Repository logo
 
Publication

O pensamento crítico na construção de soluções criativas

dc.contributor.authorFragata, Nuno
dc.contributor.authorAmaral, Teresa
dc.contributor.authorFreire, Carla
dc.contributor.authorMangas, Catarina
dc.date.accessioned2021-02-25T10:40:13Z
dc.date.available2021-02-25T10:40:13Z
dc.date.issued2020
dc.date.updated2021-02-25T10:02:08Z
dc.description.abstractIntrodução: Maletas Pedagógicas para TODOS (ProLearn4ALL) é um projeto que pretende aumentar a consciência das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico para a diferença, através de produtos acessíveis em multiformato, construídos por estudantes do ensino superior. Este processo, fundamentado nas metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), tem como principais fases a conceptualização de protótipos; o teste piloto; a revisão, reformulação e validação de produtos e, por fim, a produção de uma maleta pedagógica e respetiva disseminação. Objetivos: O artigo apresenta a metodologia ABP como um processo ativo para desenvolver o pensamento crítico, através da procura de soluções que resolvam problemas não rotineiros. Métodos: Aplicando a metodologia ABP, partiu-se da contextualização teórica dos quatro grandes domínios da deficiência (motora, visual, surda, intelectual) e da criação, por estudantes das áreas das Ciências Sociais e Educação, de protótipos que evidenciassem as características de cada um desses domínios. Posteriormente, os estudantes das áreas das Artes e do Design foram convidados a desenvolver produtos lúdicos e acessíveis, baseados nos protótipos previamente construídos. Resultados: Os estudantes posicionaram-se no lugar das pessoas com deficiência, usando restrições específicas, criadas como introduções temáticas aos desafios propostos. Nesse sentido, os recursos foram construídos com maior nível de consciência, pois os estudantes eram simultaneamente produtores e recetores. Conclusões: As múltiplas reflexões, durante e após a produção, permitiram um constante processo de investigação, validação e exclusão de soluções que levaram progressivamente à construção de uma Maleta Pedagógica.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFragata, N., Amaral, T., Freire, C., & Mangas, C. (2020). Critical thinking to build creative solutions: Prolearn4all project contributions. Millenium, 2(11), 13-19. DOI: 10.29352/mill0211.01.00255pt_PT
dc.identifier.doi10.29352/mill0211.01.00255pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6639
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseupt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/18249pt_PT
dc.subjectProblem-based Learningpt_PT
dc.subjectCritical Thinkingpt_PT
dc.subjectHigher Educationpt_PT
dc.subjectProLearn4ALL Projectpt_PT
dc.titleO pensamento crítico na construção de soluções criativaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage19pt_PT
oaire.citation.issue11pt_PT
oaire.citation.startPage13pt_PT
oaire.citation.titleMilleniumpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
1-art-O PENSAMENTO CRÍTICO NA CONSTRUÇÃO-Catarina_Mangas-EN-educação.pdf
Size:
1.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: