Repository logo
 
Publication

A pedagogia de John Dewey e sua pertinência no 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorFerreira, Jessica
dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.authorRocha, João
dc.date.accessioned2021-01-04T10:19:39Z
dc.date.available2021-01-04T10:19:39Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractIntrodução: John Dewey é um dos pedagogos mais conceituados do século XX, defendendo a inovação e a experimentação no processo de ensino-aprendizagem, sendo importante refletir acerca destes ideais e a sua relação com a pedagogia no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Objetivos: Conhecer a perspetiva dos professores do 1.º CEB sobre os ideais pedagógicos de Dewey; perceber se estes recorrem a esta pedagogia e, também, saber quais são as principais dificuldades na sua implementação e as sugestões para as ultrapassar. Métodos: Investigação transversal, descritiva e comparativa, com recurso ao inquérito por questionário. A amostra foi constituída por 96 professores (84.4% do sexo feminino), com idades entre 25 e 61 anos (M=48.30; DP=6.53), do 1.º CEB de três agrupamentos de escolas do concelho de Viseu. Resultados: A maioria dos professores perspetiva que o ensino no 1.º CEB assenta nos ideais pedagógicos de Dewey. Contudo, consideraram que há fatores, como o número de alunos por turma ou a extensão dos programas, que constituem obstáculos à ação pedagógica e apresentaram sugestões para os ultrapassar. Conclusão: Os professores evidenciaram uma perspetiva favorável aos princípios da pedagogia Deweyana, revelando que a sua ação pedagógica se enquadra nesses princípios. Contudo, há sérios constrangimentos que dificultam a sua ação consentânea com estes ideais, que só uma reforma educativa poderá ajudar a ultrapassar.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, J., Cardoso, A. P., & Rocha, J. (2020). A pedagogia de John Dewey e sua pertinência no 1.º ciclo do ensino básico. Millenium, Journal of Education, Technologies, and Health, 2 (ed espec nº 6), 23-32. Doi: 10.29352/mill0206e.02.00346pt_PT
dc.identifier.doi10.29352/mill0206e.02.00346pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6499
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectPedagogia de John Deweypt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectPrincípios teóricospt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.titleA pedagogia de John Dewey e sua pertinência no 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage32pt_PT
oaire.citation.issue6pt_PT
oaire.citation.startPage23pt_PT
oaire.citation.titleMilleniumpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNamePaula Pereira de Oliveira Cardoso
person.familyNameRocha
person.givenNameAna
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-id4019-E6D8-1885
person.identifier.ciencia-idF214-E725-4B51
person.identifier.orcid0000-0001-5062-4098
person.identifier.orcid0000-0002-0454-5038
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f
relation.isAuthorOfPublication9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
20269-Article Text-84160-1-10-20201209.pdf
Size:
918.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format