Publication
O pensamento crítico na construção de soluções criativas
dc.contributor.author | Fragata, Nuno | |
dc.contributor.author | Amaral, Teresa | |
dc.contributor.author | Freire, Carla | |
dc.contributor.author | Mangas, Catarina | |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T10:40:13Z | |
dc.date.available | 2021-02-25T10:40:13Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.date.updated | 2021-02-25T10:02:08Z | |
dc.description.abstract | Introdução: Maletas Pedagógicas para TODOS (ProLearn4ALL) é um projeto que pretende aumentar a consciência das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico para a diferença, através de produtos acessíveis em multiformato, construídos por estudantes do ensino superior. Este processo, fundamentado nas metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), tem como principais fases a conceptualização de protótipos; o teste piloto; a revisão, reformulação e validação de produtos e, por fim, a produção de uma maleta pedagógica e respetiva disseminação. Objetivos: O artigo apresenta a metodologia ABP como um processo ativo para desenvolver o pensamento crítico, através da procura de soluções que resolvam problemas não rotineiros. Métodos: Aplicando a metodologia ABP, partiu-se da contextualização teórica dos quatro grandes domínios da deficiência (motora, visual, surda, intelectual) e da criação, por estudantes das áreas das Ciências Sociais e Educação, de protótipos que evidenciassem as características de cada um desses domínios. Posteriormente, os estudantes das áreas das Artes e do Design foram convidados a desenvolver produtos lúdicos e acessíveis, baseados nos protótipos previamente construídos. Resultados: Os estudantes posicionaram-se no lugar das pessoas com deficiência, usando restrições específicas, criadas como introduções temáticas aos desafios propostos. Nesse sentido, os recursos foram construídos com maior nível de consciência, pois os estudantes eram simultaneamente produtores e recetores. Conclusões: As múltiplas reflexões, durante e após a produção, permitiram um constante processo de investigação, validação e exclusão de soluções que levaram progressivamente à construção de uma Maleta Pedagógica. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Fragata, N., Amaral, T., Freire, C., & Mangas, C. (2020). Critical thinking to build creative solutions: Prolearn4all project contributions. Millenium, 2(11), 13-19. DOI: 10.29352/mill0211.01.00255 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.29352/mill0211.01.00255 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6639 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/18249 | pt_PT |
dc.subject | Problem-based Learning | pt_PT |
dc.subject | Critical Thinking | pt_PT |
dc.subject | Higher Education | pt_PT |
dc.subject | ProLearn4ALL Project | pt_PT |
dc.title | O pensamento crítico na construção de soluções criativas | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 19 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 11 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 13 | pt_PT |
oaire.citation.title | Millenium | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 1-art-O PENSAMENTO CRÍTICO NA CONSTRUÇÃO-Catarina_Mangas-EN-educação.pdf
- Size:
- 1.04 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: