Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

“Acordos mediáticos”: educação para os Media no ensino superior em diálogo com a avaliação em contexto educativo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Atas_IPCE_2015.pdf215.45 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Atualmente estabelecemos pactos diversificados com os Media, cuja influência no dia-a-dia tem sido crescente, face à quantidade de informação que permanentemente somos convidados a (di)gerir. Celebramos, assim, quotidianamente, “acordos” com os Media, implícitos e explícitos, de diversa ordem, que merecem ponderação. No ensino superior, os estudantes participam também de tais pactos, porventura mais relevantes para os futuros profissionais da Comunicação Social. Neste sentido, apresentamos os resultados de um estudo exploratório, realizado no âmbito da unidade curricular de Teoria da Informação e da Comunicação II, na qual a avaliação das aprendizagens contemplou a exploração e disseminação dos “acordos” com os Media supracitados, com base na iniciativa 7 dias com os Media, abrindo uma reflexão possível sobre o papel omnipresente dos Media na sociedade. Assim, traçámos os seguintes objetivos para este estudo: i) apresentação de um breve enquadramento teórico sobre as práticas de leitura mediática realizadas pelos estudantes no ensino superior; ii) apresentação e discussão dos resultados do nosso estudo, contemplando a abordagem pedagógica realizada no contexto da avaliação da unidade curricular de Teoria da Informação e da Comunicação II. Concluímos que o trabalho realizado possibilitou aos estudantes uma reflexão mais apurada sobre a importância dos Media no quotidiano, contribuindo possivelmente para o desenvolvimento de um exercício de cidadania mais amplo e ativo.

Description

Keywords

educação para os media ensino superior avaliação

Citation

Melão, D. (2015). “Acordos mediáticos”: educação para os Media no ensino superior em diálogo com a avaliação em contexto educativo. In H. G. Pinto, M. I. P. S. Dias & R. G. Muñoz (Orgs.). IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 318-323). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ISBN 978-989-8797-05-6)

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

CC License