Publication
A receptividade dos professores à inovação pedagógica: Influência de variáveis do professor e do contexto escolar
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Paula | |
dc.date.accessioned | 2017-01-27T13:40:51Z | |
dc.date.available | 2017-01-27T13:40:51Z | |
dc.date.issued | 2001 | |
dc.description.abstract | O presente artigo procura dar a conhecer as principais conclusões de um estudo que aborda a receptividade dos professores à inovação pedagógica, entendida como as atitudes, mais ou menos favoráveis, que estes assumem face à inovação nos seus papéis, bem como a influência de determinadas variáveis pessoais e do contexto escolar nessa maior ou menor predisposição para inovar. Com base numa amostra representativa de professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário do concelho de Viseu, e utilizando um modelo de regressão múltipla hierárquica, os nossos resultados sublinham a importância das variáveis pessoais na receptividade à inovação, fazendo sobressair, em primeiro lugar, as características de personalidade que explicam uma porção significativa da variância nas atitudes dos professores face à inovação pedagógica. No entanto, realçam, também, a relevância das variáveis do contexto escolar e da formação continuada, as quais explicam uma porção significativa, embora menor, dessa variância. Em termos de implicações práticas importa destacar, entre outras, a necessidade de: identificar os professores potencialmente mais inovadores e estimular a sua actuação; fomentar programas de desenvolvimento pessoal dos docentes, no sentido de promover uma maior abertura destes à mudança; reforçar determinadas dimensões psicossociais do contexto escolar mais propícias à inovação; orientar a formação continuada dos professores para a promoção da mudança individual e institucional. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cardoso, A. P. (2001). A receptividade dos professores à inovação pedagógica: Influência de variáveis do professor e do contexto escolar. Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano 35 (3), 35-59. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-8614 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4129 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation | PRODEP | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Receptividade à mudança | pt_PT |
dc.subject | Variáveis de personalidade | pt_PT |
dc.subject | Contexto escolar | pt_PT |
dc.subject | Formação continuada | pt_PT |
dc.title | A receptividade dos professores à inovação pedagógica: Influência de variáveis do professor e do contexto escolar | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 59 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 3 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 35 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Pedagogia | pt_PT |
oaire.citation.volume | 35 | pt_PT |
person.familyName | Paula Pereira de Oliveira Cardoso | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier.ciencia-id | 4019-E6D8-1885 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5062-4098 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A receptividade ... influência de variáveis (2001).pdf
- Size:
- 3.51 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: