Publication
A pedagogia de John Dewey e sua pertinência no 1.º ciclo do ensino básico
dc.contributor.author | Ferreira, Jessica | |
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Rocha, João | |
dc.date.accessioned | 2021-01-04T10:19:39Z | |
dc.date.available | 2021-01-04T10:19:39Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Introdução: John Dewey é um dos pedagogos mais conceituados do século XX, defendendo a inovação e a experimentação no processo de ensino-aprendizagem, sendo importante refletir acerca destes ideais e a sua relação com a pedagogia no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Objetivos: Conhecer a perspetiva dos professores do 1.º CEB sobre os ideais pedagógicos de Dewey; perceber se estes recorrem a esta pedagogia e, também, saber quais são as principais dificuldades na sua implementação e as sugestões para as ultrapassar. Métodos: Investigação transversal, descritiva e comparativa, com recurso ao inquérito por questionário. A amostra foi constituída por 96 professores (84.4% do sexo feminino), com idades entre 25 e 61 anos (M=48.30; DP=6.53), do 1.º CEB de três agrupamentos de escolas do concelho de Viseu. Resultados: A maioria dos professores perspetiva que o ensino no 1.º CEB assenta nos ideais pedagógicos de Dewey. Contudo, consideraram que há fatores, como o número de alunos por turma ou a extensão dos programas, que constituem obstáculos à ação pedagógica e apresentaram sugestões para os ultrapassar. Conclusão: Os professores evidenciaram uma perspetiva favorável aos princípios da pedagogia Deweyana, revelando que a sua ação pedagógica se enquadra nesses princípios. Contudo, há sérios constrangimentos que dificultam a sua ação consentânea com estes ideais, que só uma reforma educativa poderá ajudar a ultrapassar. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ferreira, J., Cardoso, A. P., & Rocha, J. (2020). A pedagogia de John Dewey e sua pertinência no 1.º ciclo do ensino básico. Millenium, Journal of Education, Technologies, and Health, 2 (ed espec nº 6), 23-32. Doi: 10.29352/mill0206e.02.00346 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.29352/mill0206e.02.00346 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6499 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia de John Dewey | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Princípios teóricos | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.title | A pedagogia de John Dewey e sua pertinência no 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 32 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 6 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 23 | pt_PT |
oaire.citation.title | Millenium | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2 | pt_PT |
person.familyName | Paula Pereira de Oliveira Cardoso | |
person.familyName | Rocha | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | João | |
person.identifier.ciencia-id | 4019-E6D8-1885 | |
person.identifier.ciencia-id | F214-E725-4B51 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5062-4098 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0454-5038 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f | |
relation.isAuthorOfPublication | 9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 20269-Article Text-84160-1-10-20201209.pdf
- Size:
- 918.26 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format