Repository logo
 
Publication

“Acordos mediáticos”: educação para os Media no ensino superior em diálogo com a avaliação em contexto educativo

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2015-07-03T13:38:35Z
dc.date.available2015-07-03T13:38:35Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractAtualmente estabelecemos pactos diversificados com os Media, cuja influência no dia-a-dia tem sido crescente, face à quantidade de informação que permanentemente somos convidados a (di)gerir. Celebramos, assim, quotidianamente, “acordos” com os Media, implícitos e explícitos, de diversa ordem, que merecem ponderação. No ensino superior, os estudantes participam também de tais pactos, porventura mais relevantes para os futuros profissionais da Comunicação Social. Neste sentido, apresentamos os resultados de um estudo exploratório, realizado no âmbito da unidade curricular de Teoria da Informação e da Comunicação II, na qual a avaliação das aprendizagens contemplou a exploração e disseminação dos “acordos” com os Media supracitados, com base na iniciativa 7 dias com os Media, abrindo uma reflexão possível sobre o papel omnipresente dos Media na sociedade. Assim, traçámos os seguintes objetivos para este estudo: i) apresentação de um breve enquadramento teórico sobre as práticas de leitura mediática realizadas pelos estudantes no ensino superior; ii) apresentação e discussão dos resultados do nosso estudo, contemplando a abordagem pedagógica realizada no contexto da avaliação da unidade curricular de Teoria da Informação e da Comunicação II. Concluímos que o trabalho realizado possibilitou aos estudantes uma reflexão mais apurada sobre a importância dos Media no quotidiano, contribuindo possivelmente para o desenvolvimento de um exercício de cidadania mais amplo e ativo.por
dc.identifier.citationMelão, D. (2015). “Acordos mediáticos”: educação para os Media no ensino superior em diálogo com a avaliação em contexto educativo. In H. G. Pinto, M. I. P. S. Dias & R. G. Muñoz (Orgs.). IV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 318-323). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ISBN 978-989-8797-05-6)por
dc.identifier.isbn978-989-8797-05-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2854
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Educação e Ciências Sociaispor
dc.subjecteducação para os mediapor
dc.subjectensino superiorpor
dc.subjectavaliaçãopor
dc.title“Acordos mediáticos”: educação para os Media no ensino superior em diálogo com a avaliação em contexto educativopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapor
oaire.citation.endPage323por
oaire.citation.startPage318por
oaire.citation.titleIV Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educaçãopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Atas_IPCE_2015.pdf
Size:
215.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: