Repository logo
 
Publication

O sentido (pedagógico) do desporto

dc.contributor.authorPereira, Antonino
dc.date.accessioned2011-01-24T12:28:58Z
dc.date.available2011-01-24T12:28:58Z
dc.date.issued2010-11
dc.description.abstractCom este trabalho pretendeu-se desenvolver uma reflexão sobre o sentido do Desporto, uma vez que nos últimos tempos ao desporto se tem levantado uma série de interrogações e colocados problemas novos. O desporto passa por uma grande crise em termos de ideais e normas de conduta cujas manifestações são bem evidentes (violência dos estádios, corrupção, etc.). Verificamos também que, independentemente dos níveis de prática, os aspectos relacionados com os princípios éticos são muitas vezes violados. Tal cenário reproduz, de certo modo, a crise axiológica em que vive o homem contemporâneo. O apelo vai no sentido do desporto não abrir mão de alguns valores que civilizacionalmente o moldaram e que o apresentam como uma expressão de cultura, com valor pedagógico. A questão central é dar sentido formativo à regulação dos comportamentos em situação desportiva, nomeadamente no âmbito daqueles que dirigem, treinam, assistem ou comentam o desporto.por
dc.identifier.issn1647-9696
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/502
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.ispartofseries1;1
dc.subjectDesportopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.titleO sentido (pedagógico) do desportopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio Maiorpor
oaire.citation.endPage11por
oaire.citation.startPage5por
oaire.citation.titleRevista da Sociedade Científica de Pedagogia do Desportopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Revista_SCPD_1_1_2010[1].pdf
Size:
1.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: