, quando na base da conduta, promove a inflação do parâmetro SST. Abstract Highway Runoff (HR) represents a proved source of diffuse pollution. The effluent producing process have some specificities in comparison with other types of wastewater most commonly characterized. There are some difficulties in characterize and monitoring HR, mainly because of their high variability in quality throughout each and between precipitation events, as well as the high dilution of pollutants in large volumes of water. In order to make an adequate physicochemical characterization of HR it´s important to develop and adapt methodologies for sampling, preservation, transportation, storage, laboratory analysis and results treatment to ensure, at the end of those procedures, representativeness of loads and concentrations results for various pollutants in these effluents. In this work we describe and discuss the methodologies available and commonly used for the physicochemical characterization of HR, their advantages and disadvantages in terms of representativeness the results. A theoretical description is made, based on the literature of the subject, about the appropriateness of various methodologies of HR characterization. Based on this description we identified, in a real case of HR physicochemical characterization, several situations that could introduce error or otherwise affect the representativeness of the final results. In this case study we used an automatic sampling equipment of grab samples in time and constant volume. We also identified several critical situations in the HR characterization that potentially affects the feasibility and desirability of the results. This evaluation suggested the auto sampler suction strainer position as a critical point of the sampling process. For this reason we evaluated the influence of this fator in the Total Suspended Solids (SST) values. The relevance of this study relates to the importance of this parameter in HR characterization as well as their interrelationship with other parameters. The results of this work shows that the position of the suction filter affects the SST parameter, increasing those values when it is located in the base of conduct.
- Prática de ensino supervisionada e trabalho de investigação : a leitura de histórias e a construção de narrativas de crianças em idade pré-escolar : novas tendências de comunicação e marketing político em PortugalPublication . Oliveira, Marta Rafaela de Sousa Oliveira; Matos, Isabel Aires de, orient.Resumo O presente Relatório Final de Estágio traduz o percurso profissional desenvolvido numa turma de pré-escolar de um jardim-de-infância de Viseu e numa turma de 2º ano de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Viseu. Partindo do princípio que contar histórias é considerado como uma ferramenta pedagógica na formação do carácter social e intelectual da criança, pretendeu-se com este trabalho compreender a importância das histórias na construção de um código oral. Daqui surgiu a necessidade de desenvolver um projeto de investigação. A natureza deste estudo foi qualitativa. Os métodos utilizados na recolha de dados foram testes realizados a três crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos de idade. Após a recolha de dados, estes foram sujeitos à análise de conteúdo. Através da análise dos resultados verificou-se a importância de contar histórias para a aquisição da linguagem.