Repository logo
 
Publication

A influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Cristina Azevedo
dc.contributor.advisorGonçalves, Nelson
dc.contributor.authorMarques, Isabel da Conceição Gomes Mendes
dc.date.accessioned2015-11-25T10:40:41Z
dc.date.available2015-11-25T10:40:41Z
dc.date.issued2014-10
dc.description.abstractO presente trabalho consiste num estudo de caso, de cariz qualitativo, que teve como objetivo estudar de que forma a utilização das tecnologias pode facilitar a promoção do pensamento abstrato em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi implementado sob a forma de projeto, designado de “Horta-Bio”, numa turma do 3º ano de escolaridade. Este consistiu no desenvolvimento de atividades de aprendizagem ao nível do ensino da educação ambiental, abrangendo conceitos relativos à área de Estudo do Meio e de Matemática. Recorreu-se à utilização de sensores eletrónicos, para recolher dados e estabelecer relações entre as grandezas ambientais e biológicas. Foram utilizadas, por parte dos alunos, várias ferramentas Web 2.0 para registo e publicação dos resultados obtidos. O quadro teórico mobilizado remete para as teorias de aprendizagem de caráter construtivista e construcionista, entafizando o contributo da tecnologia para a aprendizagem e para o desenvolvimento das competências para o século XXI. A análise dos resultados obtidos permite concluir, sem generalizar, que o uso das tecnologias, inseridas em situações de aprendizagem significativas, favorece o desenvolvimento do pensamento abstrato.pt_PT
dc.description.abstractThe present study is a qualitative method case study, which sought to study how the use of ICT can improve and promote abstract thinking on children in primary schools. It was implemented as a project in a 3rd grade class under the name of "Horta-Bio". This project intended to develop some learning activities at the environmental education level, covering concepts related to the area of Social Environment and Mathematics. Electronic sensors were used to collect data and establish relationships between environmental and biological variables. Several 2.0 Web tools were also used by the students for registration and disclosure of the results. The deployed theoretical framework draws attention to the constructivist and constructionist learning theories, while emphasizing the contribution of technology for learning and develop skills in the twenty-first century. The analysis of the results achieved conclude, without generalizations, that the use of technology, inserted in significant learning situations, promotes the development of thinking.pt_PT
dc.identifier.tid201015072
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2963
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectEducação Básicapt_PT
dc.subjectsensorespt_PT
dc.subjectpensamento abstratopt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectEstudo do Meiopt_PT
dc.subjecteducação ambientalpt_PT
dc.subjectPrimary educationpt_PT
dc.subjectenvironmental educationpt_PT
dc.subjectsensorspt_PT
dc.subjectabstract thinkingpt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectsciencespt_PT
dc.titleA influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Multimédipt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 3 of 3
No Thumbnail Available
Name:
Trabalho final mestrado - IsabelMM.pdf
Size:
2.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
capa-esev-85_2.pdf
Size:
1.78 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
folha-rosto-Isabel Marques.pdf
Size:
2.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: