Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio num Agrupamento de Escolas TEIP

dc.contributor.advisorXavier, Paula
dc.contributor.authorSorrilha, Sara Cristina Rama
dc.date.accessioned2023-11-27T11:05:28Z
dc.date.available2023-11-27T11:05:28Z
dc.date.issued2023-05-24
dc.description.abstractO presente Relatório centra-se no trabalho de prevenção do risco psicossocial em crianças e jovens e tem por base o estágio realizado num Agrupamento de Escolas TEIP. Desta forma, para além da apresentação e reflexão sobre o trabalho desenvolvido, o objetivo deste Relatório passa por entender a importância da valorização das competências socioemocionais por intermédio das expressões artísticas. Numa escola TEIP, a partir da rentabilização de diversas manifestações de cariz cultural e artístico, é fulcral desenvolver estas competências de forma a contribuir para o desenvolvimento pleno da criança ou do jovem, em especial os que apresentam algumas fragilidades socioafetivas. As competências socioemocionais validam, nas crianças e jovens, um sentimento de conquista em benefício do seu percurso escolar e pessoal. Sendo assim, é necessário, cada vez mais, enriquecer os programas pedagógicos, dando ênfase a uma escola de afetos, de incentivo, em prol das crianças/jovens. Neste Relatório, a par destas reflexões, é apresentado todo o ciclo de projeto que orientou o referido trabalho de estágio, desde a fase de diagnóstico, à planificação, implementação, tendo como eixos de intervenção a Colaboração em Projetos já existentes no AEM, a Integração de Crianças Refugiadas a Integração de Famílias Refugiadas, e, por fim, a avaliação. Conclui-se pela importância de criar mais suportes educativos na vertente da valorização e promoção das competências socioemocionais, capacitando as crianças e jovens para reconhecer, expressar e regular emoções, construir pontes, priorizar objetivos, cuidar de si e de tudo o que o rodeia, particularmente as que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade. Deve apostar-se numa escola criativa que valoriza as competências socioemocionais, uma vez que, uma escola que prioriza e assegura respostas tanto nível social como pessoal, atua como um impulso positivo na (trans)formação dos alunos e alunas.pt_PT
dc.description.abstractThis report focuses on the work of prevention of psychosocial risk in children and young people and is based on the internship carried out in a TEIP School Grouping. Therefore, in addition to the presentation and reflection on the work developed, the aim of this report is to understand the importance of valuing social and emotional skills through artistic expressions. In a TEIP school, from the profitability of several manifestations of cultural and artistic character, it is crucial to develop these skills in contribute to the full development of the child or young person, especially those who have some socio-affective vulnerabilities. Socio-emotional skills provide, in children and young people, a feeling of achievement that benefits their school and personal path. In this report, along with these reflections, the entire project cycle that guided this internship work is presented, from the diagnosis phase, to planning, implementation, with the axes of intervention being Collaboration in existing projects in the AEM, the Integration of Refugee Children, the Integration of Refugee Families, and finally, evaluation. We conclude that it is important to create more educational support in the aspect of valorisation and promotion of socio-emotional skills, enabling children and young people to recognise, express and regulate emotions, build bridges, prioritise objectives, take care of themselves and everything around them, particularly those in situations of risk and vulnerability. We should invest in a creative school that values social and emotional skills, since a school that prioritises and guarantees responses at both social and personal levels, acts as a positive impulse in the (trans)formation of students.pt_PT
dc.identifier.tid203406095pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8046
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectcrianças e jovens em riscopt_PT
dc.subjectescola TEIPpt_PT
dc.subjectcompetências socioemocionaispt_PT
dc.subjectexpressões artísticaspt_PT
dc.subjectchildren and youth at riskpt_PT
dc.subjectTEIP’s schoolpt_PT
dc.subjectsocio-emotional skillspt_PT
dc.subjectartistic expressionpt_PT
dc.titleRelatório de Estágio num Agrupamento de Escolas TEIPpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameIntervenção Psicossocial com Crianças e Jovens em Riscopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
278-Relatório final-2382-1-4-20230619.pdf
Size:
3.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: