Repository logo
 
Publication

A receptividade dos professores à inovação pedagógica: Influência de variáveis do professor e do contexto escolar

dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula
dc.date.accessioned2017-01-27T13:40:51Z
dc.date.available2017-01-27T13:40:51Z
dc.date.issued2001
dc.description.abstractO presente artigo procura dar a conhecer as principais conclusões de um estudo que aborda a receptividade dos professores à inovação pedagógica, entendida como as atitudes, mais ou menos favoráveis, que estes assumem face à inovação nos seus papéis, bem como a influência de determinadas variáveis pessoais e do contexto escolar nessa maior ou menor predisposição para inovar. Com base numa amostra representativa de professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário do concelho de Viseu, e utilizando um modelo de regressão múltipla hierárquica, os nossos resultados sublinham a importância das variáveis pessoais na receptividade à inovação, fazendo sobressair, em primeiro lugar, as características de personalidade que explicam uma porção significativa da variância nas atitudes dos professores face à inovação pedagógica. No entanto, realçam, também, a relevância das variáveis do contexto escolar e da formação continuada, as quais explicam uma porção significativa, embora menor, dessa variância. Em termos de implicações práticas importa destacar, entre outras, a necessidade de: identificar os professores potencialmente mais inovadores e estimular a sua actuação; fomentar programas de desenvolvimento pessoal dos docentes, no sentido de promover uma maior abertura destes à mudança; reforçar determinadas dimensões psicossociais do contexto escolar mais propícias à inovação; orientar a formação continuada dos professores para a promoção da mudança individual e institucional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, A. P. (2001). A receptividade dos professores à inovação pedagógica: Influência de variáveis do professor e do contexto escolar. Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano 35 (3), 35-59.pt_PT
dc.identifier.issn1647-8614
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4129
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationPRODEPpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectReceptividade à mudançapt_PT
dc.subjectVariáveis de personalidadept_PT
dc.subjectContexto escolarpt_PT
dc.subjectFormação continuadapt_PT
dc.titleA receptividade dos professores à inovação pedagógica: Influência de variáveis do professor e do contexto escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage59pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage35pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Pedagogiapt_PT
oaire.citation.volume35pt_PT
person.familyNamePaula Pereira de Oliveira Cardoso
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id4019-E6D8-1885
person.identifier.orcid0000-0001-5062-4098
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A receptividade ... influência de variáveis (2001).pdf
Size:
3.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: